Estudantes de comunicação social em Portugal - Expectativas e perspetivas sobre jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, João
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Camponez, Carlos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96399
Resumo: O presente estudo é um contributo para a caraterização dos estudantes que ingressam nas licenciaturas e mestrados das áreas de jornalismo e comunicação social, em Portugal. Procurou-se identificar algumas caraterísticas sociográficas dos estudantes, assim como aspetos relacionados com motivações que os levaram a escolher o jornalismo e a comunicação social como áreas de formação superior, as suas expectativas a respeito do seu futuro profissional e os seus hábitos de consumo de informação jornalística. Neste quadro, conferiu-se igualmente particular atenção ao entendimento que os estudantes têm do jornalismo e do papel dos jornalistas na sociedade. Ao escolher como objeto de estudo os estudantes que frequentam os cursos de jornalismo e comunicação social do ensino superior universitário e politécnico pretende-se conhecer o campo de onde serão recrutados, maioritariamente, os novos profissionais que integrarão as redações dos media, em Portugal, como indicam estudos mais recentes realizados sobre a profissão. Não obstante os contributos de investigações mais específicas, como as de Lopes et al. (2020), Gradim & Morais (2017), de Marinho (2012) ou de Marinho & Pinto (2004), em Portugal, pouca atenção tem sido prestada ao estudo das motivações, expectativas e representações dos estudantes de jornalismo, antes de entrarem na profissão. A importância dedicada ao estudo desta realidade relaciona-se não apenas com o facto de o ensino superior de jornalismo e comunicação social, em Portugal, constituir uma das principais fontes de recrutamento de novos jornalistas, mas também com a noção de que a formação pode ser um espaço sensível de definição do perfil de futuros profissionais. De resto, como sugerem vários estudos sobre a realidade do ensino superior em jornalismo e comunicação social, o sistema de formação pode ser um lugar de observação particular das transformações em curso, quer a montante, quer a jusante do campo profissional, não deixando de refletir as próprias tensões intrínsecas ao campo dos media. O estudo realizado visa, pois, contribuir para o conhecimento desta realidade e teve por base um inquérito por questionário aplicado aos estudantes matriculados, durante o ano letivo de 2020-2021, em 38 licenciaturas e mestrados das áreas de jornalismo e comunicação social, registados na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). O inquérito, de administração direta, foi aplicado entre os dias 22 de outubro e 11 de dezembro de 2020 e contou com a colaboração de docentes e diretores dos cursos envolvidos, aos quais gostaríamos de agradecer, de forma particular, o empenho e disponibilidade na concretização dos objetivos deste estudo. A apresentação dos resultados começa com um enquadramento geral do estudo, inserindo-o numa leitura global sobre as transformações em curso no jornalismo e as problemáticas acerca da formação dos jornalistas. De seguida, entra-se no campo específico do inquérito, começando por explicitar os objetivos, os aspetos metodológicos e a caracterização da amostra que serve de base aos dados recolhidos. Os resultados do inquérito foram organizados tendo por base as perceções dos alunos sobre o ensino superior em jornalismo, os seus hábitos de consumo de informação jornalística, as representações sobre o lugar do jornalismo na sociedade contemporânea e sobre o papel dos jornalistas e, finalmente, as expetativas dos estudantes relativamente ao que será o seu futuro profissional na área. No final, realiza-se uma resenha dos resultados considerados mais marcantes, com o objetivo de evidenciar o que poderão ser as tendências da realidade estudada e as perspetivas de desenvolvimento futuro da pesquisa. Esta investigação realiza-se na linha dos estudos iniciados pela Rede Interuniversitária de Estudos sobre Jornalistas (RIEJ) e pretende ser um contributo para uma visão, necessariamente caleidoscópica, acerca dos jornalistas em Portugal. Nesse âmbito, convidámos também o Professor Joaquim Fidalgo a realizar um comentário sobre os resultados do estudo, em prefácio. Finalmente, mas não por fim, queremos agradecer a todos os estudantes que aceitaram participar no inquérito e sem os quais não seria possível garantir o sucesso deste estudo. Para eles e para o jornalismo que eles construirão no futuro, os melhores votos de sucesso, na certeza de que deles depende, em parte, o futuro das democracias.
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De seguida, entra-se no campo específico do inquérito, começando por explicitar os objetivos, os aspetos metodológicos e a caracterização da amostra que serve de base aos dados recolhidos. Os resultados do inquérito foram organizados tendo por base as perceções dos alunos sobre o ensino superior em jornalismo, os seus hábitos de consumo de informação jornalística, as representações sobre o lugar do jornalismo na sociedade contemporânea e sobre o papel dos jornalistas e, finalmente, as expetativas dos estudantes relativamente ao que será o seu futuro profissional na área. No final, realiza-se uma resenha dos resultados considerados mais marcantes, com o objetivo de evidenciar o que poderão ser as tendências da realidade estudada e as perspetivas de desenvolvimento futuro da pesquisa. Esta investigação realiza-se na linha dos estudos iniciados pela Rede Interuniversitária de Estudos sobre Jornalistas (RIEJ) e pretende ser um contributo para uma visão, necessariamente caleidoscópica, acerca dos jornalistas em Portugal. Nesse âmbito, convidámos também o Professor Joaquim Fidalgo a realizar um comentário sobre os resultados do estudo, em prefácio. Finalmente, mas não por fim, queremos agradecer a todos os estudantes que aceitaram participar no inquérito e sem os quais não seria possível garantir o sucesso deste estudo. 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