Avaliação aos operadores logísticos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavado, Ricardo José
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38800
Resumo: Num ambiente de grande incerteza da economia atual, onde as empresas se deparam com escassez de recursos e conjeturas económicas desfavoráveis, agravada por uma pandemia que veio criar mais barreiras e incertezas na obtenção de valor e capacidade de serviço, as organizações empresariais necessitam de encontrar processos e métodos de gestão que permitam não só a sua sobrevivência como também a manutenção do seu desenvolvimento, maior eficiência e melhores resultados. Neste contexto económico, de grande competição por clientes e recursos, a Logística desempenha um papel de relevo na sua relação com o mercado ao disponibilizar os produtos e serviços aos clientes. Por esse motivo, nos últimos anos têm sido consideráveis as publicações que reconhecem a importância da Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento no desempenho das empresas. Vivemos nos dias de hoje um rescrever deste paradigma, no entanto, mantendo e até reforçando essa importância como fator de competitividade para as organizações empresariais. Ao analisar a importância, capacidade e serviços dos Operadores Logísticos, esta dissertação pretende contribuir para uma melhor compreensão do enquadramento da função logística nas empresas nacionais, procurando permitir uma reflexão com base em indicadores quantitativos obtidos através de inquérito e trabalhados com o software IBM® SPSS®. Este inquérito foi realizado com o apoio da Associação Portuguesa de Operadores Logísticos e em parceria com a revista Supply Chain Magazine e tem como objetivo apresentar uma análise e caracterização das empresas, classificadas como Operadores Logísticos, a operar em Portugal. Visa recolher informação concreta sobre o setor no país, nomeadamente os serviços prestados, as infraestruturas logísticas existentes, a capacidade de armazenagem, os sistemas de informação utilizados, o número de colaboradores e a tipologia de clientes/setores de atividade.
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