Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459 |
Resumo: | The text presents a discussion on the representation of violence in contemporary Brazilian cinema. Focusing specially the films Carandiru, directed by Hector Babenco (2003), and Tropa de Elite (The Elite Squad), directed by José Padilha (2007), the essay evaluates in those works the utilization of the tragic device (with emphasis in the concepts of fear, pity and catharsis). It also analyzes the meaning of works based on a politically correct discourse (like Carandiru) and compares it with Padilha’s proposal to construct a film guided by a protagonist who is member of a elit police troop. Recalling narrative models of the western, the article reflects other genres that deals in the cinema with anomie in the society. |
id |
RCAP_97c2ec53dfa94e45460528171b5ba174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hojeThe text presents a discussion on the representation of violence in contemporary Brazilian cinema. Focusing specially the films Carandiru, directed by Hector Babenco (2003), and Tropa de Elite (The Elite Squad), directed by José Padilha (2007), the essay evaluates in those works the utilization of the tragic device (with emphasis in the concepts of fear, pity and catharsis). It also analyzes the meaning of works based on a politically correct discourse (like Carandiru) and compares it with Padilha’s proposal to construct a film guided by a protagonist who is member of a elit police troop. Recalling narrative models of the western, the article reflects other genres that deals in the cinema with anomie in the society.O texto apresenta uma discussão sobre a apresentação da violência no cinema feito no Brasil nos últimos anos. Enfocando sobretudo Carandiru, de Hector Babenco (2003), e Tropa de Elite, de José Padilha (2007), o ensaio desenvolve uma discussão sobre a utilização do dispositivo trágico (sobretudo dos conceitos de medo, piedade e catarse) nestas obras. Ele discute também o significado de obras calcadas em um discurso politicamente correto (o caso do Carandiru) e as confronta com a proposta de Padilha de narrar seu filme a partir do capitão Nascimento, um membro de um batalhão das forças de elite da polícia. Tratando do modelo do western, o artigo pensa em outros gêneros nos quais a anomia da sociedade é abordada cinematograficamente, criando figuras fortes e violentas como meio de enfrentar este estado de suspensão da lei.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459Comunicação & Cultura; No 5 (2008): Mediatização da dor; 95-108Comunicação & Cultura; n. 5 (2008): Mediatização da dor; 95-1081646-487710.34632/comunicacaoecultura.2008.n5reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/459https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459https://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/459/407Direitos de Autor (c) 2008 Márcio Seligmann-Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeligmann-Silva, Márcio2022-09-22T10:29:58Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:50.386156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje |
title |
Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje |
spellingShingle |
Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje Seligmann-Silva, Márcio |
title_short |
Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje |
title_full |
Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje |
title_fullStr |
Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje |
title_full_unstemmed |
Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje |
title_sort |
Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje |
author |
Seligmann-Silva, Márcio |
author_facet |
Seligmann-Silva, Márcio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seligmann-Silva, Márcio |
description |
The text presents a discussion on the representation of violence in contemporary Brazilian cinema. Focusing specially the films Carandiru, directed by Hector Babenco (2003), and Tropa de Elite (The Elite Squad), directed by José Padilha (2007), the essay evaluates in those works the utilization of the tragic device (with emphasis in the concepts of fear, pity and catharsis). It also analyzes the meaning of works based on a politically correct discourse (like Carandiru) and compares it with Padilha’s proposal to construct a film guided by a protagonist who is member of a elit police troop. Recalling narrative models of the western, the article reflects other genres that deals in the cinema with anomie in the society. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459 |
url |
https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/459 https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459 https://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/459/407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Márcio Seligmann-Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Márcio Seligmann-Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Cultura; No 5 (2008): Mediatização da dor; 95-108 Comunicação & Cultura; n. 5 (2008): Mediatização da dor; 95-108 1646-4877 10.34632/comunicacaoecultura.2008.n5 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130445488586752 |