Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, João Nuno Rocha de Sousa Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15752
Resumo: Na visão atual, o conceito de manutenção evoluiu, devendo esta ser organizada de forma a evitar a ocorrência de falhas ao menor custo possível. Desta forma, surge a oportunidade de criação de um projeto piloto de desenvolvimento de um novo modelo de manutenção para a rede de transportadores das linhas de enchimento de vidro. Para a definição da metodologia a seguir foi crucial a análise de indicadores de desempenho, bem como a utilização de ferramentas de apoio à análise de causas como o diagrama de causa efeito. A presente dissertação dividiu-se essencialmente em três fases. Num primeiro momento procedeu-se ao desenvolvimento da estrutura técnica da rede de transportadores no sistema ERP SAP. A segunda fase consistiu na hierarquização dos equipamentos com base na sua criticidade para o processo produtivo, seguido de uma posterior análise dos seus modos de falha através de uma análise FMEA e definição de ações preventivas a desenvolver que visam o aumento da fiabilidade dos equipamentos. Nesta segunda fase é igualmente elaborada uma nova proposta de gestão de inventário baseada nos modelos de previsão consumo de peças de reserva referidos na literatura. A terceira e última fase diz respeito à análise dos resultados obtidos os quais se revelaram satisfatórios tendo-se atingido objetivo de manter a taxa de avaria (TAV) da rede de transportadores de garrafas da linha 2 abaixo dos 0,50% representando uma diminuição da TAV em 50% comparando o período de janeiro de 2018 a setembro de 2018 com o período de outubro de 2018 a maio de 2019. Nesta fase são igualmente apresentadas as conclusões do trabalho realizado e enumeradas algumas propostas de trabalho futuro.
id RCAP_98d1d8029496519116316cb28b8f0fe6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidroManutençãoNovo modelo de manutençãoIndicadores de desempenhoDiagrama causa efeitoSAPFMEAFiabilidadeAções preventivasPeças de reservaMaintenanceNew maintenance modePerformance indicatorsCause-effect diagramReliabilityPreventive actionsSpare partsNa visão atual, o conceito de manutenção evoluiu, devendo esta ser organizada de forma a evitar a ocorrência de falhas ao menor custo possível. Desta forma, surge a oportunidade de criação de um projeto piloto de desenvolvimento de um novo modelo de manutenção para a rede de transportadores das linhas de enchimento de vidro. Para a definição da metodologia a seguir foi crucial a análise de indicadores de desempenho, bem como a utilização de ferramentas de apoio à análise de causas como o diagrama de causa efeito. A presente dissertação dividiu-se essencialmente em três fases. Num primeiro momento procedeu-se ao desenvolvimento da estrutura técnica da rede de transportadores no sistema ERP SAP. A segunda fase consistiu na hierarquização dos equipamentos com base na sua criticidade para o processo produtivo, seguido de uma posterior análise dos seus modos de falha através de uma análise FMEA e definição de ações preventivas a desenvolver que visam o aumento da fiabilidade dos equipamentos. Nesta segunda fase é igualmente elaborada uma nova proposta de gestão de inventário baseada nos modelos de previsão consumo de peças de reserva referidos na literatura. A terceira e última fase diz respeito à análise dos resultados obtidos os quais se revelaram satisfatórios tendo-se atingido objetivo de manter a taxa de avaria (TAV) da rede de transportadores de garrafas da linha 2 abaixo dos 0,50% representando uma diminuição da TAV em 50% comparando o período de janeiro de 2018 a setembro de 2018 com o período de outubro de 2018 a maio de 2019. Nesta fase são igualmente apresentadas as conclusões do trabalho realizado e enumeradas algumas propostas de trabalho futuro.In the current day and age, the concept of maintenance has evolved in such means that it should be organized in order to avoid the occurrence of failures with the lowest possible maintenance cost. From this emerged the opportunity to create a pilot project to develop a new maintenance model for a conveyor network of glass filling lines. In order to define the methodology of the project the analysis of the performance indicators was crucial, as well as the use of tools as cause and effect diagram to support the cause analysis. The project was divided into three phases in which in the first stage the technical structure of the conveyor network in the SAP ERP was developed. The second phase consisted in a hierarchy