Lobby: a representação do lobbying nos meios de comunicação social em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreiro, Afonso Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19264
Resumo: Numa altura em que a regulamentação da prática do lobby está em discussão em Portugal e já está regulamentada em diversos países da Europa e do mundo, inclusive na União Europeia, a presente dissertação pretende verificar como é que o lobbying é representado pelos órgãos de comunicação social em Portugal. Procura também descobrir a que dimensões temáticas é que a atividade é frequentemente associada e com que enfoque é que o tema é retratado. O lobby, num discurso espontâneo e informal, é comummente confundido com atividades ilícitas como corrupção ou tráfico de influências. A sua associação a atividades de transparência questionável e que influenciam a vida política de um país, torna-o num tema controverso e diversas vezes mal compreendido. Estudar a forma como o lobbying é caracterizado e se é frequentemente associado ou confundido com práticas ilegais, que não são fidedignas do seu significado, é relevante para perceber como é que os portugueses estão a ter contacto com esta temática, através dos media. A investigação conta, por isso, com o conhecimento de jornalistas e profissionais de comunicação, assim como com a análise a notícias que três jornais generalistas portugueses - Correio da Manhã, Expresso e Público - desenvolveram sobre o tema, entre abril de 2016 e março de 2019.
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