Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seligmann-Silva, Márcio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459
Resumo: The text presents a discussion on the representation of violence in contemporary Brazilian cinema. Focusing specially the films Carandiru, directed by Hector Babenco (2003), and Tropa de Elite (The Elite Squad), directed by José Padilha (2007), the essay evaluates in those works the utilization of the tragic device (with emphasis in the concepts of fear, pity and catharsis). It also analyzes the meaning of works based on a politically correct discourse (like Carandiru) and compares it with Padilha’s proposal to construct a film guided by a protagonist who is member of a elit police troop. Recalling narrative models of the western, the article reflects other genres that deals in the cinema with anomie in the society.
id RCAP_97c2ec53dfa94e45460528171b5ba174
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hojeThe text presents a discussion on the representation of violence in contemporary Brazilian cinema. Focusing specially the films Carandiru, directed by Hector Babenco (2003), and Tropa de Elite (The Elite Squad), directed by José Padilha (2007), the essay evaluates in those works the utilization of the tragic device (with emphasis in the concepts of fear, pity and catharsis). It also analyzes the meaning of works based on a politically correct discourse (like Carandiru) and compares it with Padilha’s proposal to construct a film guided by a protagonist who is member of a elit police troop. Recalling narrative models of the western, the article reflects other genres that deals in the cinema with anomie in the society.O texto apresenta uma discussão sobre a apresentação da violência no cinema feito no Brasil nos últimos anos. Enfocando sobretudo Carandiru, de Hector Babenco (2003), e Tropa de Elite, de José Padilha (2007), o ensaio desenvolve uma discussão sobre a utilização do dispositivo trágico (sobretudo dos conceitos de medo, piedade e catarse) nestas obras. Ele discute também o significado de obras calcadas em um discurso politicamente correto (o caso do Carandiru) e as confronta com a proposta de Padilha de narrar seu filme a partir do capitão Nascimento, um membro de um batalhão das forças de elite da polícia. Tratando do modelo do western, o artigo pensa em outros gêneros nos quais a anomia da sociedade é abordada cinematograficamente, criando figuras fortes e violentas como meio de enfrentar este estado de suspensão da lei.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459Comunicação & Cultura; No 5 (2008): Mediatização da dor; 95-108Comunicação & Cultura; n. 5 (2008): Mediatização da dor; 95-1081646-487710.34632/comunicacaoecultura.2008.n5reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/459https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459https://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/459/407Direitos de Autor (c) 2008 Márcio Seligmann-Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeligmann-Silva, Márcio2022-09-22T10:29:58Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:50.386156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje
title Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje
spellingShingle Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje
Seligmann-Silva, Márcio
title_short Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje
title_full Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje
title_fullStr Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje
title_full_unstemmed Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje
title_sort Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje
author Seligmann-Silva, Márcio
author_facet Seligmann-Silva, Márcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seligmann-Silva, Márcio
description The text presents a discussion on the representation of violence in contemporary Brazilian cinema. Focusing specially the films Carandiru, directed by Hector Babenco (2003), and Tropa de Elite (The Elite Squad), directed by José Padilha (2007), the essay evaluates in those works the utilization of the tragic device (with emphasis in the concepts of fear, pity and catharsis). It also analyzes the meaning of works based on a politically correct discourse (like Carandiru) and compares it with Padilha’s proposal to construct a film guided by a protagonist who is member of a elit police troop. Recalling narrative models of the western, the article reflects other genres that deals in the cinema with anomie in the society.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459
url https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/459
https://doi.org/10.34632/comunicacaoecultura.2008.459
https://revistas.ucp.pt/index.php/comunicacaoecultura/article/view/459/407
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 Márcio Seligmann-Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 Márcio Seligmann-Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Cultura; No 5 (2008): Mediatização da dor; 95-108
Comunicação & Cultura; n. 5 (2008): Mediatização da dor; 95-108
1646-4877
10.34632/comunicacaoecultura.2008.n5
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130445488586752