A gestão da organização escolar na formação de turmas e os resultados escolares: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24100 |
Resumo: | O presente trabalho resulta da pesquisa sobre a gestão da organização escolar na formação de turmas cujo objetivo foi conhecer os critérios da escola para a constituição das turmas do 7º ano de escolaridade, através da entrevista semiestruturada realizada aos diretores das turmas do 7º ano, ao responsável pela constituição de turmas e ao presidente da associação de pais. Atualmente considera-se que as razões do insucesso escolar residem tanto nos alunos (meio sociocultural), como nas escolas. Neste sentido, pretendemos demonstrar com este trabalho, como é que a escola através do processo de constituição de turmas poderá eventualmente, influenciar a oportunidade do aluno e a qualidade do seu sucesso. De acordo com teorias sustentadas por vários autores, a turma frequentada influencia as oportunidades de sucesso do aluno. Há autores que defendem a formação de turmas homogéneas e há aqueles defensores de turmas heterogéneas. As teorias apresentadas pelos autores demonstram que tanto as turmas homogéneas como heterogéneas, apresentam vantagens e desvantagens. Entretanto, as orientações do Ministério da Educação e Ciência do ano letivo 2015/2016, defendem a formação de turmas em função dos critérios heterogéneos. A análise permitiu-nos concluir que não existe nenhum documento formal da escola que define os critérios para a distribuição das turmas. A escola adapta as orientações do Ministério da Educação e Ciência conforme o seu contexto social, auscultando os professores, diretores de turma e o Conselho Pedagógico. Sendo assim, as turmas do 7º ano são feitas com os alunos que transitam do 6º ano. Muitas vezes os alunos vêm desde o 1º ciclo, porém, de acordo com as indicações dos professores e diretores de turma pode-se fazer alguma alteração em relação a determinados alunos (repetentes, com necessidades educativas especiais, comportamento impróprio, etc.) caso seja necessário. |
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A gestão da organização escolar na formação de turmas e os resultados escolares: um estudo de casoHomogeneidadeHeterogeneidadecritérios de formação de turmasIgualdade de oportunidadesSucesso escolar -- School successHomogeneityHeterogeneityCriteria for forming classesEqual opportunityO presente trabalho resulta da pesquisa sobre a gestão da organização escolar na formação de turmas cujo objetivo foi conhecer os critérios da escola para a constituição das turmas do 7º ano de escolaridade, através da entrevista semiestruturada realizada aos diretores das turmas do 7º ano, ao responsável pela constituição de turmas e ao presidente da associação de pais. Atualmente considera-se que as razões do insucesso escolar residem tanto nos alunos (meio sociocultural), como nas escolas. Neste sentido, pretendemos demonstrar com este trabalho, como é que a escola através do processo de constituição de turmas poderá eventualmente, influenciar a oportunidade do aluno e a qualidade do seu sucesso. De acordo com teorias sustentadas por vários autores, a turma frequentada influencia as oportunidades de sucesso do aluno. Há autores que defendem a formação de turmas homogéneas e há aqueles defensores de turmas heterogéneas. As teorias apresentadas pelos autores demonstram que tanto as turmas homogéneas como heterogéneas, apresentam vantagens e desvantagens. Entretanto, as orientações do Ministério da Educação e Ciência do ano letivo 2015/2016, defendem a formação de turmas em função dos critérios heterogéneos. A análise permitiu-nos concluir que não existe nenhum documento formal da escola que define os critérios para a distribuição das turmas. A escola adapta as orientações do Ministério da Educação e Ciência conforme o seu contexto social, auscultando os professores, diretores de turma e o Conselho Pedagógico. Sendo assim, as turmas do 7º ano são feitas com os alunos que transitam do 6º ano. Muitas vezes os alunos vêm desde o 1º ciclo, porém, de acordo com as indicações dos professores e diretores de turma pode-se fazer alguma alteração em relação a determinados alunos (repetentes, com necessidades educativas especiais, comportamento impróprio, etc.) caso seja necessário.This work results from research on the management of the school organization in the formation of classes whose objective was to know the criteria of the school for the constitution of the classes of the 7th year of schooling, through the semi-structured interview conducted with the directors of the 7th grade classes, to the person responsible for the establishment of classes and the president of the parent’s association. Currently, it is considered that the reasons for school failure lie both in the students (sociocultural environment) and in schools. In this context, we intent to demonstrate how the school, through the process of class-constitution, can eventually influence the student’s opportunity and the quality of their success. According to theories supported by several authors, the class attended influences the student's opportunities for success. There are some authors who advocate the formation of homogeneous classes and other defenders of heterogeneous classes. The theories presented by the authors show that both homogeneous and heterogeneous classes have advantages and disadvantages. However, the guidelines of the Ministry of Education and Science for the 2015/2016 school year, recommends the formation of classes according to heterogeneous criteria. The analysis allowed us to conclude that there is no formal document of the school that defines the criteria for the distribution of classes. The school adapts the guidelines of the Ministry of Education according to its social context, auscultating teachers, class directors and Pedagogical Council. Thus, the 7th grade classes are made with the students who move from the 6th grade. Students often come from the 1st cycle. However, according to the indications of the teachers and class directors, some changes can be made in relation to certain students (repeaters, with special educational needs, inappropriate behaviour, etc.) if necessary.2022-01-14T12:18:17Z2021-11-30T00:00:00Z2021-11-302021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24100TID:202803376porTavares, Aldina Antonieta Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:54.127652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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