Enquadramento e funcionamento da disciplina de PLNM no sistema educativo português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28709 |
Resumo: | Português Língua Não Materna (PLNM), definido por oposição ao conceito de Português Língua Materna, é uma disciplina escolar que passou a integrar o currículo do Ensino Básico do Sistema Educativo Português a partir do ano letivo de 2006-2007 e do Ensino Secundário a partir de 2007-2008. Começo por abordar alguns conceitos relacionados com o PLNM, tais como língua materna, língua estrangeira e língua segunda. Refiro, depois, genericamente, a questão dos direitos linguísticos, relacionando-os com os direitos à integração e à cidadania dos alunos de PLNM, para me deter um pouco mais demoradamente na legislação que regulamenta o PLNM, assim como nos seus documentos orientadores. |
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Enquadramento e funcionamento da disciplina de PLNM no sistema educativo portuguêsFramework and practice of PLNM in the Portuguese educational systemEncuadramiento y funcionamiento de la asignatura de PLNM en el sistema educativo portuguésEncadrement et fonctionnement de la discipline de PLNM au systeme educatif portugaisLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLíngua portuguesa - Estudo e ensinoCidadaniaPortuguês Língua Não Materna (PLNM), definido por oposição ao conceito de Português Língua Materna, é uma disciplina escolar que passou a integrar o currículo do Ensino Básico do Sistema Educativo Português a partir do ano letivo de 2006-2007 e do Ensino Secundário a partir de 2007-2008. Começo por abordar alguns conceitos relacionados com o PLNM, tais como língua materna, língua estrangeira e língua segunda. Refiro, depois, genericamente, a questão dos direitos linguísticos, relacionando-os com os direitos à integração e à cidadania dos alunos de PLNM, para me deter um pouco mais demoradamente na legislação que regulamenta o PLNM, assim como nos seus documentos orientadores.Portuguese as a Non-Mother Tongue (PLNM) is defined as opposed to the concept of Portuguese as a mother tongue. It has been a curricular subject included in the Portuguese Educational System since 2006-2007, in Basic Education, and since 2007-2008, in Secondary Education. First, I approach some operational concepts in PLNM, such as mother tongue, foreign language and second language. Then, I briefly refer to the linguistic rights and the right to integration and citizenship of PLNM students. Then, I analyse the legislation related to PLNM as well as its documents of reference.Portugués Lengua No Materna (PLNM) definida por oposición al concepto de Portugués Lengua Materna, es una asignatura que hace parte del currículo de la Enseñanza Básica del Sistema Educativo Portugués, desde el año 2006-2007 y del Bachillerato desde el año 2007-2008. Empiezo por plantear algunos conceptos relacionados, así como la lengua materna, lengua extranjera y lengua segunda. Me refiero, a continuación, genéricamente, al tema de los derechos lingüísticos, relacionándolos con los derechos a la integración y la ciudadanía de los alumnos de PLNM; después me detengo un poco más en la legislación que regula el PLNM, bien como sus documentos rectores.Portugais Langue Non Maternelle (PLNM), définie par opposition au concept de Portugais Langue Maternelle, est une matière scolaire que qui intègre le curriculum de l’enseignement basique du Système Educatif Portugais depuis 2006-2007 e de l’enseignement secondaire depuis 2007-2008. Pour commencer j’aborde des concepts qui se relaient avec le PLNM, tels que, par exemple, langue maternelle, langue étrangère et langue seconde. Après, je fais référence, génériquement, à la question des droits linguistiques, en les associant avec les droits d’intégration e de citoyenneté des étudiants de PLNM, et j’analyse plus spécifiquement la législation relative au PLNM, ainsi que ses documents directeurs.Repositório da Universidade de LisboaPereira, Conceição2017-08-21T08:43:07Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28709por2446-7189info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:53.683849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Português Língua Não Materna (PLNM), definido por oposição ao conceito de Português Língua Materna, é uma disciplina escolar que passou a integrar o currículo do Ensino Básico do Sistema Educativo Português a partir do ano letivo de 2006-2007 e do Ensino Secundário a partir de 2007-2008. Começo por abordar alguns conceitos relacionados com o PLNM, tais como língua materna, língua estrangeira e língua segunda. Refiro, depois, genericamente, a questão dos direitos linguísticos, relacionando-os com os direitos à integração e à cidadania dos alunos de PLNM, para me deter um pouco mais demoradamente na legislação que regulamenta o PLNM, assim como nos seus documentos orientadores. |
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