Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, Pedro Filipe Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93390
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_9811c79650ffde7cb4bd61974b804d98
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)Military conflicts in the teaching of portuguese History course in the seventh grade - the battle of S. Mamede (1128), the Siege of Lisbon (1147) and the battle of Aljubarrota (1385)História MilitarBatalha de S. MamedeCerco de LisboaBatalha de Aljubarrotaconteúdos históricos didatizadosMilitary historyBattle of S. MamedeSiege of LisbonBattle of Aljubarrotacontents for history teachingRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO relatório que aqui é apresentado surge com o propósito de apresentar asatividades desenvolvidas ao longo do ano de estágio que decorreu no ano letivo de2018-2019. O tema principal deste relatório tem por base o impacto da História militarno ensino da História e selecionámos para análise a Batalha de S. Mamede (1128), oCerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385).Numa primeira fase fazemos uma pequena recapitulação da prática pedagógicasupervisionada, realçando as características da escola, das turmas que encontrámos eainda das principais atividades, curriculares e extracurriculares, que realizámos ao longodo ano letivo. De seguida, procuramos analisar os momentos bélicos já referidoscomeçando pela recolha dos conteúdos selecionados tanto nos manuais do Estado Novocomo nos atuais. Apesar de, naturalmente, existirem muitas diferenças entre asmetodologias e os tópicos apresentados, apontamos ainda a perpetuação dedeterminados mitos que urge pôr termo.Outro dos propósitos deste relatório é o de elaborar um resumo da principalbibliografia existente sobre os eventos militares aqui analisados, procurando destacar ocontexto económico-social, quer nacional, quer internacional, a evolução políticomilitarque levou aos eventos e as principais operações bélicas desenroladas. Alémdisso, apresentamos as estratégias que utilizámos para lecionar estes eventos à turma de7º ano á qual lecionámos ao longo do ano letivo referido. Esta apresentação é seguida deuma avaliação crítica sobre os pontos positivos e negativos da aplicação destasestratégias em contexto de sala de aula.This report aims to present the activities developed during the internshipdeveloped in a school that took place in the 2018-2019 educational year. The mainsubject of this report is the examination of the impact of military history on the courseof history and we have selected for analysis the Battle of S. Mamede (1128), the Siegeof Lisbon (1147) and the Battle of Aljubarrota (1385).In the first half of this report we make a short recap of the supervisedpedagogical practice, highlighting the characteristics of the school, the classes, whomwe had the chance to work with, and also the main activities that we carried out with thestudents throughout the school year. On the next segment, we seek to analyze themilitary conflicts already mentioned starting with the comparison with the contentsbetween the school textbooks dated from the dictatorship of Oliveira Salazar (known asEstado Novo – 1926-1974) and textbooks that are used today. Although, we haveencountered many differences between the methodologies and the topics presented, westill point out to the perpetuation of certain historic myths about these events.Another purpose of this report is to elaborate a state of the art of the militaryevents analyzed here, seeking to highlight the economic and social context, bothnational and international, the political-military evolution that led to the events and theoperations unrolled in the field of battle. In addition, we present the strategies we usedto teach these events to the seventh-grade class, under our responsibility. Afterwards wecomplete the explanation of the approaches we tried with a critical assessment of thestrengths and weaknesses of applying these strategies in the classroom.2019-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93390http://hdl.handle.net/10316/93390TID:202519449porSebastião, Pedro Filipe Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:44:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:20.903700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)
Military conflicts in the teaching of portuguese History course in the seventh grade - the battle of S. Mamede (1128), the Siege of Lisbon (1147) and the battle of Aljubarrota (1385)
title Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)
spellingShingle Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)
Sebastião, Pedro Filipe Fernandes
História Militar
Batalha de S. Mamede
Cerco de Lisboa
Batalha de Aljubarrota
conteúdos históricos didatizados
Military history
Battle of S. Mamede
Siege of Lisbon
Battle of Aljubarrota
contents for history teaching
title_short Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)
title_full Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)
title_fullStr Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)
title_full_unstemmed Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)
title_sort Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico - A Batalha de S. Mamede (1128), o Cerco de Lisboa (1147) e a Batalha de Aljubarrota (1385)
author Sebastião, Pedro Filipe Fernandes
author_facet Sebastião, Pedro Filipe Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastião, Pedro Filipe Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv História Militar
Batalha de S. Mamede
Cerco de Lisboa
Batalha de Aljubarrota
conteúdos históricos didatizados
Military history
Battle of S. Mamede
Siege of Lisbon
Battle of Aljubarrota
contents for history teaching
topic História Militar
Batalha de S. Mamede
Cerco de Lisboa
Batalha de Aljubarrota
conteúdos históricos didatizados
Military history
Battle of S. Mamede
Siege of Lisbon
Battle of Aljubarrota
contents for history teaching
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93390
http://hdl.handle.net/10316/93390
TID:202519449
url http://hdl.handle.net/10316/93390
identifier_str_mv TID:202519449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019284107264