Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Leonor Diogo Vitorino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5525
Resumo: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
id RCAP_97cc9f725592dc193fd00e40cf93289b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficçãoCinemaDocumentáriosFicçãoFronteira (documentário/ficção)DocuficçãoRouch, Jean (1917-2004)Costa, Pedro (1959-)CinemaDocumentariesFictionBoundaryDoc-fictionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.A maneira como se faz cinema assistiu a grandes mudanças ao longo das gerações, especialmente no que diz respeito a temas, conteúdos e formas. O cinema documental não foi excepção, tendo sido palco de uma constante inovação e experimentação por parte dos cineastas e, como tal, assunto digno de debate. Exemplo disso é o facto de se assistir cada vez mais no cinema contemporâneo, com particular evidência na cinematografia portuguesa, a um esbatimento na definição dos géneros documentário e ficção. Os limites que delineiam as fronteiras dos géneros deixam de fazer sentido e são, por vezes, muito difíceis de constituir. Os filmes surgem com características e valores de ambas as tradições, tornando-se, por isso, objectos mais complexos e, por sua vez, mais interessantes cujas categorizações estanque são meramente redutoras. Resgatando os métodos de trabalho de cineastas como Jean Rouch e Pedro Costa, que se pautam por relações prolongadas com pessoas e lugares, e atravessando a história do documentário e a tendência do realismo, tão presente em realizadores nacionais, este trabalho tem como objectivo final construir um objecto fílmico que retrate um homem, uma personagem, combinando as duas vertentes, documentário e ficção, de forma a figurar e a potenciar a realidade inerente a essa vida.ABSTRACT: The way films are made witnessed major changes over the generations, especially concerning its subjects, contents and forms. The documentary film was no exception, being site for constant innovation and experimentation by filmmakers and, of course, worthy subject of debate. With a special emphasis in the Portuguese Cinema, we can often see a sort of blurring in the definition of documentary and fiction genres in contemporary cinema. So to say, the boundaries between genres no longer make sense and sometimes are very difficult to establish. Films come up with characteristics and values of both traditions, therefore becoming more complex objects and, in turn, most interesting whose categorizations are merely reductive. Rescuing working methods from filmmakers such as Jean Rouch and Pedro Costa, who are guided by long relationships with people and places, and walking through the history of documentary and the trend of realism so present in Portuguese directors, this work aims to build one filmic object that portrays a man, a character, combining both aspects, documentary and fiction, in order to enhance the figure and the reality inherent of its life.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRodrigues, José Manuel CavaleiroRCIPLTeles, Leonor Diogo Vitorino2016-01-08T10:48:43Z2015-12-112015-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5525TID:201002612porTELES, Leonor Diogo Vitorino - Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Trabalho de projeto.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T02:16:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:46.394383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção
title Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção
spellingShingle Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção
Teles, Leonor Diogo Vitorino
Cinema
Documentários
Ficção
Fronteira (documentário/ficção)
Docuficção
Rouch, Jean (1917-2004)
Costa, Pedro (1959-)
Cinema
Documentaries
Fiction
Boundary
Doc-fiction
title_short Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção
title_full Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção
title_fullStr Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção
title_full_unstemmed Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção
title_sort Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção
author Teles, Leonor Diogo Vitorino
author_facet Teles, Leonor Diogo Vitorino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, José Manuel Cavaleiro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Leonor Diogo Vitorino
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Documentários
Ficção
Fronteira (documentário/ficção)
Docuficção
Rouch, Jean (1917-2004)
Costa, Pedro (1959-)
Cinema
Documentaries
Fiction
Boundary
Doc-fiction
topic Cinema
Documentários
Ficção
Fronteira (documentário/ficção)
Docuficção
Rouch, Jean (1917-2004)
Costa, Pedro (1959-)
Cinema
Documentaries
Fiction
Boundary
Doc-fiction
description Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
2015-12-11T00:00:00Z
2016-01-08T10:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5525
TID:201002612
url http://hdl.handle.net/10400.21/5525
identifier_str_mv TID:201002612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TELES, Leonor Diogo Vitorino - Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficção. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Trabalho de projeto.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133406309646336