A gestão da organização escolar na formação de turmas e os resultados escolares: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Aldina Antonieta Varela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24100
Resumo: O presente trabalho resulta da pesquisa sobre a gestão da organização escolar na formação de turmas cujo objetivo foi conhecer os critérios da escola para a constituição das turmas do 7º ano de escolaridade, através da entrevista semiestruturada realizada aos diretores das turmas do 7º ano, ao responsável pela constituição de turmas e ao presidente da associação de pais. Atualmente considera-se que as razões do insucesso escolar residem tanto nos alunos (meio sociocultural), como nas escolas. Neste sentido, pretendemos demonstrar com este trabalho, como é que a escola através do processo de constituição de turmas poderá eventualmente, influenciar a oportunidade do aluno e a qualidade do seu sucesso. De acordo com teorias sustentadas por vários autores, a turma frequentada influencia as oportunidades de sucesso do aluno. Há autores que defendem a formação de turmas homogéneas e há aqueles defensores de turmas heterogéneas. As teorias apresentadas pelos autores demonstram que tanto as turmas homogéneas como heterogéneas, apresentam vantagens e desvantagens. Entretanto, as orientações do Ministério da Educação e Ciência do ano letivo 2015/2016, defendem a formação de turmas em função dos critérios heterogéneos. A análise permitiu-nos concluir que não existe nenhum documento formal da escola que define os critérios para a distribuição das turmas. A escola adapta as orientações do Ministério da Educação e Ciência conforme o seu contexto social, auscultando os professores, diretores de turma e o Conselho Pedagógico. Sendo assim, as turmas do 7º ano são feitas com os alunos que transitam do 6º ano. Muitas vezes os alunos vêm desde o 1º ciclo, porém, de acordo com as indicações dos professores e diretores de turma pode-se fazer alguma alteração em relação a determinados alunos (repetentes, com necessidades educativas especiais, comportamento impróprio, etc.) caso seja necessário.
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