A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana Cláudia Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29172
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_97b3d1414d270342c4134c8775b3866d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e GeografiaBanda desenhadaHistóriaGeografiaAlunosComicsHistoryGeographyStudents93:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada tem como objetivo analisar a banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia. Os nossos objetivos são os seguintes: - Compreender a BD como estratégia de explicitação do conhecimento histórico e geográficos aprendidos pelos alunos. - Avaliar a BD como fonte de informação para a avaliação dos conhecimentos históricos e geográficos aprendidos. Esta investigação foi implementada em contexto real de aprendizagem na Escola Francisco Sanches no concelho de Braga, em duas turmas, uma de 7º ano em relação à disciplina de História e outra de 9º ano para a disciplina de Geografia. A investigação foi enquadrada nos conteúdos programáticos das correspondentes áreas disciplinares, nos seguintes temas: «O Mundo Romano no Apogeu do Império» (História) e «Ambiente e Desenvolvimento Sustentável» (Geografia). A escolha da BD foi orientada em função de dois critérios. O primeiro obedeceu às temáticas já aludidas que correspondiam às aulas nas quais os professores estagiários iriam lecionar. Em segundo escolhemos a BD pois a construção desta seria desafiador para os alunos. O instrumento para recolha de dados adoptado foi a entrega de um guião de orientação que continham os diversos passos para auxiliar o aluno na construção de uma BD. A análise dos resultados, de natureza descritiva e qualitativa, debruçou-se sobre cada BD de cada aluno. Procurámos assim relacionar os desenhos com a mensagem verbal e interpretar os conhecimentos históricos e geográficos dos alunos. Indagámos, assim, compreender o processo de análise e interpretação das BDs nas disciplinas de História e Geografia, legitimando a sua utilização como fonte e produção de conhecimento e como instrumento de motivação, com objetivo de valorizar as investigações efetuadas neste âmbito.The main purpose of this ‘Supervised pedagogical intervention project’ is the analysis of comics as a graphic-verbal representation of learning processes of History and Geography. Our main questions which answers we intend to reach are: - The understanding of comics as an explanatory strategy to express students’ historic and geographic knowledge; - To evaluate comics as a source of information to evaluate students’ historic and geographic knowledge This study was implemented in Francisco Sanches, school settled in Braga, with two classes, respectively, one-7th grade class of History, and other 9th grade class of Geography. The discipline contents were the followings: The Roman World Empire (History) and “Environment Sustainable Development” (Geography). The choice for to study the comics was sustained by two criteria: the History subjects in which trained teachers should teach, and to challenge students’ to adopt this learning strategy to understand better History and Geography. The collection data tool was a comic that it was supported by a guide that presents steps to help the student to construct it. The analysis was qualitative and descriptive nature that looks for the relation and meanings students showed through verbal message. Finally, we try to understand the role and impact of the comics on History and Geography legitimizing their use as a source and expression of knowledge, and as a motivation to valorize other previous studies on this subject.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoMota, Ana Cláudia Costa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:24.061052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
title A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
spellingShingle A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
Mota, Ana Cláudia Costa
Banda desenhada
História
Geografia
Alunos
Comics
History
Geography
Students
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
title_short A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
title_full A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
title_fullStr A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
title_full_unstemmed A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
title_sort A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
author Mota, Ana Cláudia Costa
author_facet Mota, Ana Cláudia Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ana Cláudia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Banda desenhada
História
Geografia
Alunos
Comics
History
Geography
Students
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
topic Banda desenhada
História
Geografia
Alunos
Comics
History
Geography
Students
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29172
url http://hdl.handle.net/1822/29172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132807426998272