Atitudes dos Alunos sem Deficiência Face à Inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6949 |
Resumo: | A deficiência deve ser encarada como uma mala que a pessoa transporta e que a limita em algumas tarefas, mas não em todas (Sherrill, 2004, cit. in Nobre, 2009). Tendo em conta que as atitudes negativas por parte dos alunos sem Necessidades Educativas Especiais (NEE) são barreiras face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de Educação Física (EF) (Freese e Yun, 2007, cit. in Teixeira, 2014) torna-se importante compreender as atitudes e os comportamentos dos alunos sem deficiência, com o objetivo de promover atitudes positivas face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF. Assim, o objetivo geral deste estudo é avaliar as atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física (EF). Pode definir-se inclusão como a filosofia que suporta a ideia de colocar alunos com NEE, em salas de aula, conjuntamente com alunos sem NEE (Block, 2007, cit. in Nobre, 2009), no entanto isso não chega para promover uma inclusão de qualidade. O presente estudo abrangeu 164 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, sendo 88 do género feminino e 76 do género masculino, com Média de idades de 13,73 anos e Desvio Padrão (DP) 1,367. Foi suportado na aplicação do questionário Childrens Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised (CAIPE-R), (Block, 1995) traduzido e adaptado por Campos & Ferreira (2008) e validado por Campos, Ferreira e Block (2013), antes e após a aplicação de Atividades Inclusivas (AI), baseadas no Dia Paralímpico na Escola (DPE) e nos projetos Desporto Para Todos e Bicas na Escola, dinamizados pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD). Pretendeu-se também determinar a influência que o género, a presença de familiares ou amigos com deficiência (PFAD), a presença de pessoas com deficiência na turma (PPDT), a presença de pessoas com deficiência na aula de EF (PPDAEF) e o nível de competitividade, exercem nas atitudes globais na EF (AGEF), nas atitudes específicas face à inclusão de alunos com deficiência na EF (AEEF) e nas suas atitudes face à alteração de regras (AFAR) para garante da inclusão. Concluiu-se que as atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF são, em parte, favoráveis. Verificou-se que as atitudes dos alunos do género feminino, comparativamente com os alunos do género masculino, apresentam diferenças estatisticamente significativas, sendo aquelas mais favoráveis face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF. Pretendeu-se com este estudo contribuir positivamente para a melhoria do processo de inclusão nas aulas de EF. |
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Assim, o objetivo geral deste estudo é avaliar as atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física (EF). Pode definir-se inclusão como a filosofia que suporta a ideia de colocar alunos com NEE, em salas de aula, conjuntamente com alunos sem NEE (Block, 2007, cit. in Nobre, 2009), no entanto isso não chega para promover uma inclusão de qualidade. O presente estudo abrangeu 164 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, sendo 88 do género feminino e 76 do género masculino, com Média de idades de 13,73 anos e Desvio Padrão (DP) 1,367. Foi suportado na aplicação do questionário Childrens Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised (CAIPE-R), (Block, 1995) traduzido e adaptado por Campos & Ferreira (2008) e validado por Campos, Ferreira e Block (2013), antes e após a aplicação de Atividades Inclusivas (AI), baseadas no Dia Paralímpico na Escola (DPE) e nos projetos Desporto Para Todos e Bicas na Escola, dinamizados pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD). Pretendeu-se também determinar a influência que o género, a presença de familiares ou amigos com deficiência (PFAD), a presença de pessoas com deficiência na turma (PPDT), a presença de pessoas com deficiência na aula de EF (PPDAEF) e o nível de competitividade, exercem nas atitudes globais na EF (AGEF), nas atitudes específicas face à inclusão de alunos com deficiência na EF (AEEF) e nas suas atitudes face à alteração de regras (AFAR) para garante da inclusão. Concluiu-se que as atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF são, em parte, favoráveis. Verificou-se que as atitudes dos alunos do género feminino, comparativamente com os alunos do género masculino, apresentam diferenças estatisticamente significativas, sendo aquelas mais favoráveis face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF. Pretendeu-se com este estudo contribuir positivamente para a melhoria do processo de inclusão nas aulas de EF.The disability must be seen as a handbag that a person carries and the limits on some tasks, but not all (Sherrill, 2004 cit. in Nobre, 2009). Given that the negative attitudes of students without Special Educational Needs (SEN) are barriers towards the inclusion of pupils with SEN in Physical Education (PE) classes (Freese and Yun, 2007 cit. in Teixeira, 2014) it is important to understand attitudes and behaviors of students without disabilities, in order to promote positive attitudes towards inclusion of students with disabilities in PE classes. Thus, the aim of this study is to evaluate the attitudes of students without disabilities due to the inclusion of students with disabilities in PE classes. We can define inclusion as a philosophy that supports the idea of placing pupils with SEN in the classroom, together with pupils without SEN (Block, 2007, cit. in Nobre, 2009), however this is not enough to promote inclusion of quality. This study included 164 students of the 3rd cycle of basic education, 88 female and 76 males with a mean age of 13.73 years and standard deviation (SD) 1.367. Was supported on the questionnaire Childrens Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised (CAIPE-R), (Block, 1995) translated and adapted by Campos & Ferreira (2008) and validated by Campos, Ferreira and Block (2013), before and after the application of Inclusive Activities, based on Paralympic Day at School (PSD) and projects Sport for All and Bicas School, dynamized by the Portuguese Sports Federation for Persons with Disabilities. The aim was also to determine the influence that gender, the presence of family members or friends with disabilities, the presence of people with disabilities in the class, the presence of people with disabilities in the PE class and the level of competitiveness, have on global attitudes in PE, the specific attitudes towards inclusion of students with disabilities in PE and its attitudes to change rules to warrant inclusion. We conclude that the attitudes of students without disabilities due to the inclusion of students with disabilities in PE classes are partly favorable. It was found that the attitudes of the female gender students compared to male students, have significant differences, being more favorable towards the inclusion of students with disabilities in PE classes. We intend this study to contribute positively to the improvement of the inclusion process in PE classes.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCabral, Tiago Filipe Piloto2018-10-02T18:36:06Z2016-07-25T00:00:00Z2016-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6949202191877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:50.907410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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