Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Teresa Matos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matos, Joana Gaudêncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16128
Resumo: O texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação).
id RCAP_97d8889f1b8dea31f1ef7284e47fee15
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16128
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artísticaEducação artísticaArtes plásticasPinturaProcesso criativoArt educationPlastic artsPaintingCreative processO texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação).The text presents a work proposal developed with students of Basic Education and Visual Arts degrees in the context of Lisbon Superior School of Education. The work proposal consisted in the development of an abstract painting project. This allowed an approach to abstraction, creative processes and arts practice-based research as well as to evaluate their importance in the formation of different professional profiles (in visual arts and education).Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Centro de Investigação e de Estudos em Belas-ArtesRCIPLPereira, Teresa MatosMatos, Joana Gaudêncio2023-05-24T10:30:48Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16128porPereira, T. M., & Matos, J. I. G. (2019). Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: Transdisciplinaridade em contexto de educação artística. Revista Matéria-Prima, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário, 7(2), 96-109.2182-9829info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:43.333809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística
title Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística
spellingShingle Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística
Pereira, Teresa Matos
Educação artística
Artes plásticas
Pintura
Processo criativo
Art education
Plastic arts
Painting
Creative process
title_short Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística
title_full Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística
title_fullStr Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística
title_full_unstemmed Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística
title_sort Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artística
author Pereira, Teresa Matos
author_facet Pereira, Teresa Matos
Matos, Joana Gaudêncio
author_role author
author2 Matos, Joana Gaudêncio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Teresa Matos
Matos, Joana Gaudêncio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Artes plásticas
Pintura
Processo criativo
Art education
Plastic arts
Painting
Creative process
topic Educação artística
Artes plásticas
Pintura
Processo criativo
Art education
Plastic arts
Painting
Creative process
description O texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2023-05-24T10:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16128
url http://hdl.handle.net/10400.21/16128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, T. M., & Matos, J. I. G. (2019). Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: Transdisciplinaridade em contexto de educação artística. Revista Matéria-Prima, Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário, 7(2), 96-109.
2182-9829
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133509540904960