A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/63232 |
Resumo: | UID/SOC/04647/2013 UID/ELT/00657/2013 |
id |
RCAP_990a3e81cc5785f20cd2ebe92875ffc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/63232 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Paisagem um valor relevante no Ensino da GeografiaThe landscape, a relevant value in the teaching of geographyProject «Alverca... on the Tagus Route: an innovative educational proposalProjeto «Alverca…na Rota do Tejo»: Uma proposta educativa inovadoraPaisagemprojeto tejo paisagem culturalCidadania territorialEducação descentralizadaprojeto educativo com a paisagemDecentralized educationLandscapeTerritorial citizenshipproject «Tejo river: cultural landscape»n, landscape educational projectPaysageprojet Tage paysage culturelcitoyenneté territorialeéducation décentraliséeprojet éducatif avec le paysageUID/SOC/04647/2013 UID/ELT/00657/2013PT Este artigo centra‑se na paisagem e na sua mais‑valia na construção da cidadania territorial, dimensão chave da educação geográfica. Apresenta‑se um projeto educativo inovador, sustentado no projeto «Tejo: Paisagem Cultural» e no Observatório da Paisagem do Tejo, enquadrado nos princípios da Convenção Europeia da Paisagem, que visa apoiar a recolha e a troca de informação, bem como o estabelecimento de protocolos e parcerias entre instituições públicas e comunidades locais, numa lógica de governança territorial. O artigo comporta três pilares de ação, que se interligam e comple‑ mentam: a) enquadrar a paisagem no quadro da geografia; b) discutir a mais‑valia da paisagem na construção da cidadania territorial e no ensino‑aprendizagem da geografia; c) apresentar um projeto educativo centrado na paisagem e perspetivado no âmbito da relação escola‑município. FR Cet article se focalise sur le paysage et sa valeur ajoutée dans la construction de la citoyen‑neté territoriale, dimension clé de l’éducation géographique. Nous présentons un projet éducatif nova‑teur, soutenu par le projet «Tage: Paysage Culturel» et l’Observatoire du Paysage du Tage, encadrée par les principes de la Convention Européenne du Paysage, qui vise à soutenir la collecte et l’échange d’informations et la mise en place de protocoles et de partenariats entre les institutions publiques et les communautés locales dans la logique de gouvernance territoriale. L’article se compose de trois piliers de l’action, qui sont interdépendants et se complètent mutuellement: a) encadrer le paysage dans le contexte de la géographie; b) discuter de la valeur ajoutée du paysage dans la construction de la citoyenneté territoriale et dans l›enseignement de la géographie; c) présenter un projet éducatif centré sur le paysage et mis en perspective dans le contexte de la relation école‑commune EN This paper focuses on landscape and its added‑value in the construction of the territorial citizenship, key geographical education dimension. It is presented an innovative educative project, sustained in the project «Tejo River: Cultural Landscape» and in the associated Landscape Observatory, framed in the principles of the European Landscape Convention, that aims collecting information, as well as making protocols and partnerships between public institutions and local communities, linked to territorial governance policy. The paper consists of three pillars for action that intertwine and complement each other: a) positioning landscape in the context of geography; b) discuss the added value of the landscape in the construction of territorial citizenship and the teaching‑learning of geography; c) present an educational project focusing on landscape and viewed in the context of school‑municipality.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH)RUNLavrador, AnaDias, SusanaDias, Daniel2019-03-13T23:19:56Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article23application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/63232por0872-7643PURE: 12066596info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:58Zoai:run.unl.pt:10362/63232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:53.550224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia The landscape, a relevant value in the teaching of geographyProject «Alverca... on the Tagus Route: an innovative educational proposal Projeto «Alverca…na Rota do Tejo»: Uma proposta educativa inovadora |
title |
A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia |
spellingShingle |
A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia Lavrador, Ana Paisagem projeto tejo paisagem cultural Cidadania territorial Educação descentralizada projeto educativo com a paisagem Decentralized education Landscape Territorial citizenship project «Tejo river: cultural landscape» n, landscape educational project Paysage projet Tage paysage culturel citoyenneté territoriale éducation décentralisée projet éducatif avec le paysage |
title_short |
A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia |
title_full |
A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia |
title_fullStr |
A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia |
title_full_unstemmed |
A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia |
title_sort |
A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia |
author |
Lavrador, Ana |
author_facet |
Lavrador, Ana Dias, Susana Dias, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Susana Dias, Daniel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lavrador, Ana Dias, Susana Dias, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paisagem projeto tejo paisagem cultural Cidadania territorial Educação descentralizada projeto educativo com a paisagem Decentralized education Landscape Territorial citizenship project «Tejo river: cultural landscape» n, landscape educational project Paysage projet Tage paysage culturel citoyenneté territoriale éducation décentralisée projet éducatif avec le paysage |
topic |
Paisagem projeto tejo paisagem cultural Cidadania territorial Educação descentralizada projeto educativo com a paisagem Decentralized education Landscape Territorial citizenship project «Tejo river: cultural landscape» n, landscape educational project Paysage projet Tage paysage culturel citoyenneté territoriale éducation décentralisée projet éducatif avec le paysage |
description |
UID/SOC/04647/2013 UID/ELT/00657/2013 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2019-03-13T23:19:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/63232 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/63232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-7643 PURE: 12066596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137960833056768 |