Proposta de reformulação do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Beatriz Lavos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4351
Resumo: Com a “Cultural Turn”, a cultura passou a ser parte integrante na satisfação das necessidades básicas dos indivíduos e não um luxo a que apenas certas pessoas tinham acesso. É neste contexto que os gestores de destinos turísticos começam a apostar na cultura nas suas estratégias de promoção e diversificação da oferta. O turismo cultural tem crescido bastante nos últimos anos, sendo considerada uma das tipologias de turismo com maior potencial para a criação de oferta turística de um destino. No entanto, devido à grande diversidade de motivações dos turistas, torna-se difícil criar um único produto que satisfaça todos os turistas culturais. É neste sentido que surgem várias tipologias específicas dentro do turismo cultural, que têm vindo a ganhar grande importância quando se trata de desenvolver a oferta de um destino, como é o caso do cineturismo. O turismo e o cinema são duas atividades que sempre estiveram ligadas, mas só recentemente é que os gestores dos destinos turísticos começaram a apostar no cineturismo no desenvolvimento da sua oferta. Percebendo o potencial da sétima arte, surge a organização de festivais culturais, em particular, de festivais de cinema. No entanto, apesar de se reconhecer a importância deste tipo de evento no desenvolvimento dos territórios, ainda não existe uma grande ligação entre os festivais e o turismo. Nos últimos tempos, nota-se um maior conhecimento da área e esforço em unir a organização destes festivais à indústria do turismo. Exemplo disso é a rede CIFFT que conta com 17 festivais de cinema de turismo, nomeadamente o ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, fundado em 2008, em Portugal. É neste contexto que surge este projeto, cujo principal objetivo é desenvolver uma proposta de consolidação do ART&TUR, que após sofrer uma grande transição em 2018, apresenta um grande potencial de desenvolvimento e que, no futuro, poderá tornar-se um excelente instrumento de apoio à marca Centro de Portugal. Conclui-se que apesar de o Festival ART&TUR apresentar várias forças e fraquezas, existe espaço para as consolidar e solucionar e a proposta apresentada trabalha sobre essa questão. As iniciativas e ações propostas são não só uma forma de melhorar o evento, mas também de criar uma maior ligação entre o cinema e o turismo.
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