A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacazanga, Domingos Luís
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2946
Resumo: O desenvolvimento do trabalho de investigação sobre “A liderança em contexto educativo: um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela (IMAGC) – Angola” tem por finalidade questionar com base nos fatores/categorias das dimensões de liderança, o estilo de liderança exercido pelo Diretor do Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela no desempenho das suas funções, outrossim, questionar a existência de lideranças informais no estabelecimento de ensino em estudo. Iremos inicialmente, fazer referência à algumas definições do conceito de liderança sob vários pontos de vista e às principais teorias de liderança. Um enfoque particular será dado aos conceitos de lideranças formais e informais assim como à liderança e gestão das organizações educativas e finalmente se fará um enquadramento legal sobre a administração e gestão do Sistema de Educação e Ensino no contexto angolano. A metodologia adotada para responder aos propósitos da presente pesquisa será o estudo de caso do tipo descritivo e seguirá uma abordagem qualitativa. Quanto ao método de raciocínio será o indutivo. Para a recolha de dados será utilizado o questionário multifatorial de liderança (Multifactorial Leadership Questionnaire MLQ-5x), desenvolvido por Bass e Avolio (2004), para identificar o estilo de liderança através da avaliação do comportamento pelo próprio líder e por outros Agentes de Educação e Ensino.
id RCAP_981575456d94d84cbc9e55c0fbe87b8a
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, AngolaLiderançaEstilos de liderançaLiderança formalLiderança informalLiderança e GestãoOrganização educativaLeadershipLeadership stylesFormal leadershipInformal leadershipLeadership and ManagementEducational organizationEducationO desenvolvimento do trabalho de investigação sobre “A liderança em contexto educativo: um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela (IMAGC) – Angola” tem por finalidade questionar com base nos fatores/categorias das dimensões de liderança, o estilo de liderança exercido pelo Diretor do Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela no desempenho das suas funções, outrossim, questionar a existência de lideranças informais no estabelecimento de ensino em estudo. Iremos inicialmente, fazer referência à algumas definições do conceito de liderança sob vários pontos de vista e às principais teorias de liderança. Um enfoque particular será dado aos conceitos de lideranças formais e informais assim como à liderança e gestão das organizações educativas e finalmente se fará um enquadramento legal sobre a administração e gestão do Sistema de Educação e Ensino no contexto angolano. A metodologia adotada para responder aos propósitos da presente pesquisa será o estudo de caso do tipo descritivo e seguirá uma abordagem qualitativa. Quanto ao método de raciocínio será o indutivo. Para a recolha de dados será utilizado o questionário multifatorial de liderança (Multifactorial Leadership Questionnaire MLQ-5x), desenvolvido por Bass e Avolio (2004), para identificar o estilo de liderança através da avaliação do comportamento pelo próprio líder e por outros Agentes de Educação e Ensino.The development of the research work on "Leadership in the Educational Context: a Case Study at Institute of Administration and Management of Catumbela" aims to question based on the factors / categories of leadership dimensions, the leadership style exercised by the Director of the Middle Institute of Administration and Management of Catumbela in the performance of their duties, and also to question the existence of informal leaderships in the teaching establishment under study. We will initially refer to some definitions of the concept of leadership from various points of view and the main theories of leadership. A particular focus will be given to the concepts of formal and informal leadership as well as to the leadership and management of educational organizations and finally a legal framework will be established on the administration and management of the Education and Teaching System in the Angolan context. The methodology adopted to answer the purposes of the present research will be the case study of the descriptive type and will follow a qualitative approach. As for the reasoning method will be the inductive. For the data collection, the Multifactorial Leadership Questionnaire (MLQ- 5x), developed by Bass and Avolio (2004), will be used to identify the style of leadership through the evaluation of behavior by the leader himself and by other Education Agents and Teaching.2019-11-18T14:33:19Z2019-11-182019-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSacazanga, D. L. (2019). A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2946http://hdl.handle.net/11328/2946Sacazanga, D. L. (2019). A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2946http://hdl.handle.net/11328/2946TID:202302520porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessSacazanga, Domingos Luísreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:02Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:20.143539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola
title A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola
spellingShingle A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola
Sacazanga, Domingos Luís
Liderança
Estilos de liderança
Liderança formal
Liderança informal
Liderança e Gestão
Organização educativa
Leadership
Leadership styles
Formal leadership
Informal leadership
Leadership and Management
Educational organization
Education
title_short A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola
title_full A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola
title_fullStr A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola
title_full_unstemmed A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola
title_sort A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola
author Sacazanga, Domingos Luís
author_facet Sacazanga, Domingos Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacazanga, Domingos Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Estilos de liderança
Liderança formal
Liderança informal
Liderança e Gestão
Organização educativa
Leadership
Leadership styles
Formal leadership
Informal leadership
Leadership and Management
Educational organization
Education
topic Liderança
Estilos de liderança
Liderança formal
Liderança informal
Liderança e Gestão
Organização educativa
Leadership
Leadership styles
Formal leadership
Informal leadership
Leadership and Management
Educational organization
Education
description O desenvolvimento do trabalho de investigação sobre “A liderança em contexto educativo: um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela (IMAGC) – Angola” tem por finalidade questionar com base nos fatores/categorias das dimensões de liderança, o estilo de liderança exercido pelo Diretor do Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela no desempenho das suas funções, outrossim, questionar a existência de lideranças informais no estabelecimento de ensino em estudo. Iremos inicialmente, fazer referência à algumas definições do conceito de liderança sob vários pontos de vista e às principais teorias de liderança. Um enfoque particular será dado aos conceitos de lideranças formais e informais assim como à liderança e gestão das organizações educativas e finalmente se fará um enquadramento legal sobre a administração e gestão do Sistema de Educação e Ensino no contexto angolano. A metodologia adotada para responder aos propósitos da presente pesquisa será o estudo de caso do tipo descritivo e seguirá uma abordagem qualitativa. Quanto ao método de raciocínio será o indutivo. Para a recolha de dados será utilizado o questionário multifatorial de liderança (Multifactorial Leadership Questionnaire MLQ-5x), desenvolvido por Bass e Avolio (2004), para identificar o estilo de liderança através da avaliação do comportamento pelo próprio líder e por outros Agentes de Educação e Ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18T14:33:19Z
2019-11-18
2019-11-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sacazanga, D. L. (2019). A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2946
http://hdl.handle.net/11328/2946
Sacazanga, D. L. (2019). A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2946
http://hdl.handle.net/11328/2946
TID:202302520
identifier_str_mv Sacazanga, D. L. (2019). A liderança em contexto educativo: Um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2946
TID:202302520
url http://hdl.handle.net/11328/2946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134989030260736