Educação e futuros: desafios em busca de equidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13034 |
Resumo: | Este texto faz sintética apreciação das condições sociais e educacionais no Brasil e apresenta propostas de ação para enfrentar situações de grande carência ou risco no atendimento educacional básico. A edu cação escolar no Brasil ainda deixa muito a desejar, embora políticas educacionais implementadas nos últimos trinta anos tenham ensejado alguns avanços a serem reconhecidos. A emergência da pandemia do novo coronavírus agudizou desigualdades e seletividades já existentes. À luz dos diferenciais sociais e econômicos sugere-se um mapeamento de condições extremas que demandem ações específicas, como ponto de partida para intervenções com participação local. Este seria caminho plausível para se buscar a superação de desigualdades gritantes. Palavras chave: políticas educacionais; dados educacionais; desigualdade; propostas de ação. |
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Educação e futuros: desafios em busca de equidadeEDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAEQUIDADEBRASILEDUCATIONEDUCATIONAL POLICYEQUITYBRAZILEste texto faz sintética apreciação das condições sociais e educacionais no Brasil e apresenta propostas de ação para enfrentar situações de grande carência ou risco no atendimento educacional básico. A edu cação escolar no Brasil ainda deixa muito a desejar, embora políticas educacionais implementadas nos últimos trinta anos tenham ensejado alguns avanços a serem reconhecidos. A emergência da pandemia do novo coronavírus agudizou desigualdades e seletividades já existentes. À luz dos diferenciais sociais e econômicos sugere-se um mapeamento de condições extremas que demandem ações específicas, como ponto de partida para intervenções com participação local. Este seria caminho plausível para se buscar a superação de desigualdades gritantes. Palavras chave: políticas educacionais; dados educacionais; desigualdade; propostas de ação.This text makes an abridged description of social, economic and educational conditions in Brazil in order to present proposals for actions to face situations of great need or risk in basic educational care. School education in Brazil still have much to be achieved, although educational policies implemented in the last thirty years have made some recognizable advances. The emergence of the new coronavirus pandemic has sharpened existing inequalities and exclusions. Taken in consideration social and economic disbalances, a mapping of extreme conditions that require specific actions is suggested as a starting point for interventions with local participation. This would be a plausible way to undertake the superaction of glaring inequalities.Este texto hace una sintética descripción de las condiciones sociales, económicas y educativas en Brasil con el fin de presentar propuestas de acción para enfrentar situaciones de gran necesidad o riesgo en la atención educativa básica. La educación escolar en Brasil tiene todavía mucho que lograr, aunque las políticas educativas implementadas en los últimos treinta años han hecho algunos avances reconocibles. La aparición de la nueva pandemia de coronavirus ha agudizado las desigualdades y exclusiones existentes. Teniendo en cuenta los desequilibrios sociales y económicos, se sugiere un mapeo de condiciones extremas que requieren acciones específicas, como punto de partida para las intervenciones con participación local. Esta sería una manera plausible de buscar la superación de desigualdades evidentes.Ce texte fait une appréciation synthétique des conditions sociales et éducatives au Brésil et présente des propositions d’action pour faire face à des situations de grand besoin ou de risque dans les soins éducatifs de base. L’enseignement scolaire au Brésil laisse encore beaucoup à désirer, bien que les politiques éducatives mises en œuvre au cours des trente dernières années aient fait quelques progrès qui peut être reconnues. L’émergence de la nouvelle pandémie de coronavirus a accentué les inégalités et les exclusions existantes. Compte tenu des différences sociales et économiques, il est suggéré une cartographie des conditions extrêmes qui nécessitent des actions spécifiques, com un point de départ pour les interventions avec la participation locale. Ce serait une façon plausible de réussir à surmonter les inégalités flagrantes.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-12T15:12:20Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13034por1645-7250Gatti, Bernardete A.Menezes, Luiz Carlos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:15.543335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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