De sermone Domini in monte : as Bem-Aventuranças em Santo Agostinho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61659 |
Resumo: | De sermone Domini in monte: as Bem-Aventuranças em Santo Agostinho é o tema que preside a esta dissertação. Uma ousada tentativa de imersão na vasta produção exegética do Hiponense, estudar as alterações da sua exegese ao longo do processo da reflexão escrita. O estudo está dividido em três capítulos: o primeiro, A centralidade das Bem-Aventuranças no ‘De sermone Domini in monte’, centra-se na obra De sermone Domini in monte libri duo. Focamo-nos na importância que Agostinho atribui às Bem-Aventuranças, a “regra perfeita de uma vida cristã”, regra que ele não só explica e recomenda aos fiéis como hábil pregador, mas que assume enquanto cristão com os cristãos […] uobiscum sum christianus (Sermo 340,1; PL 38, 1483). O segundo capítulo: Do De sermone Domini in monte aos Sermones, ocupa-se dos Sermones. A espuma do capítulo são os sermões LIII e LIIIA. Neles, Agostinho reitera as exposições do De sermone Domini in monte, e, ancorado na retórica clássica, esclarece posições anteriores, um trabalho que ele levará a cabo nas Retractationes, obra à qual corresponde o terceiro capítulo: As Retractationes no términus de uma reflexão sobre as Bem-Aventuranças. Esta obra, dos últimos anos da vida de Agostinho, representa a evolução da sua exegese sobre as Bem- Aventuranças, em relação ao De sermone Domini in monte e aos Sermones. |
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De sermone Domini in monte : as Bem-Aventuranças em Santo AgostinhoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDe sermone Domini in monte: as Bem-Aventuranças em Santo Agostinho é o tema que preside a esta dissertação. Uma ousada tentativa de imersão na vasta produção exegética do Hiponense, estudar as alterações da sua exegese ao longo do processo da reflexão escrita. O estudo está dividido em três capítulos: o primeiro, A centralidade das Bem-Aventuranças no ‘De sermone Domini in monte’, centra-se na obra De sermone Domini in monte libri duo. Focamo-nos na importância que Agostinho atribui às Bem-Aventuranças, a “regra perfeita de uma vida cristã”, regra que ele não só explica e recomenda aos fiéis como hábil pregador, mas que assume enquanto cristão com os cristãos […] uobiscum sum christianus (Sermo 340,1; PL 38, 1483). O segundo capítulo: Do De sermone Domini in monte aos Sermones, ocupa-se dos Sermones. A espuma do capítulo são os sermões LIII e LIIIA. Neles, Agostinho reitera as exposições do De sermone Domini in monte, e, ancorado na retórica clássica, esclarece posições anteriores, um trabalho que ele levará a cabo nas Retractationes, obra à qual corresponde o terceiro capítulo: As Retractationes no términus de uma reflexão sobre as Bem-Aventuranças. Esta obra, dos últimos anos da vida de Agostinho, representa a evolução da sua exegese sobre as Bem- Aventuranças, em relação ao De sermone Domini in monte e aos Sermones.De sermone Domini in monte: the Beatitudes in Saint Augustine is the theme that presides over this dissertation. An attempt to immerse oneself in the vast exegetical production of the Bishop of Hippo and study the changes in his exegesis throughout the process of written reflection. Divided into three chapters, the first is The Centrality of the Beatitudes in ‘De Sermone Domini in Monte Libri Duo." We focus on the importance that Augustin attributes to the Beatitudes as "the perfect rule of a Christian life". A rule which he not only explains and recommends to the faithful as a skillful preacher but takes on as his own, as a Christian with Christians [...] uobiscum sum christianus (Sermo 340,1; PL 38, 1483). The second, From De sermone Domini in monte to the Sermones, corresponds to the Sermones. The center of our reflection is the sermons LIII and LIII A. In it, Augustin reiterates the expositions of De sermone Domini in monte, and anchored to classical rhetoric, clarifies previous positions, a work he will carry out in the Retractationes, to which the third chapter corresponds, The Retractations, at the end of a reflection on the Beatitudes. It represents the evolution of Augustine’s exegesis on the Beatitudes in relation to De sermone Domini in Monte and the Sermones.Pimentel, Maria Cristina de Castro-Maia de SousaRepositório da Universidade de LisboaNachivango, Pessoa Vitangui Chissingui2024-01-09T14:29:39Z2023-12-182023-09-182023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61659TID:203441710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-15T01:19:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:36.267327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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