As ciências experimentais no 1º ciclo do ensino básico: uma investigação-ação colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/600
Resumo: Este estudo teve como objetivo primordial como é a atuação educativa dos professores do 3º ano do Ensino Básico face à área das ciências experimentais. Posteriormente a este objetivo primário surgiram outros objetivos, tais como: verificar os recursos e os espaços existentes na sala de aula para a realização de atividades no âmbito das ciências experimentais; identificar as dificuldades sentidas pelos professores na implementação de atividades experimentais; e incentivar os professores envolvidos a integrar e a dar continuidade às atividades das ciências experimentais. Esta investigação teve como participantes 4 professoras e os seus alunos de uma escola básica do concelho de Beja. Trata-se de um estudo que adotou o modelo de investigação-ação colaborativa, no qual foi utilizada uma metodologia de carater qualitativo. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados junto das professoras, uma entrevista de carater semi estruturado, uma escala de avaliação e uma grelha de apreciação. Os resultados, mostraram, numa primeira fase desta investigação, que os alunos de uma das professoras participantes neste estudo com escassa formação na área das ciências experimentais, apresentaram bastantes dificuldades nos processos associados à realização deste tipo de atividades. Estes alunos, mesmo após a implementação de um plano ação dirigido quer à sua professora quer a outras duas docentes, não apresentaram evolução relevante relativamente à posta em prática destes processos.
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