O podcast no ensino de design de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Sebastião Maria Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20132
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_98bb27b395487bb4d329cdc13076cdcd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O podcast no ensino de design de comunicaçãoDesign de comunicaçãoRecursos de aprendizagemPodcastsHistória do design de comunicaçãoCommunication designLearning resourcesPodcastsCommunication design historyDissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.Qualquer atividade intelectual vive de conhecimentos técnicos, mas também da capacidade intelectual do executor. A formação do designer carece, portanto, quer de conhecimentos técnicos práticos e de conhecimentos técnicos teóricos que vão alimentar a sua capacidade profissional, formando uma “bagagem” de informações para uso futuro. Se esta questão se coloca em todas as aprendizagens, é a fortiori mais significativa no caso do design que é uma atividade que exige um conhecimento alargado e uma visão ampla dos contextos sociais em que opera, que podem ir da construção civil às artes plásticas. A presente investigação pretende fornecer aos estudantes design de comunicação informação útil e editada pela comunidade académica, através de recursos de aprendizagem complementares à atividade letiva em sala de aula, com o objetivo maior de promover uma melhor aprendizagem de design de comunicação. Deste modo, foi utilizada uma metodologia mista de base não intervencionista e intervencionista, composta por revisão da literatura, casos de estudo e inquérito. O trabalho foi levado à prática e difundido publicamente, tendo sido desenvolvido um canal de podcasts sobre design português que dá a conhecer o percurso e experiências dos designers entrevistados em cada episódio. Posteriormente, foi realizada uma avaliação do projeto, através do recurso ao instrumento “Learning Object Review Instrument” (LORI), com o objetivo de averiguar a relevância e importância dos recursos criados. Os resultados obtidos indicam que o podcast poderá constituir-se como recurso de aprendizagem valorizado pelos estudantes de design e complementar à atividade letiva em sala de aula.ABSTRACT: Any intellectual activity relies on technical knowledge, but also on the intellectual capacity of the performer. The training of the designer, therefore, lacks both practical technical knowledge and theoretical technical knowledge that will feed his professional capacity, forming a “baggage” of information for future use. If this question arises in all learning, it is the most significant fortiori in the case of design, which is an activity that requires broad knowledge and a broad view of the social contexts in which it operates, that can range from construction to the fine arts. This research aims to provide students with communication design useful information edited by the academic community, through learning resources complementary to classroom activity, with the ultimate goal of promoting better communication design learning. Thus, a mixed non-interventionist and interventionist based methodology was used, consisting of literature review, case studies and inquiry. The work was put into practice and publicly disseminated, and we developed a channel of podcasts about Portuguese design that discloses the path and experiences of the designers interviewed in each episode. Subsequently, an evaluation of the project was carried out through the use of the Learning Object Review Instrument (LORI), in order to ascertain the relevance and importance of the resources created. The results indicate that the podcast may be a learning resource valued by design students and complement the classroom activity.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaFalcão, Gonçalo André MoçoRepositório da Universidade de LisboaSalgado, Sebastião Maria Guimarães2020-06-03T14:41:35Z2019-12-092019-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20132porSALGADO, Sebastião Maria Guimarães - O podcast no ensino de design de comunicação.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:56.076491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O podcast no ensino de design de comunicação
title O podcast no ensino de design de comunicação
spellingShingle O podcast no ensino de design de comunicação
Salgado, Sebastião Maria Guimarães
Design de comunicação
Recursos de aprendizagem
Podcasts
História do design de comunicação
Communication design
Learning resources
Podcasts
Communication design history
title_short O podcast no ensino de design de comunicação
title_full O podcast no ensino de design de comunicação
title_fullStr O podcast no ensino de design de comunicação
title_full_unstemmed O podcast no ensino de design de comunicação
title_sort O podcast no ensino de design de comunicação
author Salgado, Sebastião Maria Guimarães
author_facet Salgado, Sebastião Maria Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Gonçalo André Moço
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Sebastião Maria Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Recursos de aprendizagem
Podcasts
História do design de comunicação
Communication design
Learning resources
Podcasts
Communication design history
topic Design de comunicação
Recursos de aprendizagem
Podcasts
História do design de comunicação
Communication design
Learning resources
Podcasts
Communication design history
description Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
2019-12-09T00:00:00Z
2020-06-03T14:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20132
url http://hdl.handle.net/10400.5/20132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SALGADO, Sebastião Maria Guimarães - O podcast no ensino de design de comunicação.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131141350883328