A educação da criança durante o Estado Novo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8369 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, o Estágio no 2ºCiclo realizou-se entre outubro de 2015 e março de 2016. De outubro a janeiro realizou-se o estágio às disciplinas de matemática e ciências da natureza e de janeiro a março às disciplinas de português e história. Foi realizado a pares e alternando a lecionação da disciplina entre cada elemento, durante o tempo estipulado para a sua realização. O grupo com o qual tivemos o privilégio de trabalhar, na área de história e geografia de Portugal, era constituído por dezoito alunos, era heterogéneo a nível de idades e sexo. Neste trabalho, elaborado para a obtenção do grau de mestre em 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, propus-me realizar uma pesquisa sobre a vida da criança e principalmente a sua educação, durante o período político do Estado Novo. Está dividido em duas partes: a teórica onde analisei, no primeiro capítulo, o período político em questão, no segundo abordei a conceção e situação da criança em diversos aspetos da sua vida e no terceiro debrucei-me sobre a sua educação. A segunda parte é prática, descreve o Estágio em história. Começo por descrever o meio onde se localiza a Escola, caraterizo de uma forma breve a instituição e a turma e por fim apresento a minha prática de aulas supervisionadas na disciplina de história e geografia de Portugal, onde surgiu o tema para este projeto. |
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A educação da criança durante o Estado NovoCriançahistóriaEnsinoEstado Novo e SalazarNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, o Estágio no 2ºCiclo realizou-se entre outubro de 2015 e março de 2016. De outubro a janeiro realizou-se o estágio às disciplinas de matemática e ciências da natureza e de janeiro a março às disciplinas de português e história. Foi realizado a pares e alternando a lecionação da disciplina entre cada elemento, durante o tempo estipulado para a sua realização. O grupo com o qual tivemos o privilégio de trabalhar, na área de história e geografia de Portugal, era constituído por dezoito alunos, era heterogéneo a nível de idades e sexo. Neste trabalho, elaborado para a obtenção do grau de mestre em 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, propus-me realizar uma pesquisa sobre a vida da criança e principalmente a sua educação, durante o período político do Estado Novo. Está dividido em duas partes: a teórica onde analisei, no primeiro capítulo, o período político em questão, no segundo abordei a conceção e situação da criança em diversos aspetos da sua vida e no terceiro debrucei-me sobre a sua educação. A segunda parte é prática, descreve o Estágio em história. Começo por descrever o meio onde se localiza a Escola, caraterizo de uma forma breve a instituição e a turma e por fim apresento a minha prática de aulas supervisionadas na disciplina de história e geografia de Portugal, onde surgiu o tema para este projeto.The child's education during the Estado Novo In the scope of the Master's Degree in Primary and Secondary Education, the internship in the 2nd Cycle took place between October 2015 and March 2016. From October to January, the traineeship was given to the subjects of Mathematics and Natural Sciences and from January to March to the subjects of Portuguese and History. It was done in pairs and alternating the teaching discipline between each element, during the time stipulated for the accomplishment of the Internship. The group with which we had the privilege of working, in the area of History and Geography of Portugal, had eighteen students and was heterogeneous in terms of ages and sex. In this work, which was elaborated to obtain the Master's degree in 1st and 2nd Cycles of Basic Education, I proposed to conduct a research on the life of the child and especially his education during the «Estado Novo» political period. It is divided into two parts: the theoretical one where I analyze the political period in question in the first chapter, the second chapter deals with the conception and situation of the child in various aspects of her life and in the third section I consider her formal education. The second part is practical, describes the internship in History. I begin by describing the environment in which the School is located, I characterize the institution and the group briefly, and finally I present my supervised classes in the discipline of History and Geography of Portugal, where the theme for this project came about.2018-04-10T16:16:38Z2018-01-23T00:00:00Z2018-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8369TID:202324001porPereira, Andreia Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:17.004624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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