Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetaninho, Susana Daniela Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1700
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do curso de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. “Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica” é o título deste relatório. O principal objetivo é perceber a importância que uma turma, os seus encarregados de educação e os professores, da mesma escola, atribuem ao manual escolar e qual o processo de trabalho pedagógico que desenvolvem em torno dele. Numa primeira fase recorremos a inquéritos por questionários, para perceber a importância atribuída a este recurso educativo, assim como analisamos o manual adotado. Na segunda fase realizamos atividades pedagógicas, que nos levaram a construir um pequeno manual/livro, relativo ao Património histórico local, com ênfase na cidade de Viana do Castelo, para que os alunos pudessem ter um suporte, de fácil consulta, relativo a esta temática de Estudo do Meio. A nível metodológico, este estudo, baseou-se numa abordagem qualitativa com contornos de investigação-ação. Através da análise de dados recolhidos verificou-se o gosto dos alunos pela área de Estudo do Meio. Também constatamos que o manual escolar assume muita importância para os alunos, professores e encarregados de educação. Nas atividades de conhecimento do meio local os alunos revelaram consciência, empatia e cidadania patrimonial. Este relatório apresenta uma estrutura por capítulos, de modo a facilitar o entendimento dos diferentes procedimentos realizados durante a investigação. Desde a contextualização da PES II, passando posteriormente à apresentação do trabalho de investigação e finalizando com uma reflexão relativa à PES I e II.
id RCAP_97f1832797d4675dfc0391bbba3528b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógicaManual escolarEducação patrimonialViana do CasteloSchool manualHeritage educationViana do CasteloO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do curso de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. “Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica” é o título deste relatório. O principal objetivo é perceber a importância que uma turma, os seus encarregados de educação e os professores, da mesma escola, atribuem ao manual escolar e qual o processo de trabalho pedagógico que desenvolvem em torno dele. Numa primeira fase recorremos a inquéritos por questionários, para perceber a importância atribuída a este recurso educativo, assim como analisamos o manual adotado. Na segunda fase realizamos atividades pedagógicas, que nos levaram a construir um pequeno manual/livro, relativo ao Património histórico local, com ênfase na cidade de Viana do Castelo, para que os alunos pudessem ter um suporte, de fácil consulta, relativo a esta temática de Estudo do Meio. A nível metodológico, este estudo, baseou-se numa abordagem qualitativa com contornos de investigação-ação. Através da análise de dados recolhidos verificou-se o gosto dos alunos pela área de Estudo do Meio. Também constatamos que o manual escolar assume muita importância para os alunos, professores e encarregados de educação. Nas atividades de conhecimento do meio local os alunos revelaram consciência, empatia e cidadania patrimonial. Este relatório apresenta uma estrutura por capítulos, de modo a facilitar o entendimento dos diferentes procedimentos realizados durante a investigação. Desde a contextualização da PES II, passando posteriormente à apresentação do trabalho de investigação e finalizando com uma reflexão relativa à PES I e II.This report was developed in the context of curricular unit Supervised Teaching Practice II, of the masters course in Preschool Education and Teaching of the 1ST Cycle of Basic Education. "The school manual to knowledge of the local environment: pedagogical experience" is the title of this report. The main objective is to understand the importance of class, their parents and teachers, at the same school they attach to school manual and this process of pedagogical work that develop around it. In a first phase we use the surveys, in order to realize the importance attributed to this educational resource and analyzed the manual adopted. In the second phase we conducted educational activities, which led us to build a small manual or book on the historic heritage site, with emphasis on city of Viana do Castelo, so that the students could have a support, easy to consult on this topic of the environment study. At a methodological level, this study was based on a qualitative approach with contours of action research. Through the analysis of data collected there was the taste of the students in the area of Environment Study. Also we note that the school manual assumes great importance for students, teachers and parents. In the knowledge of the local environment activities the students showed awareness, empathy and citizenship patrimonial. This report presents a framework for chapters, in order to facilitate the understanding of the different procedures performed during the investigation. Since the context of PES II, going after the presentation of research work and ending with a reflection on the PES I and II.2016-12-29T17:30:46Z2014-12-15T00:00:00Z2014-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1700TID:201509300porCaetaninho, Susana Daniela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:12Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:20.074337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica
title Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica
spellingShingle Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica
Caetaninho, Susana Daniela Ferreira
Manual escolar
Educação patrimonial
Viana do Castelo
School manual
Heritage education
Viana do Castelo
title_short Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica
title_full Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica
title_fullStr Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica
title_full_unstemmed Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica
title_sort Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica
author Caetaninho, Susana Daniela Ferreira
author_facet Caetaninho, Susana Daniela Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetaninho, Susana Daniela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Manual escolar
Educação patrimonial
Viana do Castelo
School manual
Heritage education
Viana do Castelo
topic Manual escolar
Educação patrimonial
Viana do Castelo
School manual
Heritage education
Viana do Castelo
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do curso de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. “Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica” é o título deste relatório. O principal objetivo é perceber a importância que uma turma, os seus encarregados de educação e os professores, da mesma escola, atribuem ao manual escolar e qual o processo de trabalho pedagógico que desenvolvem em torno dele. Numa primeira fase recorremos a inquéritos por questionários, para perceber a importância atribuída a este recurso educativo, assim como analisamos o manual adotado. Na segunda fase realizamos atividades pedagógicas, que nos levaram a construir um pequeno manual/livro, relativo ao Património histórico local, com ênfase na cidade de Viana do Castelo, para que os alunos pudessem ter um suporte, de fácil consulta, relativo a esta temática de Estudo do Meio. A nível metodológico, este estudo, baseou-se numa abordagem qualitativa com contornos de investigação-ação. Através da análise de dados recolhidos verificou-se o gosto dos alunos pela área de Estudo do Meio. Também constatamos que o manual escolar assume muita importância para os alunos, professores e encarregados de educação. Nas atividades de conhecimento do meio local os alunos revelaram consciência, empatia e cidadania patrimonial. Este relatório apresenta uma estrutura por capítulos, de modo a facilitar o entendimento dos diferentes procedimentos realizados durante a investigação. Desde a contextualização da PES II, passando posteriormente à apresentação do trabalho de investigação e finalizando com uma reflexão relativa à PES I e II.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15T00:00:00Z
2014-12-15
2016-12-29T17:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1700
TID:201509300
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1700
identifier_str_mv TID:201509300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131519527157760