O ícone arquitetónico entre a memória e a contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Barata dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16880
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
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O termo “edifício icónico” foi definido por Charles Jencks (2005) quando apelidou de "Efeito Bilbao", os edifícios caracterizados por formas excêntricas tal como o Museu Guggenheim em Bilbao, projetado por Frank Gehry, a partir do qual foi sugerido, para o efeito, o nome "Bilbao". O processo de desenvolvimento e disseminação tem sido polémico e tem levado a transformações nas cidades, chegando a considerar-se o edifício icónico como elemento fulcral de revitalização e (re)significação urbana e económica da cidade. O presente trabalho pretende: -Analisar a origem e a evolução do conceito dos ícones; -Entender as características que definem um edifício iconográfico; -Compreender de que forma uma proposta icónica poderia revitalizar uma área urbana marcada pela história e memória do passado como é o caso do Largo do Martim Moniz, no centro da cidade de Lisboa que, ainda hoje, apresenta vestígios da presença da Cerca Fernandina. Para realizar a análise, revelou-se essencial procurar intervenções que acarretassem novas identidades culturais em cidades históricas mundiais, estudar o processo de evolução da cidade, neste caso particular Lisboa, num contexto de investigação do lugar do Martim Moniz e da Cerca Fernandina, para que o entendimento da melhor forma de atuar “iconicamente” na cidade de Lisboa, possuidora de uma identidade consolidada e baseada na memória do passado.ABSTRACT: The recognition of iconic architecture as an intentional form of expression was essentially consolidated during the transition from the nineteenth century to the twentieth century. However this conceptualization of the iconic issue will know intentionality in the second half of the century XX, 50s / 60s, in a critique that integrates postmodernity. The term iconic building was defined by Charles Jencks (2005) when he approached the "Bilbao Effect". This effect is related to buildings characterized by eccentric forms such as the Guggenheim Museum in Bilbao, designed by Frank Gehry, from which the name "Bilbao" was suggested for this purpose. The process of development and dissemination has been controversial and has led to changes in the cities, coming to consider the iconic building as a key element of revitalization and urban and economic redevelopment of the city. The present work intends to: -Analyze the origin and evolution of the concept of the icons; -Understand the characteristics that define an iconographic building; -Understand how an iconic proposal could revitalize an urban area marked by the history and memory of the past as is the case of "Largo do Martim Moniz", in the center of the city of Lisbon that presents still today, vestiges of the presence of "Cerca Fernandina". For this analysis it is essential to look for interventions of new cultural identity in world historical cities, to study the process of evolution of the city of Lisbon, in a context of analysis of the place of Martim Moniz and "Cerca Fernandina", in order to understand the best way to act iconic in the city of Lisbon, possessor of a consolidated identity and based on the memory of the past.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaLeite, António Miguel Neves da Silva SantosFeliciano, Ana Marta das Neves Santos, coorientadoraRepositório da Universidade de LisboaSantos, Mariana Barata dos2019-01-17T09:59:53Z2018-03-222018-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16880TID:202230112porSANTOS, Mariana Barata dos -O ícone arquitetónico entre a memória e a contemporaniedade : (re) significação da cerca Fernandina através da criação de um centro cultural no lugar do Martim Moniz.- Lisboa, FA, 2018. 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