Prevenção da Infeção relacionada com o Cateter Venoso Central: boas práticas na procura da excelência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Alda Maria da Fonseca Leandro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/12049
Resumo: Enquadramento: Este relatório de estágio retrata o percurso na aquisição e desenvolvimento de competências de Enfermeira Especialista na área da Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica e dá a conhecer o trabalho de investigação realizado no âmbito da prevenção de infeção relacionada com o Cateter Venoso Central. O uso destes dispositivos permite um tratamento adequado em doentes que necessitam de intervenções terapêuticas complexas, constituindo uma prática muito frequente em Unidade de Cuidados Intensivos. No entanto a sua utilização não está isenta de riscos, a infeção relacionada com o cateter venoso central é das Infeções Associados aos Cuidados de Saúde mais frequentes. Objetivos: Apresentar uma análise crítico reflexiva sobre as aprendizagens e desenvolvimento de competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados à Pessoa em Situação Crítica e família; Analisar o impacto de uma intervenção formativa no conhecimento dos enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, de um hospital do norte do país, sobre o Feixe de Intervenções de Prevenção de Infeção Relacionada com o Cateter Venoso Central. Metodologia: Relativamente ao primeiro objetivo, recorreu-se ao método descritivo-reflexivo. No que concerne ao segundo objetivo, realizou-se um estudo quase-experimental, de desenho antes-após de grupo único, longitudinal e de abordagem quantitativa, com uma amostra de conveniência de 21 enfermeiros. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado um questionário, aplicado em dois momentos: antes e após a realização de uma intervenção formativa sobre o Feixe de Intervenções de Prevenção de Infeção Relacionada com o cateter venoso central. Resultados: Descreveram-se as atividades concretizadas no decorrer do estágio, relacionando-as com o desenvolvimento de competências. O estudo de investigação revelou resultados importantes quanto ao conhecimento dos enfermeiros sobre a norma 022/2015 da Direção Geral de Saúde, Feixe de Intervenções de Prevenção de Infeção Relacionada com o cateter venoso central. A intervenção formativa estruturada teve um impacto positivo no conhecimento dos enfermeiros do estudo. Não se verificou uma relação estatisticamente significativa entre o conhecimento e as variáveis sociodemográficas e profissionais, no entanto constatou-se uma relação estatisticamente significativa entre o conhecimento no momento 1 e o momento 2. Conclusões: O estágio permitiu-nos desenvolver as competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem da Pessoa em Situação Critica. A intervenção formativa sobre o Feixe de Intervenções de Prevenção de Infeção Relacionada com o Cateter Venoso Central, dirigida aos enfermeiros teve um impacto positivo, no seu nível de conhecimento. Estes resultados são uteis para a implementação de estratégias formativas, dirigidas à equipa de saúde de forma a permitir promover o conhecimento no domínio da prevenção das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde.
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Objetivos: Apresentar uma análise crítico reflexiva sobre as aprendizagens e desenvolvimento de competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados à Pessoa em Situação Crítica e família; Analisar o impacto de uma intervenção formativa no conhecimento dos enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, de um hospital do norte do país, sobre o Feixe de Intervenções de Prevenção de Infeção Relacionada com o Cateter Venoso Central. Metodologia: Relativamente ao primeiro objetivo, recorreu-se ao método descritivo-reflexivo. No que concerne ao segundo objetivo, realizou-se um estudo quase-experimental, de desenho antes-após de grupo único, longitudinal e de abordagem quantitativa, com uma amostra de conveniência de 21 enfermeiros. 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Conclusões: O estágio permitiu-nos desenvolver as competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem da Pessoa em Situação Critica. A intervenção formativa sobre o Feixe de Intervenções de Prevenção de Infeção Relacionada com o Cateter Venoso Central, dirigida aos enfermeiros teve um impacto positivo, no seu nível de conhecimento. Estes resultados são uteis para a implementação de estratégias formativas, dirigidas à equipa de saúde de forma a permitir promover o conhecimento no domínio da prevenção das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde.Framework: This internship report portrays the path in the acquisition and development of specialist nurse competencies in the area of Nursing of the Person in Critical Situation and makes known the research work carried out in the context of prevention of infection related to the Central Venous Catheter. The use of these devices allows adequate treatment in patients requiring complex therapeutic interventions, constituting a very frequent practice in intensive care unit. However, its use is not without risk, the most frequent Central Venous Catheter -related infection is of Healthcare Associated Infections. Objectives: To present a reflexive critical analysis on how learning and skills development in the provision of specialized nursing care to the Person in Critical Situation and family; To analyze the impact of a formative intervention on the knowledge of nurses in a Cardiac Intensive Care Unit of a hospital in the north of the country on the Central Venous Catheter Related Infection Prevention Interventions Bundle. Methodology: Regarding the first objective, the descriptive-reflexive method was used. Regarding the second objective, a near-experimental study was carried out, of before-after drawing of a single group, longitudinal and quantitative approach, with a convenience sample of 21 nurses. As a data collection instrument, one was used, applied in two moments questionnaires: before and after a formative intervention on the Central Venous Catheter Related Infection Prevention Interventions Bundle. Results: The activities carried out during the internship were described, relating it to the development of competencies. The research studies reveal important results regarding nurses' knowledge of General Direction of Health Central Venous Catheter Related Infection Prevention Interventions Bundle standard 022/2015. The form-activated intervention had a positive impact on the knowledge of the nurses in the study. There was no statistically significant relationship between knowledge and sociodemographic and professional variables, however there was a statistically significant relationship between knowledge at moment 1 and moment 2. Conclusions: The internship we develop as specialist nurse competencies in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing of the Person in Critical Situation. The formative intervention on Central Venous Catheter Related Infection Prevention Interventions Bundle directed to nurses had a positive impact on their level of knowledge. These results are useful for the implementation of formative strategies, aimed at the health team in order to promote knowledge in the knowledge of Healthcare Associated Infections domain prevention.2024-01-25T10:54:06Z2023-03-13T00:00:00Z2023-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/12049porPinto, Alda Maria da Fonseca Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T02:00:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:52.601933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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