Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sérgio Alexandre Antunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/42372
Resumo: Com a forte expansão verificada na rede rodoviária em Portugal nos últimos anos e com o aumento progressivo do tráfego rodoviário, as pontes metálicas antigas têm sido sucessivamente adaptadas às novas exigências de mobilidade através de trabalhos de reabilitação e de alargamento estrutural, com recurso a soluções mistas aço-betão. Em face da verificação do envelhecimento e degradação das infraestruturas rodoviárias, nomeadamente das obras de arte, na última década os esforços das autoridades rodoviárias, ex-EP - Estradas de Portugal, S.A., centraram-se na criação e na consolidação de sistemas de gestão de obras de arte, tendo em vista a criação de estratégias e de metodologias sistematizadas para a conservação e manutenção destas estruturas. Com a maturação do sistema de gestão de obras de arte da ex-EP, ao longo dos últimos anos, tem-se constatado a necessidade de estabelecer uma observação mais frequente nas pontes metálicas antigas e com posteriores adaptações estruturais mistas aço-betão, muito singulares da rede rodoviária, em oposição do que sucede com as obras de arte correntes. Por serem constituídas por materiais bastante antigos e nem sempre habilitados para suportar as atuais sobrecargas rodoviárias, é fundamental uma observação periódica rigorosa nestas estruturas através de inspeções principais, sendo esta uma atividade essencial em todo o sistema de gestão, nomeadamente pela importância na definição de prioridades de intervenção em obras de arte. A IP - Infraestruturas de Portugal, S.A., fundada em 2015, fruto da incorporação, por fusão, da EP - Estradas de Portugal, S.A. na Rede Ferroviária Nacional – REFER, E.P.E., despoletou um procedimento tendo em vista a uniformização de metodologias e de boas práticas no âmbito da gestão dos ativos, do qual resultou recentemente o novo sistema de gestão de obras de arte da IP (SGOA IP). A presente dissertação pretende descrever os procedimentos gerais relacionados com a atividade das inspeções principais a obras de arte rodoviárias, com vertente especifica para pontes construídas em Portugal no final do século XIX e início do século XX, de superestrutura metálica ou mista, e infraestrutura materializada por elementos em alvenaria de pedra, enquadrando essa atividade dentro do SGOA IP. Nesse âmbito, será também apresentado um caso prático da inspeção principal à ponte de D. Luís s/ rio Tejo, construída em 1881.
id RCAP_98f9f20a21469fa7de8cb9964fd7ea82
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/42372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejoobras de arteestruturasmistasinspeçãoanomaliassistemas de gestão da conservaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilCom a forte expansão verificada na rede rodoviária em Portugal nos últimos anos e com o aumento progressivo do tráfego rodoviário, as pontes metálicas antigas têm sido sucessivamente adaptadas às novas exigências de mobilidade através de trabalhos de reabilitação e de alargamento estrutural, com recurso a soluções mistas aço-betão. Em face da verificação do envelhecimento e degradação das infraestruturas rodoviárias, nomeadamente das obras de arte, na última década os esforços das autoridades rodoviárias, ex-EP - Estradas de Portugal, S.A., centraram-se na criação e na consolidação de sistemas de gestão de obras de arte, tendo em vista a criação de estratégias e de metodologias sistematizadas para a conservação e manutenção destas estruturas. Com a maturação do sistema de gestão de obras de arte da ex-EP, ao longo dos últimos anos, tem-se constatado a necessidade de estabelecer uma observação mais frequente nas pontes metálicas antigas e com posteriores adaptações estruturais mistas aço-betão, muito singulares da rede rodoviária, em oposição do que sucede com as obras de arte correntes. Por serem constituídas por materiais bastante antigos e nem sempre habilitados para suportar as atuais sobrecargas rodoviárias, é fundamental uma observação periódica rigorosa nestas estruturas através de inspeções principais, sendo esta uma atividade essencial em todo o sistema de gestão, nomeadamente pela importância na definição de prioridades de intervenção em obras de arte. A IP - Infraestruturas de Portugal, S.A., fundada em 2015, fruto da incorporação, por fusão, da EP - Estradas de Portugal, S.A. na Rede Ferroviária Nacional – REFER, E.P.E., despoletou um procedimento tendo em vista a uniformização de metodologias e de boas práticas no âmbito da gestão dos ativos, do qual resultou recentemente o novo sistema de gestão de obras de arte da IP (SGOA IP). A presente