A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Laura da Assunção Rodrigues Esteves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1724
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_98829f6763effcba65cce81c6eba0256
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadinoNadir Afonso, 1920-2013BiografiasHistória da arteArtePinturaEstéticaCidadeGeometriaArtCityGeometryHarmonyNadir AfonsoPaintingDissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade AbertaNadir Afonso (1920), personalidade multidisciplinar, pintor, ensaísta e arquitecto, constitui o objecto da presente investigação. A sua obra é, em grande parte, mal conhecida, pouco divulgada e deficientemente estudada. O objectivo deste trabalho visa contribuir para um melhor conhecimento e difusão da sua obra e, numa perspectiva alargada, estabelecer as relações entre a prática da pintura e a estética, debruçando-nos sobretudo, sobre a sua obra pictórica que surge relacionada com a temática da cidade. Ao longo do nosso trabalho, constatamos considerações infundadas que são tecidas em torno da obra plástica e estética devido à ilusão de conhecimento dos seus autores. Em contrapartida, esboçamos e transcrevemos fragmentos de textos estéticos de Nadir Afonso para rebater tais alegações. Apesar de se tratar de uma obra demasiado extensa, adquirimos um conhecimento alargado da maioria da sua produção artística, o que nos permite reconhecer o pioneirismo e a originalidade das soluções criativas e teóricas, e a consequente demonstração da importância da obra. Para o artista, todo o processo de criação artística obedece a um rigoroso trabalho de contemplação e meditação que culmina na procura da essência da arte, que considera ser, de origem matemática. A cidade constitui um tema constante na história da pintura do mundo ocidental e também na obra de Nadir Afonso. Revelaremos como as cidades reais ou imaginadas marcam a sua obra e são fruto de um aturado e perseverante trabalho. Mencionamos os fundamentos gerais da sua teoria estética, em que a representação do objecto não confere especificidade à obra de Arte.Nadir Afonso (b. 1920), a multidisciplinary personality, painter, writer and architect, is the object of this research project. In the main, the body of this work is imperfectly known, scarcely disclosed and hardly studied. The aim of this undertaking is to contribute to a better understanding and dissemination of his work and from an enlarged perspective establish the relations between painting and aesthetics, concentrating above all on his pictorial output that appears in connection with the city as its theme. In our research we came across unfounded reflections fabricated about his plastic and aesthetic work, due to their authors’ delusions of knowledge. In response to this we have outlined and transcribed fragments of aesthetic texts by Nadir Afonso to refute such allegations. Although this is an excessively lengthy work, through it we have become comprehensively acquainted with most of his artistic production. This has allowed us to recognise his pioneering spirit and the originality of his creative and theoretical solutions and the consequent demonstration of the importance of his work. To the artist each process of artistic creation is done with meticulous attention to contemplation and meditation, which culminates in the search for the essence of art, which he believes is mathematical in origin. The city is an ever-present theme in the history of painting in the Western world and also in the work of Nadir Afonso. We will reveal how real or imaginary cities mark his work and are the result of a time-consuming and persevering task. We also provide an overview of his aesthetic theory, in which the representation of the object does not give specificity to the work of art.Flor, PedroRepositório AbertoAfonso, Laura da Assunção Rodrigues Esteves2011-02-23T12:00:01Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:26.214787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadino
title A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadino
spellingShingle A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadino
Afonso, Laura da Assunção Rodrigues Esteves
Nadir Afonso, 1920-2013
Biografias
História da arte
Arte
Pintura
Estética
Cidade
Geometria
Art
City
Geometry
Harmony
Nadir Afonso
Painting
title_short A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadino
title_full A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadino
title_fullStr A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadino
title_full_unstemmed A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadino
title_sort A crítica na obra de Nadir Afonso : o caso das obras de título citadino
author Afonso, Laura da Assunção Rodrigues Esteves
author_facet Afonso, Laura da Assunção Rodrigues Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flor, Pedro
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Laura da Assunção Rodrigues Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Nadir Afonso, 1920-2013
Biografias
História da arte
Arte
Pintura
Estética
Cidade
Geometria
Art
City
Geometry
Harmony
Nadir Afonso
Painting
topic Nadir Afonso, 1920-2013
Biografias
História da arte
Arte
Pintura
Estética
Cidade
Geometria
Art
City
Geometry
Harmony
Nadir Afonso
Painting
description Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-23T12:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1724
url http://hdl.handle.net/10400.2/1724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135000728174593