Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15752 |
Resumo: | Na visão atual, o conceito de manutenção evoluiu, devendo esta ser organizada de forma a evitar a ocorrência de falhas ao menor custo possível. Desta forma, surge a oportunidade de criação de um projeto piloto de desenvolvimento de um novo modelo de manutenção para a rede de transportadores das linhas de enchimento de vidro. Para a definição da metodologia a seguir foi crucial a análise de indicadores de desempenho, bem como a utilização de ferramentas de apoio à análise de causas como o diagrama de causa efeito. A presente dissertação dividiu-se essencialmente em três fases. Num primeiro momento procedeu-se ao desenvolvimento da estrutura técnica da rede de transportadores no sistema ERP SAP. A segunda fase consistiu na hierarquização dos equipamentos com base na sua criticidade para o processo produtivo, seguido de uma posterior análise dos seus modos de falha através de uma análise FMEA e definição de ações preventivas a desenvolver que visam o aumento da fiabilidade dos equipamentos. Nesta segunda fase é igualmente elaborada uma nova proposta de gestão de inventário baseada nos modelos de previsão consumo de peças de reserva referidos na literatura. A terceira e última fase diz respeito à análise dos resultados obtidos os quais se revelaram satisfatórios tendo-se atingido objetivo de manter a taxa de avaria (TAV) da rede de transportadores de garrafas da linha 2 abaixo dos 0,50% representando uma diminuição da TAV em 50% comparando o período de janeiro de 2018 a setembro de 2018 com o período de outubro de 2018 a maio de 2019. Nesta fase são igualmente apresentadas as conclusões do trabalho realizado e enumeradas algumas propostas de trabalho futuro. |
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Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidroManutençãoNovo modelo de manutençãoIndicadores de desempenhoDiagrama causa efeitoSAPFMEAFiabilidadeAções preventivasPeças de reservaMaintenanceNew maintenance modePerformance indicatorsCause-effect diagramReliabilityPreventive actionsSpare partsNa visão atual, o conceito de manutenção evoluiu, devendo esta ser organizada de forma a evitar a ocorrência de falhas ao menor custo possível. Desta forma, surge a oportunidade de criação de um projeto piloto de desenvolvimento de um novo modelo de manutenção para a rede de transportadores das linhas de enchimento de vidro. Para a definição da metodologia a seguir foi crucial a análise de indicadores de desempenho, bem como a utilização de ferramentas de apoio à análise de causas como o diagrama de causa efeito. A presente dissertação dividiu-se essencialmente em três fases. Num primeiro momento procedeu-se ao desenvolvimento da estrutura técnica da rede de transportadores no sistema ERP SAP. A segunda fase consistiu na hierarquização dos equipamentos com base na sua criticidade para o processo produtivo, seguido de uma posterior análise dos seus modos de falha através de uma análise FMEA e definição de ações preventivas a desenvolver que visam o aumento da fiabilidade dos equipamentos. Nesta segunda fase é igualmente elaborada uma nova proposta de gestão de inventário baseada nos modelos de previsão consumo de peças de reserva referidos na literatura. A terceira e última fase diz respeito à análise dos resultados obtidos os quais se revelaram satisfatórios tendo-se atingido objetivo de manter a taxa de avaria (TAV) da rede de transportadores de garrafas da linha 2 abaixo dos 0,50% representando uma diminuição da TAV em 50% comparando o período de janeiro de 2018 a setembro de 2018 com o período de outubro de 2018 a maio de 2019. Nesta fase são igualmente apresentadas as conclusões do trabalho realizado e enumeradas algumas propostas de trabalho futuro.In the current day and age, the concept of maintenance has evolved in such means that it should be organized in order to avoid the occurrence of failures with the lowest possible maintenance cost. From this emerged the opportunity to create a pilot project to develop a new maintenance model for a conveyor network of glass filling lines. In order to define the methodology of the project the analysis of the performance indicators was crucial, as well as the use of tools as cause and effect diagram to support the cause analysis. The project was divided into three phases in which in the first stage the technical structure of the conveyor network in the SAP ERP was developed. The second phase consisted in a hierarchy discrimination based on the criticality of the equipment for the production process and further analysis of their failure modes through FMEA analysis in order to define the preventive actions to take to increase the reliability of the equipment. In this second phase it is also proposed a new inventory management model based on the spare parts consumption forecasting models mentioned in the literature. The third and last phase concerns the analysis of the results obtained which were satisfactory having achieved the objective of keeping the malfunction rates (TAV) of the glass conveyor network below 0.50%, meaning a 50% reduction in TAV comparing the period from January 2018 to September 2018 with October 2018 to May 2019 period. At this stage, are presented the conclusions of the project and are also presented and some future work proposals.Ramos, António José GalrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, João Nuno Rocha de Sousa Machado2020-04-14T09:21:05Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15752TID:202468747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:27.361643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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