Prevenção da cárie precoce da infância: revisão sistemática e estudo de intervenção comunitária durante o período perinatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Maria de Fátima de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4570
Resumo: Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
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spelling Prevenção da cárie precoce da infância: revisão sistemática e estudo de intervenção comunitária durante o período perinatalProjeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina DentáriaIntrodução: A doença cárie, particularmente durante a primeira infância, apresenta repercussões significativas tanto a nível individual, familiar e socioeconómico, com impacto imediato e a longo prazo. Tratando-se de uma doença do foro comportamental é passível de prevenção, para o que é fundamental o conhecimento dos fatores promotores de saúde oral e dos fatores de risco de cárie. A família, e em especial a mãe, constitui, desde o nascimento, o centro de referência para a transmissão de comportamentos (pelo que ensina, pelos costumes familiares e pelo exemplo) e de bactérias cariogénicas. Atualmente, admite-se que a informação em geral (e a relativa à saúde em particular) se encontra facilmente acessível ao normal cidadão adulto. Contudo, a procura de informação tende a ocorrer apenas se a pessoa percecionar que necessita dessa informação, o que, habitualmente, se associa ao aparecimento ou não resolução (espontânea ou por autoadministração) de sinais e/ou sintomas interpretados como indicadores de não saúde ou doença. Metodologia: Foi efetuada uma revisão sistemática e desenvolvido um estudo quasi-experimental de intervenção comunitária longitudinal, prospetivo e analítico, nas UCC do ACES da ULSM, entre janeiro e junho de 2014. A amostra, obtida por um método de amostragem por conveniência, foi constituída por um grupo de 97 grávidas e um grupo de 48 recém-mães. Em cada um dos grupos, aplicou-se um questionário, um pré-teste, uma sessão formativa e um pós-teste. Conclusão: Verificou-se que uma ação de educação para a saúde formal, presencial, direta, em grupo, numa única sessão e especificamente dirigida aumenta os conhecimentos sobre saúde oral em grávidas e recém-mães. Introduction: caries, particularly during infancy, presents both significant individual, family and socio-economic level, with immediate impact and long-term repercussions. Since is a disease of behavioral disorders it’s preventable, for which is fundamental to the understand of factors that promote oral health and caries risk factors. The family, especially the mother, from birth, is the reference center for the transmission of behavior (by teaching, by family customs and example) and cariogenic bacteria. Currently, it is assumed that information in general (and the health information in particular) is easily accessible to normal adult citizen. However, the demand for information tends to occur only if the person has such perception of information need, which usually is associated with the occurrence or lack of resolution (spontaneous or self-administration) of signs and/or symptoms interpreted as indicators of disease. Methods: A systematic review was performed and developed an analytical and longitudinal, prospective quasi-experimental study of community intervention, in the UCC of the ACES ULSM, between January and June 2014. The sample, obtained by a method of convenience sampling was formed by a group of 97 pregnant women and a group of 48 newly mothers. In each group, was applied a questionnaire, a pretest, a training session and a post-test. Conclusion: It was found that an action of formal education for health, attendance, direct, in group, in a single session and specifically targeted increases knowledge about oral health in pregnant mothers and newborn.[s.n.]Bulhosa, José FriasMartins, AliceRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVitorino, Maria de Fátima de Sousa2015-01-13T19:10:39Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4570201151375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:56Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:25.891987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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