A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavrador, Ana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Susana, Dias, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/63232
Resumo: UID/SOC/04647/2013 UID/ELT/00657/2013
id RCAP_990a3e81cc5785f20cd2ebe92875ffc6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/63232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Paisagem um valor relevante no Ensino da GeografiaThe landscape, a relevant value in the teaching of geographyProject «Alverca... on the Tagus Route: an innovative educational proposalProjeto «Alverca…na Rota do Tejo»: Uma proposta educativa inovadoraPaisagemprojeto tejo paisagem culturalCidadania territorialEducação descentralizadaprojeto educativo com a paisagemDecentralized educationLandscapeTerritorial citizenshipproject «Tejo river: cultural landscape»n, landscape educational projectPaysageprojet Tage paysage culturelcitoyenneté territorialeéducation décentraliséeprojet éducatif avec le paysageUID/SOC/04647/2013 UID/ELT/00657/2013PT Este artigo centra‑se na paisagem e na sua mais‑valia na construção da cidadania territorial, dimensão chave da educação geográfica. Apresenta‑se um projeto educativo inovador, sustentado no projeto «Tejo: Paisagem Cultural» e no Observatório da Paisagem do Tejo, enquadrado nos princípios da Convenção Europeia da Paisagem, que visa apoiar a recolha e a troca de informação, bem como o estabelecimento de protocolos e parcerias entre instituições públicas e comunidades locais, numa lógica de governança territorial. O artigo comporta três pilares de ação, que se interligam e comple‑ mentam: a) enquadrar a paisagem no quadro da geografia; b) discutir a mais‑valia da paisagem na construção da cidadania territorial e no ensino‑aprendizagem da geografia; c) apresentar um projeto educativo centrado na paisagem e perspetivado no âmbito da relação escola‑município. FR Cet article se focalise sur le paysage et sa valeur ajoutée dans la construction de la citoyen‑neté territoriale, dimension clé de l’éducation géographique. Nous présentons un projet éducatif nova‑teur, soutenu par le projet «Tage: Paysage Culturel» et l’Observatoire du Paysage du Tage, encadrée par les principes de la Convention Européenne du Paysage, qui vise à soutenir la collecte et l’échange d’informations et la mise en place de protocoles et de partenariats entre les institutions publiques et les communautés locales dans la logique de gouvernance territoriale. L’article se compose de trois piliers de l’action, qui sont interdépendants et se complètent mutuellement: a) encadrer le paysage dans le contexte de la géographie; b) discuter de la valeur ajoutée du paysage dans la construction de la citoyenneté territoriale et dans l›enseignement de la géographie; c) présenter un projet éducatif centré sur le paysage et mis en perspective dans le contexte de la relation école‑commune EN This paper focuses on landscape and its added‑value in the construction of the territorial citizenship, key geographical education dimension. It is presented an innovative educative project, sustained in the project «Tejo River: Cultural Landscape» and in the associated Landscape Observatory, framed in the principles of the European Landscape Convention, that aims collecting information, as well as making protocols and partnerships between public institutions and local communities, linked to territorial governance policy. The paper consists of three pillars for action that intertwine and complement each other: a) positioning landscape in the context of geography; b) discuss the added value of the landscape in the construction of territorial citizenship and the teaching‑learning of geography; c) present an educational project focusing on landscape and viewed in the context of school‑municipality.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH)RUNLavrador, AnaDias, SusanaDias, Daniel2019-03-13T23:19:56Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article23application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/63232por0872-7643PURE: 12066596info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:58Zoai:run.unl.pt:10362/63232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:53.550224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia
The landscape, a relevant value in the teaching of geographyProject «Alverca... on the Tagus Route: an innovative educational proposal
Projeto «Alverca…na Rota do Tejo»: Uma proposta educativa inovadora
title A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia
spellingShingle A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia
Lavrador, Ana
Paisagem
projeto tejo paisagem cultural
Cidadania territorial
Educação descentralizada
projeto educativo com a paisagem
Decentralized education
Landscape
Territorial citizenship
project «Tejo river: cultural landscape»
n, landscape educational project
Paysage
projet Tage paysage culturel
citoyenneté territoriale
éducation décentralisée
projet éducatif avec le paysage
title_short A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia
title_full A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia
title_fullStr A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia
title_full_unstemmed A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia
title_sort A Paisagem um valor relevante no Ensino da Geografia
author Lavrador, Ana
author_facet Lavrador, Ana
Dias, Susana
Dias, Daniel
author_role author
author2 Dias, Susana
Dias, Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavrador, Ana
Dias, Susana
Dias, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem
projeto tejo paisagem cultural
Cidadania territorial
Educação descentralizada
projeto educativo com a paisagem
Decentralized education
Landscape
Territorial citizenship
project «Tejo river: cultural landscape»
n, landscape educational project
Paysage
projet Tage paysage culturel
citoyenneté territoriale
éducation décentralisée
projet éducatif avec le paysage
topic Paisagem
projeto tejo paisagem cultural
Cidadania territorial
Educação descentralizada
projeto educativo com a paisagem
Decentralized education
Landscape
Territorial citizenship
project «Tejo river: cultural landscape»
n, landscape educational project
Paysage
projet Tage paysage culturel
citoyenneté territoriale
éducation décentralisée
projet éducatif avec le paysage
description UID/SOC/04647/2013 UID/ELT/00657/2013
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-03-13T23:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/63232
url http://hdl.handle.net/10362/63232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-7643
PURE: 12066596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137960833056768