Caminhar para a inclusão com inteligência : programa de intervenção juspsicológica de formação da competência emocional em docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6348 |
Resumo: | A Exclusão Social significa a rejeição de tudo aquilo que se encontra fora dos padrões e representações ditas normais da sociedade moderna (Xiberras, 1993) podendo, portanto, ter várias fontes e origens (Costa, 1998; Costa, A. B., Baptista, I., Perista, P. & Carrilho, P., 2008) destacando-se, neste estudo, o desvio, a delinquência e o Abandono Escolar, sobre as quais se desenvolve a intervenção juspsicológica (Poiares & Ramos, 2007) desenvolvida pelo Psicólogo Forense e da Exclusão Social. A Intervenção Juspsicológica poderá dar-se a diferentes níveis de intervenção, mas, também, de prevenção. Existe, por isso, a necessidade de implementação de programas escolares alternativos (Genovés & Latorre, 1995) que requerem dos profissionais que aí exercem as suas funções – professores e técnicos - a devida preparação profissional e pessoal. Assim, e colmatando os programas direcionados para as crianças e jovens, o presente estudo apresenta-se como uma proposta de programa complementar a esses mesmos programas, incidindo sobre os profissionais e a necessidade de desenvolvimento da sua Competência Emocional, individual e de equipa. O Programa de Intervenção Juspsicológica Caminhar para a Inclusão com Inteligência, composto por 6 módulos e 9 sessões, recorrendo ao estímulo da Inteligência Emocional, e utilizando a dramatização como técnica de «empowerment», agirá na tentativa da mudança social desejada. |
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Caminhar para a inclusão com inteligência : programa de intervenção juspsicológica de formação da competência emocional em docentesMESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE E EXCLUSÃO SOCIALEXCLUSÃO SOCIALINTERVENÇÃO JUSPSICOLÓGICAABANDONO ESCOLARINTELIGÊNCIA EMOCIONALPSICOLOGIASOCIAL EXCLUSIONFORENSIC PSYCHOLOGICAL INTERVENTIONSDROPPING OUTEMOTIONAL INTELLIGENCEPSYCHOLOGYA Exclusão Social significa a rejeição de tudo aquilo que se encontra fora dos padrões e representações ditas normais da sociedade moderna (Xiberras, 1993) podendo, portanto, ter várias fontes e origens (Costa, 1998; Costa, A. B., Baptista, I., Perista, P. & Carrilho, P., 2008) destacando-se, neste estudo, o desvio, a delinquência e o Abandono Escolar, sobre as quais se desenvolve a intervenção juspsicológica (Poiares & Ramos, 2007) desenvolvida pelo Psicólogo Forense e da Exclusão Social. A Intervenção Juspsicológica poderá dar-se a diferentes níveis de intervenção, mas, também, de prevenção. Existe, por isso, a necessidade de implementação de programas escolares alternativos (Genovés & Latorre, 1995) que requerem dos profissionais que aí exercem as suas funções – professores e técnicos - a devida preparação profissional e pessoal. Assim, e colmatando os programas direcionados para as crianças e jovens, o presente estudo apresenta-se como uma proposta de programa complementar a esses mesmos programas, incidindo sobre os profissionais e a necessidade de desenvolvimento da sua Competência Emocional, individual e de equipa. O Programa de Intervenção Juspsicológica Caminhar para a Inclusão com Inteligência, composto por 6 módulos e 9 sessões, recorrendo ao estímulo da Inteligência Emocional, e utilizando a dramatização como técnica de «empowerment», agirá na tentativa da mudança social desejada.Social Exclusion is the rejection of everything that is outside of the patterns and normalizing representations of modern society (Xiberras, 1993) it may, therefore, have various sources and origins (Costa, 1998; Costa, A. B., Baptista, I., Perista, P. & Carrilho, P., 2008) high lighting, in this study, the deviation, delinquency and School Abandonment on which is developed this juspsychological intervention (Poiares & Ramos, 2007) developed by the Forensic and Social Exclusion Psychologist. The Juspsychological Intervention can be done at different level of intervention, but also of prevention. There is, therefore, the need to implement alternative school programs that require the professionals who work there – teachers and technicians – proper professional and personal training. Thus, and complementing the programs aimed at children and young people, this study presents a proposal for a supplementary program to those programs, focusing on the professionals and the need to develop their individual and team Emotional Competence. The Juspsychological Intervention Program Caminhar para a Inclusão com Inteligência, consists of 6 modules and 9 sessions, using the stimulation of emotional intelligence, and using dramatization as an empowerment technique, will act in trying the desired social change.2015-06-03T15:05:42Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6348TID:201228807porPereira, Marta Filomena Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:20.732670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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