Integração e melhoria de processos na vulcanização de pneus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13099 |
Resumo: | A indústria automóvel apresenta-se como um grande pilar da economia mundial. De facto, a comodidade que os automóveis vieram trazer, levou à necessidade da sua produção em massa e a um aumento na exigência de produção. Os pneus não são caso particular, sendo um tipo de indústria cada vez mais exigente e competitivo. A otimização é um fator-chave na indústria automóvel, pois assim se consegue garantir a qualidade do produto com o menor custo de produção. O incremento simultâneo da capacidade produtiva e do grau de exigência, implicam normalmente um grande esforço por parte das empresas, quer a nível organizacional, quer a nível tecnológico. E é nesta lógica em que se contextualiza a presente dissertação: face à necessidade do aumento de produção de pneus, a Continental Mabor – Indústria de Pneus S.A. pretende adquirir novas prensas de vulcanização de pneus, o que implica o projeto de um novo canal de prensas, com toda a tecnologia que lhe está associada. O projeto de um novo canal de prensas exige a integração de várias áreas da engenharia e, com isso, surge a necessidade de integrar todos as ramificações do projeto num layout único, com o objetivo de otimizar o funcionamento do canal e de garantir a viabilidade da montagem do canal. O desafio apresentado implicou uma análise a todos os elementos integrantes do canal e o primeiro esboço permitiu determinar os principais constrangimentos. O desenvolvimento deste trabalho exigiu também um estudo aos canais já implementados, no sentido de apurar os erros cometidos nas construções anteriores. O resultado deste trabalho permitiu avaliar os projetos em desenvolvimento, no sentido de perceber se os projetos se adequam aos requisitos do cliente. Desta forma, foi possível antever erros na construção do canal, otimizar a sua montagem e economizar tempo entre a decisão de instalação e a sua colocação em funcionamento. |
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