Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/81535 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_97d54c49d78522661ba794adaef03050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/81535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Lutyens' canon: a method towards an alternative modernityLutyens' canon: a method towards an alternative modernityLutyenscânonecontinuidademetodologiamodernidadeLutyenscanoncontinuitymethodologymodernityDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEm 1888, “The Arts & Crafts Exhibition Society” é fundada com o objectivo de criar um novo estilo arquitectónico, tendo por base os ideais de William Morris, seu fundador. O novo estilo propunha enaltecer o trabalho artesanal, a simplicidade e a veracidade dos materiais. Entre muitos seguidores deste novo movimento, surge Edwin Landseer Lutyens (1869-1944), que adopta esta ideologia durante os primeiros anos da sua carreira.Lutyens revelou ser um arquitecto capaz de criar espaços eloquentes e organizados através de ligações complexas entre formas e diferentes estilos. Foi também capaz de criar relações entre diferentes áreas, escalas, programas e culturas. O seu trabalho encontra-se repleto de referências a outros grandes arquitectos que Lutyens interpretou, transformou e adoptou nos seus projectos. Lutyens passa por um processo evolutivo, desde uma abordagem vernacular tradicionalista, mais empírica e livre, para um estilo Clássico, mais controlado e regrado. No entanto, Lutyens não esquece as suas origens no Movimento de Arts & Crafts, nem a sua divergência com o Movimento Moderno.O principal objectivo da presente dissertação é, através da análise de um conjunto de projectos de Edwin Lutyens durante o início da sua carreira, com especial interesse nos projectos das English country houses projectados na viragem do séc. XIX para o séc. XX, perceber se é possível estabelecer uma linha de pensamento arquitectónico coerente, isto é, um cânone autoral – “Lutyens’ canon”. Consequentemente, para uma melhor compreensão do cânone autoral de Lutyens e perceber se este contemplava uma linha de pensamento moderna, proponho uma análise comparativa com os seus contemporâneos, tendo por base a forma e a composição dos seus projectos.In 1888, “The Arts & Crafts Exhibition Society” is founded aiming to create a new style of design, based on the ideals of William Morris. The basic principles of the new style were craftsmanship, simplicity and the true nature of the materials. One of the personages related to the movement, in its early years, was Edwin Landseer Lutyens (1869-1944). Lutyens career development shows an architect who creates elaborated and organized spaces, with complex relations between forms and different styles, capable of interacting with various domains, different scales, programmes, and cultures. Through his life, his work is filled with references to other major architects that he interprets, gently transforms, and adapts to his own designs. From a vernacular traditionalist approach, more empirical, and free in form, to a classicist style, more controlled and ordered, Lutyens never forgot his origins on Arts & Crafts, as well as his divergence from the Modern Movement.The main goal of my thesis is to analyse Edwin Lutyens’ work, at the beginning of his career, focusing on his English country houses projects, taking place at the turn of the nineteenth to the twentieth century. My aim is through a selection of projects to capture what could have been his consistent line of thought; that is, a “Lutyens’ canon”. Following that, I will provide an analysis concerning form and composition to understand how Lutyens’ authorial canon might include a modern line of thought when compared with his contemporaries.2017-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81535http://hdl.handle.net/10316/81535TID:202057500engPereira, Duarte Manuel Viana França Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-12-17T11:01:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:35.600383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity |
title |
Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity |
spellingShingle |
Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity Pereira, Duarte Manuel Viana França Barbosa Lutyens cânone continuidade metodologia modernidade Lutyens canon continuity methodology modernity |
title_short |
Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity |
title_full |
Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity |
title_fullStr |
Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity |
title_full_unstemmed |
Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity |
title_sort |
Lutyens' canon: a method towards an alternative modernity |
author |
Pereira, Duarte Manuel Viana França Barbosa |
author_facet |
Pereira, Duarte Manuel Viana França Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Duarte Manuel Viana França Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lutyens cânone continuidade metodologia modernidade Lutyens canon continuity methodology modernity |
topic |
Lutyens cânone continuidade metodologia modernidade Lutyens canon continuity methodology modernity |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/81535 http://hdl.handle.net/10316/81535 TID:202057500 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/81535 |
identifier_str_mv |
TID:202057500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133929587867648 |