Bicicleta pessoal de mobilidade urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, André Manuel Martinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26000
Resumo: O estilo de vida atual em ambiente urbano exige que o Homem realize diariamente um conjunto de deslocações de curta e média distâncias, de casa até ao trabalho, comércio ou serviços, recorrendo a uma diversidade de transportes públicos ou particulares. A bicicleta surge como uma boa opção para que estas deslocações sejam rápidas, económicas, saudáveis e ambientalmente sustentáveis. Para melhor responder às solicitações do quotidiano, é fundamental que a bicicleta se adapte não só ao utilizador, mas também aos seus hábitos e envolvente. Para tal, foi desenvolvida uma bicicleta dobrável, facilmente transportada na bagageira de um automóvel ou transporte público e que possibilite a sua fácil arrumação no local de trabalho ou em casa. Com o objetivo de obter uma proposta de produto viável, inicialmente estudaram-se os hábitos de mobilidade urbana, a sua relação com a bicicleta e a resposta dos diversos modelos presentes no mercado. A fase de projeto iniciou-se com a análise das necessidades do cliente e a geração de conceitos que respondam às mesmas. Por fim, procedeu-se ao projeto de detalhe e testes, de modo a assegurar a viabilidade do produto proposto.
id RCAP_98407c99797088a00215fc96f66339b5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bicicleta pessoal de mobilidade urbanaMobilidadeBicicletaTransportesUrbanismoSustentabilidadeO estilo de vida atual em ambiente urbano exige que o Homem realize diariamente um conjunto de deslocações de curta e média distâncias, de casa até ao trabalho, comércio ou serviços, recorrendo a uma diversidade de transportes públicos ou particulares. A bicicleta surge como uma boa opção para que estas deslocações sejam rápidas, económicas, saudáveis e ambientalmente sustentáveis. Para melhor responder às solicitações do quotidiano, é fundamental que a bicicleta se adapte não só ao utilizador, mas também aos seus hábitos e envolvente. Para tal, foi desenvolvida uma bicicleta dobrável, facilmente transportada na bagageira de um automóvel ou transporte público e que possibilite a sua fácil arrumação no local de trabalho ou em casa. Com o objetivo de obter uma proposta de produto viável, inicialmente estudaram-se os hábitos de mobilidade urbana, a sua relação com a bicicleta e a resposta dos diversos modelos presentes no mercado. A fase de projeto iniciou-se com a análise das necessidades do cliente e a geração de conceitos que respondam às mesmas. Por fim, procedeu-se ao projeto de detalhe e testes, de modo a assegurar a viabilidade do produto proposto.The current lifestyle in an urban environment requires that Man make daily a set of short and medium distances, from home to work, commerce or services, using a variety of public or private transportation. The bicycle is a good option to make these trips fast, economical, healthy and environmentally sustainable. To better respond to daily requests, it is essential that the bicycle adapts not only to the user, but also to their habits and surroundings. To do this, a folding bicycle will be developed, easily transported in the trunk of a car or public transport, making it easy to store in the workplace or at home. In order to obtain a viable product proposal, initially the habits of urban mobility, their relationship with the bicycle and the response of the various models present in the market were studied. The project phase began with the analysis of customer needs and the generation of concepts that respond to them. Finally, a detailed design and testing project was carried out to ensure the viability of the proposed product.2019-05-09T13:34:03Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26000TID:202234304porRomão, André Manuel Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:23Zoai:ria.ua.pt:10773/26000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:07.048606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bicicleta pessoal de mobilidade urbana
title Bicicleta pessoal de mobilidade urbana
spellingShingle Bicicleta pessoal de mobilidade urbana
Romão, André Manuel Martinho
Mobilidade
Bicicleta
Transportes
Urbanismo
Sustentabilidade
title_short Bicicleta pessoal de mobilidade urbana
title_full Bicicleta pessoal de mobilidade urbana
title_fullStr Bicicleta pessoal de mobilidade urbana
title_full_unstemmed Bicicleta pessoal de mobilidade urbana
title_sort Bicicleta pessoal de mobilidade urbana
author Romão, André Manuel Martinho
author_facet Romão, André Manuel Martinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romão, André Manuel Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade
Bicicleta
Transportes
Urbanismo
Sustentabilidade
topic Mobilidade
Bicicleta
Transportes
Urbanismo
Sustentabilidade
description O estilo de vida atual em ambiente urbano exige que o Homem realize diariamente um conjunto de deslocações de curta e média distâncias, de casa até ao trabalho, comércio ou serviços, recorrendo a uma diversidade de transportes públicos ou particulares. A bicicleta surge como uma boa opção para que estas deslocações sejam rápidas, económicas, saudáveis e ambientalmente sustentáveis. Para melhor responder às solicitações do quotidiano, é fundamental que a bicicleta se adapte não só ao utilizador, mas também aos seus hábitos e envolvente. Para tal, foi desenvolvida uma bicicleta dobrável, facilmente transportada na bagageira de um automóvel ou transporte público e que possibilite a sua fácil arrumação no local de trabalho ou em casa. Com o objetivo de obter uma proposta de produto viável, inicialmente estudaram-se os hábitos de mobilidade urbana, a sua relação com a bicicleta e a resposta dos diversos modelos presentes no mercado. A fase de projeto iniciou-se com a análise das necessidades do cliente e a geração de conceitos que respondam às mesmas. Por fim, procedeu-se ao projeto de detalhe e testes, de modo a assegurar a viabilidade do produto proposto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-05-09T13:34:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26000
TID:202234304
url http://hdl.handle.net/10773/26000
identifier_str_mv TID:202234304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137645604896768