Estratégias de coping em crianças e adolescentes que experienciaram situações adversas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5909 |
Resumo: | A presente dissertação tem como principal objetivo caracterizar os tipos de vitimação a que os participantes do estudo estiveram sujeitos, e identificar e caracterizar as estratégias de coping mobilizadas para lidar com estas situações e, assim, resistir ativamente face ao impacto dessas experiências adversas. Neste estudo participaram 35 crianças e adolescentes de ambos os sexos (40% do sexo masculino e 60% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos (M=10.17; D.P.=1.524), todas com processo de promoção e proteção instaurado em Comissões de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Para avaliar as estratégias de coping utilizadas, recorreu-se ao Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (SCSI), administrado após consentimento informado. Os resultados da investigação demonstraram que as crianças e adolescentes da amostra utilizam maioritariamente as estratégias de coping do tipo de distração cognitivo-comportamental e ativas, em oposição às estratégias de acting-out, que foram também percecionadas pelos sujeitos como as menos eficazes. Não foram ainda detetadas diferenças de sexo estatisticamente significativas ao nível das diferentes estratégias de coping medidas no presente estudo. Este estudo permitiu, deste modo, uma melhor compreensão da temática do coping, fundamental para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes junto das crianças e adolescentes, assim como juntos dos restantes membros da nossa sociedade. |
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Estratégias de coping em crianças e adolescentes que experienciaram situações adversasEstratégias de copingSituações adversasCriançasAdolescentesCoping strategiesAdverse situationsChildrenAdolescentsLes stratégies d'adaptationDes situations défavorablesLes enfantsLes adolescentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente dissertação tem como principal objetivo caracterizar os tipos de vitimação a que os participantes do estudo estiveram sujeitos, e identificar e caracterizar as estratégias de coping mobilizadas para lidar com estas situações e, assim, resistir ativamente face ao impacto dessas experiências adversas. Neste estudo participaram 35 crianças e adolescentes de ambos os sexos (40% do sexo masculino e 60% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos (M=10.17; D.P.=1.524), todas com processo de promoção e proteção instaurado em Comissões de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Para avaliar as estratégias de coping utilizadas, recorreu-se ao Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (SCSI), administrado após consentimento informado. Os resultados da investigação demonstraram que as crianças e adolescentes da amostra utilizam maioritariamente as estratégias de coping do tipo de distração cognitivo-comportamental e ativas, em oposição às estratégias de acting-out, que foram também percecionadas pelos sujeitos como as menos eficazes. Não foram ainda detetadas diferenças de sexo estatisticamente significativas ao nível das diferentes estratégias de coping medidas no presente estudo. Este estudo permitiu, deste modo, uma melhor compreensão da temática do coping, fundamental para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes junto das crianças e adolescentes, assim como juntos dos restantes membros da nossa sociedade.The main objective of this dissertation is to characterize the types of victimization to which the study participants were subjected and to identify and characterize the coping strategies mobilized to deal with these situations and thus actively resist the impact of these adverse experiences. In this study 35 children and adolescents of both sexes (40% male and 60% female), aged 8 to 12 years (M = 10.17, SD = 1.524), all with a promotion and protection process opened in Commissions for the Promotion and Protection of Children and Young People at Risk. To evaluate the coping strategies used, we used the Schoolagers' Coping Strategies Inventory (SCSI), administered after informed consent. The results of the research demonstrated that the children and adolescents of the sample use mainly coping strategies of the type of cognitive-behavioral and active distraction, as opposed to the strategies of acting out, which were also perceived by the subjects as the least effective. No statistically significant sex differences were found in the different coping strategies measured in the present study. This study allowed a better understanding of coping, which is fundamental for the development of more effective interventions with children and adolescents, as well as with other members of our society.Ce travail vise à caractériser les types de victimisation à laquelle les participants à l'étude ont été soumis, et d'identifier et de caractériser les stratégies d'adaptation mobilisées pour faire face à ces situations et donc résister activement contre l'impact de ces expériences d'étude adversas.Neste participé à 35 enfants et adolescents des deux sexes (40% d'hommes et 60% de femmes), âgés de 8 à 12 ans (M = 10.17, SD = 1,524), tous les processus de promotion et de protection ouvert en comités de promotion et de protection des enfants et des jeunes à risque. Pour évaluer les stratégies d'adaptation utilisées, fait appel à des stratégies d'adaptation de l'inventaire des Schoolagers (SCSI), administré après consentement éclairé. Les résultats de recherche ont montré que les enfants et les adolescents de l'échantillon utilisent principalement les stratégies d'adaptation du type de distraction cognitive-comportementale et active, par opposition aux stratégies acting-out, qui étaient également percecionadas par des sujets comme moins efficace. Il n'a pas encore été détecté différences entre les sexes statistiquement significatif au niveau des différentes stratégies d'adaptation des mesures dans cette étude. Cette étude a, par conséquent, une meilleure compréhension du thème d'adaptation, la clé du développement d'interventions plus efficaces pour les enfants et les adolescents, ainsi que ainsi que les autres membres de notre société.Caridade, SóniaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCarvalho, Maria Goreti Rodrigues Ferreira de2017-04-12T10:59:17Z2017-04-11T00:00:00Z2017-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:46.504474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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