Educação e futuros: desafios em busca de equidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete A.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menezes, Luiz Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13034
Resumo: Este texto faz sintética apreciação das condições sociais e educacionais no Brasil e apresenta propostas de ação para enfrentar situações de grande carência ou risco no atendimento educacional básico. A edu cação escolar no Brasil ainda deixa muito a desejar, embora políticas educacionais implementadas nos últimos trinta anos tenham ensejado alguns avanços a serem reconhecidos. A emergência da pandemia do novo coronavírus agudizou desigualdades e seletividades já existentes. À luz dos diferenciais sociais e econômicos sugere-se um mapeamento de condições extremas que demandem ações específicas, como ponto de partida para intervenções com participação local. Este seria caminho plausível para se buscar a superação de desigualdades gritantes. Palavras chave: políticas educacionais; dados educacionais; desigualdade; propostas de ação.
id RCAP_98845d505ae06a63701255563bd42fce
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e futuros: desafios em busca de equidadeEDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAEQUIDADEBRASILEDUCATIONEDUCATIONAL POLICYEQUITYBRAZILEste texto faz sintética apreciação das condições sociais e educacionais no Brasil e apresenta propostas de ação para enfrentar situações de grande carência ou risco no atendimento educacional básico. A edu cação escolar no Brasil ainda deixa muito a desejar, embora políticas educacionais implementadas nos últimos trinta anos tenham ensejado alguns avanços a serem reconhecidos. A emergência da pandemia do novo coronavírus agudizou desigualdades e seletividades já existentes. À luz dos diferenciais sociais e econômicos sugere-se um mapeamento de condições extremas que demandem ações específicas, como ponto de partida para intervenções com participação local. Este seria caminho plausível para se buscar a superação de desigualdades gritantes. Palavras chave: políticas educacionais; dados educacionais; desigualdade; propostas de ação.This text makes an abridged description of social, economic and educational conditions in Brazil in order to present proposals for actions to face situations of great need or risk in basic educational care. School education in Brazil still have much to be achieved, although educational policies implemented in the last thirty years have made some recognizable advances. The emergence of the new coronavirus pandemic has sharpened existing inequalities and exclusions. Taken in consideration social and economic disbalances, a mapping of extreme conditions that require specific actions is suggested as a starting point for interventions with local participation. This would be a plausible way to undertake the superaction of glaring inequalities.Este texto hace una sintética descripción de las condiciones sociales, económicas y educativas en Brasil con el fin de presentar propuestas de acción para enfrentar situaciones de gran necesidad o riesgo en la atención educativa básica. La educación escolar en Brasil tiene todavía mucho que lograr, aunque las políticas educativas implementadas en los últimos treinta años han hecho algunos avances reconocibles. La aparición de la nueva pandemia de coronavirus ha agudizado las desigualdades y exclusiones existentes. Teniendo en cuenta los desequilibrios sociales y económicos, se sugiere un mapeo de condiciones extremas que requieren acciones específicas, como punto de partida para las intervenciones con participación local. Esta sería una manera plausible de buscar la superación de desigualdades evidentes.Ce texte fait une appréciation synthétique des conditions sociales et éducatives au Brésil et présente des propositions d’action pour faire face à des situations de grand besoin ou de risque dans les soins éducatifs de base. L’enseignement scolaire au Brésil laisse encore beaucoup à désirer, bien que les politiques éducatives mises en œuvre au cours des trente dernières années aient fait quelques progrès qui peut être reconnues. L’émergence de la nouvelle pandémie de coronavirus a accentué les inégalités et les exclusions existantes. Compte tenu des différences sociales et économiques, il est suggéré une cartographie des conditions extrêmes qui nécessitent des actions spécifiques, com un point de départ pour les interventions avec la participation locale. Ce serait une façon plausible de réussir à surmonter les inégalités flagrantes.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-12T15:12:20Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13034por1645-7250Gatti, Bernardete A.Menezes, Luiz Carlos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:15.543335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e futuros: desafios em busca de equidade
title Educação e futuros: desafios em busca de equidade
spellingShingle Educação e futuros: desafios em busca de equidade
Gatti, Bernardete A.
EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
EQUIDADE
BRASIL
EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
EQUITY
BRAZIL
title_short Educação e futuros: desafios em busca de equidade
title_full Educação e futuros: desafios em busca de equidade
title_fullStr Educação e futuros: desafios em busca de equidade
title_full_unstemmed Educação e futuros: desafios em busca de equidade
title_sort Educação e futuros: desafios em busca de equidade
author Gatti, Bernardete A.
author_facet Gatti, Bernardete A.
Menezes, Luiz Carlos de
author_role author
author2 Menezes, Luiz Carlos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete A.
Menezes, Luiz Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
EQUIDADE
BRASIL
EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
EQUITY
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCATIVA
EQUIDADE
BRASIL
EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
EQUITY
BRAZIL
description Este texto faz sintética apreciação das condições sociais e educacionais no Brasil e apresenta propostas de ação para enfrentar situações de grande carência ou risco no atendimento educacional básico. A edu cação escolar no Brasil ainda deixa muito a desejar, embora políticas educacionais implementadas nos últimos trinta anos tenham ensejado alguns avanços a serem reconhecidos. A emergência da pandemia do novo coronavírus agudizou desigualdades e seletividades já existentes. À luz dos diferenciais sociais e econômicos sugere-se um mapeamento de condições extremas que demandem ações específicas, como ponto de partida para intervenções com participação local. Este seria caminho plausível para se buscar a superação de desigualdades gritantes. Palavras chave: políticas educacionais; dados educacionais; desigualdade; propostas de ação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-07-12T15:12:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13034
url http://hdl.handle.net/10437/13034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131229826580480