Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16128 |
Resumo: | O texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação). |
id |
RCAP_97d8889f1b8dea31f1ef7284e47fee15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16128 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artísticaEducação artísticaArtes plásticasPinturaProcesso criativoArt educationPlastic artsPaintingCreative processO texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação).The text presents a work proposal developed with students of Basic Education and Visual Arts degrees in the context of Lisbon Superior School of Education. The work proposal consisted in the development of an abstract painting project. This allowed an approach to abstraction, creative processes and arts practice-based research as well as to evaluate their importance in the formation of different professional profiles (in visual arts and education).Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Centro de Investigação e de Estudos em Belas-ArtesRCIPLPereira, Teresa MatosMatos, Joana Gaudêncio2023-05-24T10:30:48Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16128porPereira, T. M., & Matos, J. I. G. (2019). Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: Transdisciplinaridade em contexto de educação artística. Revista Matéria-Prima, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário, 7(2), 96-109.2182-9829info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:43.333809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística |
title |
Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística |
spellingShingle |
Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística Pereira, Teresa Matos Educação artística Artes plásticas Pintura Processo criativo Art education Plastic arts Painting Creative process |
title_short |
Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística |
title_full |
Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística |
title_fullStr |
Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística |
title_full_unstemmed |
Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística |
title_sort |
Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística |
author |
Pereira, Teresa Matos |
author_facet |
Pereira, Teresa Matos Matos, Joana Gaudêncio |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Joana Gaudêncio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Teresa Matos Matos, Joana Gaudêncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Artes plásticas Pintura Processo criativo Art education Plastic arts Painting Creative process |
topic |
Educação artística Artes plásticas Pintura Processo criativo Art education Plastic arts Painting Creative process |
description |
O texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2023-05-24T10:30:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16128 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, T. M., & Matos, J. I. G. (2019). Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: Transdisciplinaridade em contexto de educação artística. Revista Matéria-Prima, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário, 7(2), 96-109. 2182-9829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133509540904960 |