O posicionamento do turismo de saúde e bem-estar. O caso das Termas de São Pedro do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Filipe Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1494
Resumo: Mestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor Joaquim Gonçalves Antunes; Professor Doutor Vitor Martinho.
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spelling O posicionamento do turismo de saúde e bem-estar. O caso das Termas de São Pedro do SulTurismo de saúde e bem-estarTermas de São Pedro do Sul.TermalismoMestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor Joaquim Gonçalves Antunes; Professor Doutor Vitor Martinho.Cada vez mais as atividades do turismo e do lazer são colocadas como alternativas regionais aos problemas e bloqueios de setores tradicionais das estruturas produtivas de diversas regiões do território nacional. Pretende-se com este estudo de investigação clarificar o conhecimento sobre o turismo de saúde e bem-estar, mais especificamente sobre o termalismo. Contudo e dado o crescente fenómeno competitivo no setor do termalismo, e a constante procura pela satisfação e fidelidade dos seus clientes, o objetivo principal deste projeto de mestrado é compreender as perceções dos termalistas sobre a qualidade dos serviços termais prestados nas Termas de São Pedro do Sul, uma vez que são uma das principais do país. Assim, esta investigação propôs-se em analisar as opiniões dos inquiridos sobre a qualidade dos serviços termais, confirmação de expectativas e desempenho em transações individuais prestados nas Termas de S. Pedro do Sul; avaliar as perceções dos principais clientes sobre os serviços disponíveis; identificar os aspetos mais importantes que justificaram a escolha das Termas de São Pedro do Sul. O termalismo, que se agrupa no turismo de saúde e bem-estar, tem uma forte presença no interior do país, permite a diminuição das assimetrias e desequilíbrios regionais, sobretudo pelos empregos que gera e pelas atividades que oferece. Pode-se verificar que, nos últimos anos, emergiram novas perspetivas para o termalismo português, devido à restruturação das infraestruturas de muitas estâncias termais, que revitalizaram este tipo de turismo. Com o presente estudo, e face aos dados da investigação, pode-se concluir, que os níveis de satisfação influenciam os níveis de fidelização, pois quanto mais as pessoas apreciarem os serviços que se encontram nas Termas de São Pedro do Sul, mais fidelizados estão.Abstract: Tourism and leisure are increasingly being placed as alternatives to regional problems and blockages in traditional sectors of the productive structures of different regions of the country. The aim of this research was to clarify the knowledge about health and wellness tourism, specifically about Thermalism. However, given the growing and competitive in the industry the Thermalism tourism industry and the constant demand for guest satisfaction and loyalty, the main objective of this master's project is to understand the perceptions of termalistas on the thermal quality of services provided in Termas de São Pedro do Sul, since they are one of the largest in the country. Thus, this proposed research is to examine the views of respondents on the quality of spa services, confirmation of expectations and performance in individual transactions provided in Termas de S. Peter South; to evaluate the perceptions of the major customers about the services available; to identify the most important aspects that justify the choice of Termas de São Pedro do Sul. The Thermalism, that combines with health and welfare tourism has a strong presence in the country’s interior, allows the reduction of regional asymmetries and imbalances, particularly by the jobs it generates and the activities it offers. You can verify that, in recent years, new perspectives for the Portuguese Thermalism have emerged. The restructuring of infrastructures in many spas has revitalized this type of tourism. With this study, and given the research data, it can be concluded that the satisfaction levels influence loyalty levels, because the more people appreciate the services provided in Termas de São Pedro do Sul , the more loyal they are.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de ViseuAntunes, JoaquimMartinho, VítorRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLourenço, Filipe Marques2013-01-30T09:31:14Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:47.565625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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