(Re) Vitalização de um Espaço Anónimo Projeto num Farol em Siracusa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Maria Elisa Albuquerque
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8016
Resumo: Existe, nas ruínas, um misticismo que atrai o homem e que o fascina. Chateaubriand, na sua obra Génie du Christianisme, justifica esta “atração secreta” afirmando que se deve “à fragilidade da nossa natureza, e a uma conformidade secreta entre os monumentos destruídos e a rapidez da nossa existência” (Chateaubriand, 1861). Esse fascínio prolonga-se no tempo, tendo tido uma valorização maior nos últimos dois séculos. Esta valorização supera o interesse arqueológico e a apreciação de uma obra antiga; ultrapassa a vontade de uma reabilitação, tornando-se num objeto de curiosidade histórica e integrante na arquitetura contemporânea. Tendo em consideração que um edifício apenas consegue sobreviver à passagem inexorável do tempo se estiver, de forma sistematizada, ocupado (tal como os mosteiros, as igrejas e os palácios), é notoriamente necessário que exista uma preocupação em manter em bom estado de conservação os edifícios que não possuem o caráter ocupacional. Para estes, é fundamental reabilitar e recuperar as qualidades perdidas e integrar as características necessárias para o bom funcionamento do objeto arquitetónico. Assim, pode ser indispensável recorrer a três momentos distintos – conservação, demolição e construção – no sentido de se criarem ou recriarem novas funções. Os faróis, considerando-se parte integrante dos objetos arquitetónicos, têm sido alvo de esquecimento pela sociedade aquando do seu desuso. Os mesmos são resultantes de uma construção anónima, de uma arquitetura sem arquitetos, uma vez que foram criados com base na sua função (arquitetura de sinalização) e não na conceção arquitetónica universal, tendo sido construídos, na sua maioria, por engenheiros, sem olhar a relações de escala e a preocupações ornamentais (Becher, 1969). Assim, é necessário haver uma preocupação em manter a sua identidade e, através da recuperação das suas formas, atribuir-lhe uma nova função. Nesta dissertação, após feita uma análise teórica da importância da reabilitação de objetos arquitetónicos, far-se-á uma proposta de uma estrutura turística hoteleira nas estruturas e edificações do Farol de Murro di Porco, em Siracusa, Itália.
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Tendo em consideração que um edifício apenas consegue sobreviver à passagem inexorável do tempo se estiver, de forma sistematizada, ocupado (tal como os mosteiros, as igrejas e os palácios), é notoriamente necessário que exista uma preocupação em manter em bom estado de conservação os edifícios que não possuem o caráter ocupacional. Para estes, é fundamental reabilitar e recuperar as qualidades perdidas e integrar as características necessárias para o bom funcionamento do objeto arquitetónico. Assim, pode ser indispensável recorrer a três momentos distintos – conservação, demolição e construção – no sentido de se criarem ou recriarem novas funções. Os faróis, considerando-se parte integrante dos objetos arquitetónicos, têm sido alvo de esquecimento pela sociedade aquando do seu desuso. Os mesmos são resultantes de uma construção anónima, de uma arquitetura sem arquitetos, uma vez que foram criados com base na sua função (arquitetura de sinalização) e não na conceção arquitetónica universal, tendo sido construídos, na sua maioria, por engenheiros, sem olhar a relações de escala e a preocupações ornamentais (Becher, 1969). Assim, é necessário haver uma preocupação em manter a sua identidade e, através da recuperação das suas formas, atribuir-lhe uma nova função. Nesta dissertação, após feita uma análise teórica da importância da reabilitação de objetos arquitetónicos, far-se-á uma proposta de uma estrutura turística hoteleira nas estruturas e edificações do Farol de Murro di Porco, em Siracusa, Itália.There is, in ruins, a mysticism that attracts and fascinates men. Chateaubriand, in his Génie du Christianisme, justifies this “secret attraction” by saying that it is owed “to the fragility of our nature, and a secret conformity between the destroyed monuments and the quickness of our existence” (Chateaubriand, 1861). That fascination extends in time, being more present in the last couple of centuries. This appreciation overcomes the archeological interest and the appreciation of an old construction; surpass the will of rehabilitation, becoming an object of historical curiosity and part of contemporary architecture. Having in consideration that a building can only survive the relentless transition of time if it is, on a systematic way, occupied (like monasteries, churches and palaces), it is notably necessary that there needs to be a concern in maintain in a good conservation state the buildings that doesn’t have an occupational character. To them, it is fundamental to rehabilitate and recover the lost qualities and integrate the necessary characteristics to the good function of the architectural object. Therefore, it is indispensable to resort to three distinct moments – conservation, demolition and construction – in order to create or recreate new functions. The lighthouses, being considered as an integrated part of architectural objects, have been considered as oblivion objects by society when they are no longer used. These are the outcome of anonymous construction, of architecture without architects, since they were created with a functional goal (signalization architecture), not in the universal architectonic conception, being constructed, most of the times, by engineers, without scale attention and ornamental concerns. (Becher, 1969). Thereby, it is necessary to keep their (lighthouses) identity and, by their shapes recovering, reassign them a new function. In this dissertation, after a theorical analysis about the rehabilitation of architectonical objects importancy, it will be fulfilled a touristic hotel structure in the Murro di Porco lighthouse edification, in Siracusa, Italy.Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagouBibliorumSilvestre, Maria Elisa Albuquerque2019-12-20T17:11:58Z2017-2-142017-03-152017-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8016TID:202346501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:26.979790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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