O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Antonina
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24073
Resumo: Como o notou A. Emmanuel é, sem dúvida, notável a carreira da lei dos custos comparativos e do ideal livre-cambista lhe está associado. Partindo do debate tradicional livre-câmbio/proteccionismo começaremos por colocar em evidência os elementos clássicos do debate, analisando a evolução que a teoria da protecção teve com os desenvolvimentos da economia política do proteccionismo e das teorias comerciais estratégicas. De seguida poremos em destaque a oposição entre as predições da teoria e a prática dos Estados Nação ao nível das relações económicas internacionais. Finalmente procuraremos revisitar o debate tradicional livre-câmbio/ proteccionismo no quadro do pós Uruguay Round e da constituição da OMC ( neo-proteccionismo e obstáculos não tarifários, regionalismos e fragmentação potencial do espaço comercial internacional).
id RCAP_97d664c8d83708bfdea823363691fd28
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay RoundProteccionismoLivre-câmbioEconomia políticaGATTGlobalização da economiaUruguay RoundProtectionismFree TradePolitical EconomyGATTGlobalisationUruguay RoundComo o notou A. Emmanuel é, sem dúvida, notável a carreira da lei dos custos comparativos e do ideal livre-cambista lhe está associado. Partindo do debate tradicional livre-câmbio/proteccionismo começaremos por colocar em evidência os elementos clássicos do debate, analisando a evolução que a teoria da protecção teve com os desenvolvimentos da economia política do proteccionismo e das teorias comerciais estratégicas. De seguida poremos em destaque a oposição entre as predições da teoria e a prática dos Estados Nação ao nível das relações económicas internacionais. Finalmente procuraremos revisitar o debate tradicional livre-câmbio/ proteccionismo no quadro do pós Uruguay Round e da constituição da OMC ( neo-proteccionismo e obstáculos não tarifários, regionalismos e fragmentação potencial do espaço comercial internacional).As A. Emmanuel said the “career” of the law of comparative costs and of the associated free trade ideal is quite remarkable. Beginning with the traditional debate free trade versus protectionism, we start with the classical foundations of these debate. Then we analyze the evolution of the economic thought with relation to the political economy of protection and the strategic commercial theories. Secondly, we stress the opposition between the theory and the practice of the Nation States at the level of the international economic relations. Lastly, we revisit the former debate in the context of the post Uruguay Round and of the beginning of the WTO implementation (new-protectionism and non-tariff barriers, regionalism and commercial fragmentation of the international commercial space.)ISEG - CEDINRepositório da Universidade de LisboaLima, Maria Antonina2022-04-12T15:13:13Z19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24073porLima, Maria Antonina .1995. “O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round” .Instituto Superior de Economia. CEDIN. Documento de Trabalho nº 10/95.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:11.855281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round
title O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round
spellingShingle O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round
Lima, Maria Antonina
Proteccionismo
Livre-câmbio
Economia política
GATT
Globalização da economia
Uruguay Round
Protectionism
Free Trade
Political Economy
GATT
Globalisation
Uruguay Round
title_short O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round
title_full O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round
title_fullStr O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round
title_full_unstemmed O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round
title_sort O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round
author Lima, Maria Antonina
author_facet Lima, Maria Antonina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Antonina
dc.subject.por.fl_str_mv Proteccionismo
Livre-câmbio
Economia política
GATT
Globalização da economia
Uruguay Round
Protectionism
Free Trade
Political Economy
GATT
Globalisation
Uruguay Round
topic Proteccionismo
Livre-câmbio
Economia política
GATT
Globalização da economia
Uruguay Round
Protectionism
Free Trade
Political Economy
GATT
Globalisation
Uruguay Round
description Como o notou A. Emmanuel é, sem dúvida, notável a carreira da lei dos custos comparativos e do ideal livre-cambista lhe está associado. Partindo do debate tradicional livre-câmbio/proteccionismo começaremos por colocar em evidência os elementos clássicos do debate, analisando a evolução que a teoria da protecção teve com os desenvolvimentos da economia política do proteccionismo e das teorias comerciais estratégicas. De seguida poremos em destaque a oposição entre as predições da teoria e a prática dos Estados Nação ao nível das relações económicas internacionais. Finalmente procuraremos revisitar o debate tradicional livre-câmbio/ proteccionismo no quadro do pós Uruguay Round e da constituição da OMC ( neo-proteccionismo e obstáculos não tarifários, regionalismos e fragmentação potencial do espaço comercial internacional).
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-01-01T00:00:00Z
2022-04-12T15:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24073
url http://hdl.handle.net/10400.5/24073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, Maria Antonina .1995. “O debate livre-cambismo : proteccionismo revisitado no pós Uruguay Round” .Instituto Superior de Economia. CEDIN. Documento de Trabalho nº 10/95.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEDIN
publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEDIN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553234044125184