A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29172 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_97b3d1414d270342c4134c8775b3866d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29172 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e GeografiaBanda desenhadaHistóriaGeografiaAlunosComicsHistoryGeographyStudents93:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada tem como objetivo analisar a banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia. Os nossos objetivos são os seguintes: - Compreender a BD como estratégia de explicitação do conhecimento histórico e geográficos aprendidos pelos alunos. - Avaliar a BD como fonte de informação para a avaliação dos conhecimentos históricos e geográficos aprendidos. Esta investigação foi implementada em contexto real de aprendizagem na Escola Francisco Sanches no concelho de Braga, em duas turmas, uma de 7º ano em relação à disciplina de História e outra de 9º ano para a disciplina de Geografia. A investigação foi enquadrada nos conteúdos programáticos das correspondentes áreas disciplinares, nos seguintes temas: «O Mundo Romano no Apogeu do Império» (História) e «Ambiente e Desenvolvimento Sustentável» (Geografia). A escolha da BD foi orientada em função de dois critérios. O primeiro obedeceu às temáticas já aludidas que correspondiam às aulas nas quais os professores estagiários iriam lecionar. Em segundo escolhemos a BD pois a construção desta seria desafiador para os alunos. O instrumento para recolha de dados adoptado foi a entrega de um guião de orientação que continham os diversos passos para auxiliar o aluno na construção de uma BD. A análise dos resultados, de natureza descritiva e qualitativa, debruçou-se sobre cada BD de cada aluno. Procurámos assim relacionar os desenhos com a mensagem verbal e interpretar os conhecimentos históricos e geográficos dos alunos. Indagámos, assim, compreender o processo de análise e interpretação das BDs nas disciplinas de História e Geografia, legitimando a sua utilização como fonte e produção de conhecimento e como instrumento de motivação, com objetivo de valorizar as investigações efetuadas neste âmbito.The main purpose of this ‘Supervised pedagogical intervention project’ is the analysis of comics as a graphic-verbal representation of learning processes of History and Geography. Our main questions which answers we intend to reach are: - The understanding of comics as an explanatory strategy to express students’ historic and geographic knowledge; - To evaluate comics as a source of information to evaluate students’ historic and geographic knowledge This study was implemented in Francisco Sanches, school settled in Braga, with two classes, respectively, one-7th grade class of History, and other 9th grade class of Geography. The discipline contents were the followings: The Roman World Empire (History) and “Environment Sustainable Development” (Geography). The choice for to study the comics was sustained by two criteria: the History subjects in which trained teachers should teach, and to challenge students’ to adopt this learning strategy to understand better History and Geography. The collection data tool was a comic that it was supported by a guide that presents steps to help the student to construct it. The analysis was qualitative and descriptive nature that looks for the relation and meanings students showed through verbal message. Finally, we try to understand the role and impact of the comics on History and Geography legitimizing their use as a source and expression of knowledge, and as a motivation to valorize other previous studies on this subject.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoMota, Ana Cláudia Costa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:24.061052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia |
title |
A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia |
spellingShingle |
A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia Mota, Ana Cláudia Costa Banda desenhada História Geografia Alunos Comics History Geography Students 93:372.893 372.893:93 91:372.891 372.891:91 |
title_short |
A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia |
title_full |
A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia |
title_fullStr |
A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia |
title_full_unstemmed |
A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia |
title_sort |
A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia |
author |
Mota, Ana Cláudia Costa |
author_facet |
Mota, Ana Cláudia Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Ana Cláudia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banda desenhada História Geografia Alunos Comics History Geography Students 93:372.893 372.893:93 91:372.891 372.891:91 |
topic |
Banda desenhada História Geografia Alunos Comics History Geography Students 93:372.893 372.893:93 91:372.891 372.891:91 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29172 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132807426998272 |