discrimination based on the criticality of the equipment for the production process and further analysis of their failure modes through FMEA analysis in order to define the preventive actions to take to increase the reliability of the equipment. In this second phase it is also proposed a new inventory management model based on the spare parts consumption forecasting models mentioned in the literature. The third and last phase concerns the analysis of the results obtained which were satisfactory having achieved the objective of keeping the malfunction rates (TAV) of the glass conveyor network below 0.50%, meaning a 50% reduction in TAV comparing the period from January 2018 to September 2018 with October 2018 to May 2019 period. At this stage, are presented the conclusions of the project and are also presented and some future work proposals.Ramos, António José GalrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, João Nuno Rocha de Sousa Machado2020-04-14T09:21:05Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15752TID:202468747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:27.361643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro
title Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro
Gonçalves, João Nuno Rocha de Sousa Machado
Manutenção
Novo modelo de manutenção
Indicadores de desempenho
Diagrama causa efeito
SAP
FMEA
Fiabilidade
Ações preventivas
Peças de reserva
Maintenance
New maintenance mode
Performance indicators
Cause-effect diagram
Reliability
Preventive actions
Spare parts
title_short Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro
title_full Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro
title_sort Desenvolvimento de um modelo de manutenção da rede de transportadores de garrafas de vidro
author Gonçalves, João Nuno Rocha de Sousa Machado
author_facet Gonçalves, João Nuno Rocha de Sousa Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, António José Galrão
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, João Nuno Rocha de Sousa Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Manutenção
Novo modelo de manutenção
Indicadores de desempenho
Diagrama causa efeito
SAP
FMEA
Fiabilidade
Ações preventivas
Peças de reserva
Maintenance
New maintenance mode
Performance indicators
Cause-effect diagram
Reliability
Preventive actions
Spare parts
topic Manutenção
Novo modelo de manutenção
Indicadores de desempenho
Diagrama causa efeito
SAP
FMEA
Fiabilidade
Ações preventivas
Peças de reserva
Maintenance
New maintenance mode
Performance indicators
Cause-effect diagram
Reliability
Preventive actions
Spare parts
description Na visão atual, o conceito de manutenção evoluiu, devendo esta ser organizada de forma a evitar a ocorrência de falhas ao menor custo possível. Desta forma, surge a oportunidade de criação de um projeto piloto de desenvolvimento de um novo modelo de manutenção para a rede de transportadores das linhas de enchimento de vidro. Para a definição da metodologia a seguir foi crucial a análise de indicadores de desempenho, bem como a utilização de ferramentas de apoio à análise de causas como o diagrama de causa efeito. A presente dissertação dividiu-se essencialmente em três fases. Num primeiro momento procedeu-se ao desenvolvimento da estrutura técnica da rede de transportadores no sistema ERP SAP. A segunda fase consistiu na hierarquização dos equipamentos com base na sua criticidade para o processo produtivo, seguido de uma posterior análise dos seus modos de falha através de uma análise FMEA e definição de ações preventivas a desenvolver que visam o aumento da fiabilidade dos equipamentos. Nesta segunda fase é igualmente elaborada uma nova proposta de gestão de inventário baseada nos modelos de previsão consumo de peças de reserva referidos na literatura. A terceira e última fase diz respeito à análise dos resultados obtidos os quais se revelaram satisfatórios tendo-se atingido objetivo de manter a taxa de avaria (TAV) da rede de transportadores de garrafas da linha 2 abaixo dos 0,50% representando uma diminuição da TAV em 50% comparando o período de janeiro de 2018 a setembro de 2018 com o período de outubro de 2018 a maio de 2019. Nesta fase são igualmente apresentadas as conclusões do trabalho realizado e enumeradas algumas propostas de trabalho futuro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-04-14T09:21:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15752
TID:202468747
url http://hdl.handle.net/10400.22/15752
identifier_str_mv TID:202468747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131446273638400