Problematização e pedagogia do território: quatro percursos para uma problematização do território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vítor Matias
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1067
Resumo: O presente texto retoma, a primeira parte do Relatório apresentado e discutido aquando das Provas de Agregação realizadas no ISCTE em Julho de 1991. Tendo em conta a dupla condição de docente e de investigador, no campo disciplinar da Sociologia Urbana, o autor estruturou esse conjunto de actividades em torno de quatro percursos académicos e profissionais, que partindo de um quadro problematizador do "urbano", parece indicar o surgimento de uma sociologia do território.
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spelling Problematização e pedagogia do território: quatro percursos para uma problematização do territórioSociologia urbanaSociologia do territórioDesenvolvimento territorialMudança socialCidade / metrópoleLisboaUrban sociologySociology of territorial spaceUrban and rural developmentSocial changeCity / metropolisLisbonO presente texto retoma, a primeira parte do Relatório apresentado e discutido aquando das Provas de Agregação realizadas no ISCTE em Julho de 1991. Tendo em conta a dupla condição de docente e de investigador, no campo disciplinar da Sociologia Urbana, o autor estruturou esse conjunto de actividades em torno de quatro percursos académicos e profissionais, que partindo de um quadro problematizador do "urbano", parece indicar o surgimento de uma sociologia do território.This article derives from the first part of the report presented as the author"s "Provas de Agregação" at ISCTE in July 1991. The double role of teacher and researcher with in the field of urban sociology led the author to structure his report around four academic and professional paths, starting from the framework of the "urban" seemed to indicate the rise of sociology of the territory.Le présent texte reprend, pour l’essentiel, la première partie du rapport présenté et débattu lors des examens d"agrégation qui ont eu lieu à ISCTE en juillet 1991. Etant donné sa double condition d"enseignant et de chercheur, dans le domaine de la sociologie urbaine, l"auteur structure cet ensemble d"activité autour de quatre parcours académiques et professionnels qui, prenant pour point de départ la problématique de l"urbain, suggèrent l"émergence d"une sociologie du territoire.El presente texto retoma, la primera parte del resumen presentado y discutido cuando se realizaron las Pruebas de Agregación realizadas en el ISCTE en Julio de 1991. Teniendo en cuenta la doble condición de docente y de investigador, en el campo de la Sociología Urbana, el autor estructuró ese conjunto de actividades en torno de cuatro recorridos académicos y profesionales, que partiendo de un cuadro problemático de lo «urbano», parece indicar el surgimiento de una sociología del territorio.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-23T12:26:52Z1992-10-01T00:00:00Z1992-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1067por0873-6529Ferreira, Vítor Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:09.718069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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