Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24060 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_97dce60e30a95955c5846ac929ef4462 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/24060 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013Ensino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaInclusãoDeficiênciaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico é a fase inicial da prática profissional, promovendo um aprofundamento dos conhecimentos científicos na área da Educação Física. O objetivo deste documento é partilhar e divulgar as estratégias e opções tomadas no âmbito da prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 8.º ano de escolaridade. Este documento surge organizado em três capítulos, expondo a contextualização da prática, refletindo sobre as práticas desenvolvidas e o aprofundamento de um tema problema. A contextualização refere-se aos dados necessários para o suporte de uma reflexão sobre a prática, incluindo expetativas inicias do estagiário, o seu processo formativo e os elementos relativos às condições locais e da relação educativa, onde será realizada a caraterização da escola, do grupo de Educação Física e da turma. Na análise reflexiva é efetuada uma reflexão sobre a prática desenvolvida sustentada com os aspetos críticos da intervenção do estagiário, verificando o seu percurso ao longo do estágio pedagógico, orientada para o desenvolvimento profissional. Esta é apresentada por meio de referências às dificuldades superadas e estratégias de superação. São também apresentados os dilemas com que o estagiário se defrontou e que aprendizagens realizou, orientando-as para o próprio futuro desenvolvimento profissional. O objetivo do tema problema é averiguar as atitudes dos alunos do 2.º e 3.º de escolaridade face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Foram inseridos alunos com deficiência em grupos de alunos sem deficiência, nas férias desportivas “PáscoAbrir2013”. A amostra é constituída por alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º de uma escola, cinquenta e dois alunos (N=52), dos quais vinte e quatro (N=24) são do género feminino e vinte e oito (N=28) do género masculino. Utilizou-se o “Children’s Attitudes Towards Integrated Physical Education – revised (CAIPE-R), Block, 1995, traduzido por Campos & Ferreira (2008) ”, na pré-intervenção e na pós-intervenção. Os alunos têm atitudes mais favoráveis na pós-intervenção, o que nos leva a concluir que as férias desportivas foram bastante benéficas, melhorando a perceção dos alunos em relação a pessoas com deficiência, para que tenham atitudes mais favoráveis na sua inclusão nas aulas de Educação Física.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24060http://hdl.handle.net/10316/24060porCosta, João Paulo Reis dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:09.860505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013 |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013 Costa, João Paulo Reis da Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica Inclusão Deficiência |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013 |
author |
Costa, João Paulo Reis da |
author_facet |
Costa, João Paulo Reis da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, João Paulo Reis da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica Inclusão Deficiência |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica Inclusão Deficiência |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/24060 http://hdl.handle.net/10316/24060 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/24060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133662778753024 |