Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37052 |
Resumo: | Este relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, que visa especificamente a aquisição, desenvolvimento e integração de saberes para a assistência de enfermagem avançada ao recém-nascido, criança e adolescente, sendo especialmente dirigida para a promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de saúde e doença. O estágio integra três módulos desenvolvidos em diferentes contextos: Módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia e o Módulo III – Serviço de Urgência Pediátrica e Neonatologia e representa um total de 750 horas, das quais 540 horas de prestação direta de cuidados e 210 horas de trabalho individual. Tendo por base o agrupamento de competências do enfermeiro especialista pelos diferentes domínios: Prestação de Cuidados, Gestão, Investigação e Formação, foram delineados objetivos específicos para cada contexto assistencial que, por sua vez, determinaram a necessidade de planeamento e concretização de atividades. Pode ser salientada a área da parentalidade, nomeadamente no âmbito da sua promoção, como sendo aquela que de forma mais transversal esteve representada na assistência desenvolvida. Também a seleção, mobilização e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso pessoal e profissional foram determinantes para a concretização dos objetivos formulados. Inclui-se no documento uma reflexão crítica na qual se transmite a intencionalidade do trabalho desenvolvido e o significado das experiências vividas, de forma a evidenciar as competências adquiridas. Este relatório evidencia o percurso formativo que permitiu a aquisição de competências especializadas e de mestre na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. |
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Relatório de estágioPracticum reportSaúde infantil e pediátricaCriançaFamíliaParentalidadeCompetênciasCuidados de enfermagem especializadosPediatric and child's healthChildFamilyParentingSpecialized skills and nursing careDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, que visa especificamente a aquisição, desenvolvimento e integração de saberes para a assistência de enfermagem avançada ao recém-nascido, criança e adolescente, sendo especialmente dirigida para a promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de saúde e doença. O estágio integra três módulos desenvolvidos em diferentes contextos: Módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia e o Módulo III – Serviço de Urgência Pediátrica e Neonatologia e representa um total de 750 horas, das quais 540 horas de prestação direta de cuidados e 210 horas de trabalho individual. Tendo por base o agrupamento de competências do enfermeiro especialista pelos diferentes domínios: Prestação de Cuidados, Gestão, Investigação e Formação, foram delineados objetivos específicos para cada contexto assistencial que, por sua vez, determinaram a necessidade de planeamento e concretização de atividades. Pode ser salientada a área da parentalidade, nomeadamente no âmbito da sua promoção, como sendo aquela que de forma mais transversal esteve representada na assistência desenvolvida. Também a seleção, mobilização e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso pessoal e profissional foram determinantes para a concretização dos objetivos formulados. Inclui-se no documento uma reflexão crítica na qual se transmite a intencionalidade do trabalho desenvolvido e o significado das experiências vividas, de forma a evidenciar as competências adquiridas. Este relatório evidencia o percurso formativo que permitiu a aquisição de competências especializadas e de mestre na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.This report occurs in the scope of the Master’s Degree in Nursing, with specialization in Nursing of Infant Health and Pediatrics, which refers specifically to the acquisition, development and integration of knowledge for advanced nursing care to newborns, children and adolescents, particularly directed to the promotion of development and adaptation to processes of health and illness. It also confers competence for the provision of specialized care. The internship integrates three modules developed in different contexts: Module I - Child Health; Module II - Medicine and Surgery Services and Module III - Pediatric Emergency and Neonatology Service and represents a total of 750 hours, including 540 hours of direct care and 210 hours of individual work. Gathering the skills of a Nurse Specialist in different domains of intervention: Provision of Care, Management, Research and Training, specific objectives were defined for each care context, which, in turn, determined the need for planning and implementation of activities. The area of parenting can be emphasized, particularly in the context of its promotion, as being the one that was represented more transversally in the assistance developed. Also the selection, mobilization and integration of the acquired knowledge during my personal and professional career were decisive for the achievement of the formulated objectives. The document includes a critical reflection in which the intentionality of the developed work and the meaning of the lived experiences is transmitted, in order to highlight the acquired competences. This report shows the training course that allowed the acquisition of specialized skills and master in the area of Child and Pediatric Health Nursing.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Gisela Sofia Moreira Pires2022-03-16T14:24:50Z2018-07-182018-042018-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37052TID:202894142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:07.531113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, que visa especificamente a aquisição, desenvolvimento e integração de saberes para a assistência de enfermagem avançada ao recém-nascido, criança e adolescente, sendo especialmente dirigida para a promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de saúde e doença. O estágio integra três módulos desenvolvidos em diferentes contextos: Módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia e o Módulo III – Serviço de Urgência Pediátrica e Neonatologia e representa um total de 750 horas, das quais 540 horas de prestação direta de cuidados e 210 horas de trabalho individual. Tendo por base o agrupamento de competências do enfermeiro especialista pelos diferentes domínios: Prestação de Cuidados, Gestão, Investigação e Formação, foram delineados objetivos específicos para cada contexto assistencial que, por sua vez, determinaram a necessidade de planeamento e concretização de atividades. Pode ser salientada a área da parentalidade, nomeadamente no âmbito da sua promoção, como sendo aquela que de forma mais transversal esteve representada na assistência desenvolvida. Também a seleção, mobilização e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso pessoal e profissional foram determinantes para a concretização dos objetivos formulados. Inclui-se no documento uma reflexão crítica na qual se transmite a intencionalidade do trabalho desenvolvido e o significado das experiências vividas, de forma a evidenciar as competências adquiridas. Este relatório evidencia o percurso formativo que permitiu a aquisição de competências especializadas e de mestre na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. |
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