dissertação pretende descrever os procedimentos gerais relacionados com a atividade das inspeções principais a obras de arte rodoviárias, com vertente especifica para pontes construídas em Portugal no final do século XIX e início do século XX, de superestrutura metálica ou mista, e infraestrutura materializada por elementos em alvenaria de pedra, enquadrando essa atividade dentro do SGOA IP. Nesse âmbito, será também apresentado um caso prático da inspeção principal à ponte de D. Luís s/ rio Tejo, construída em 1881.Cismasiu, CorneliuRUNPereira, Sérgio Alexandre Antunes2018-07-24T15:12:42Z2018-0720182018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/42372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:22:51Zoai:run.unl.pt:10362/42372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:29.108711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejo
title Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejo
spellingShingle Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejo
Pereira, Sérgio Alexandre Antunes
obras de arte
estruturas
mistas
inspeção
anomalias
sistemas de gestão da conservação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejo
title_full Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejo
title_fullStr Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejo
title_full_unstemmed Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejo
title_sort Inspeção de obras de arte metálicas e mistas - Caso de estudo: Ponte de D. Luís s/ o rio Tejo
author Pereira, Sérgio Alexandre Antunes
author_facet Pereira, Sérgio Alexandre Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cismasiu, Corneliu
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sérgio Alexandre Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv obras de arte
estruturas
mistas
inspeção
anomalias
sistemas de gestão da conservação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic obras de arte
estruturas
mistas
inspeção
anomalias
sistemas de gestão da conservação
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description Com a forte expansão verificada na rede rodoviária em Portugal nos últimos anos e com o aumento progressivo do tráfego rodoviário, as pontes metálicas antigas têm sido sucessivamente adaptadas às novas exigências de mobilidade através de trabalhos de reabilitação e de alargamento estrutural, com recurso a soluções mistas aço-betão. Em face da verificação do envelhecimento e degradação das infraestruturas rodoviárias, nomeadamente das obras de arte, na última década os esforços das autoridades rodoviárias, ex-EP - Estradas de Portugal, S.A., centraram-se na criação e na consolidação de sistemas de gestão de obras de arte, tendo em vista a criação de estratégias e de metodologias sistematizadas para a conservação e manutenção destas estruturas. Com a maturação do sistema de gestão de obras de arte da ex-EP, ao longo dos últimos anos, tem-se constatado a necessidade de estabelecer uma observação mais frequente nas pontes metálicas antigas e com posteriores adaptações estruturais mistas aço-betão, muito singulares da rede rodoviária, em oposição do que sucede com as obras de arte correntes. Por serem constituídas por materiais bastante antigos e nem sempre habilitados para suportar as atuais sobrecargas rodoviárias, é fundamental uma observação periódica rigorosa nestas estruturas através de inspeções principais, sendo esta uma atividade essencial em todo o sistema de gestão, nomeadamente pela importância na definição de prioridades de intervenção em obras de arte. A IP - Infraestruturas de Portugal, S.A., fundada em 2015, fruto da incorporação, por fusão, da EP - Estradas de Portugal, S.A. na Rede Ferroviária Nacional – REFER, E.P.E., despoletou um procedimento tendo em vista a uniformização de metodologias e de boas práticas no âmbito da gestão dos ativos, do qual resultou recentemente o novo sistema de gestão de obras de arte da IP (SGOA IP). A presente dissertação pretende descrever os procedimentos gerais relacionados com a atividade das inspeções principais a obras de arte rodoviárias, com vertente especifica para pontes construídas em Portugal no final do século XIX e início do século XX, de superestrutura metálica ou mista, e infraestrutura materializada por elementos em alvenaria de pedra, enquadrando essa atividade dentro do SGOA IP. Nesse âmbito, será também apresentado um caso prático da inspeção principal à ponte de D. Luís s/ rio Tejo, construída em 1881.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24T15:12:42Z
2018-07
2018
2018-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/42372
url http://hdl.handle.net/10362/42372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137938049597440