Estratégia de diversificação na indústria de moldes portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ricardo Alexandre Pereira de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29586
Resumo: Esta tese segue a estrutura de um projeto-empresa tendo sido desenvolvida como base no problema que se insere na dependência de um sector num único mercado. A indústria de moldes portuguesa está polarizada no sector automóvel, para o qual dedica 80% da sua produção. Este setor encontra-se numa fase muito turbulenta dada a imposição legal determinada pela União Europeia impondo a eletrificação dos veículos automóveis comercializados na EU em detrimento dos motores de combustão e, sem esquecer a indústria automóvel asiática que se prepara para invadir o mercado europeu com veículos elétricos. Uma estratégia de diversificação surge assim como uma prioridade para a indústria de moldes. Para a elaboração deste projeto, comecei por recolher dados existente em estudos já realizados e que sustentam a dependência atual do mercado automóvel e a forma como este foi o pilar de crescimento do setor na última década. Seguidamente identifico os dois pilares que dão suporte à diversificação - o primeiro pilar assenta nos recursos (modelo VRIO) e que passa pela capacidade das empresas em identificar os recursos existentes e que permitem gerar vantagens competitivas em novos mercados; o outro pilar é o das sinergias resultantes de uma estratégia de diversificação. O resultado de tudo isto insere-se na criação de valor para mercados distintos, há um ganho objetivo quando otimizamos a estrutura de recursos já existente minimizando a necessidade de investimento e maximizando a oferta entrando em outros mercados.
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