Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4708 |
Resumo: | A presente proposta de projecto intenta alertar para a necessidade dos órgãos da A.P. desenvolverem uma estratégia de enfoque no cidadão, mediante o recurso e integração eficaz e eficiente dos sistemas de informação e comunicação. A forma de comunicar tem evoluído, e a AP, face à emergência de um novo tipo de gestão pública – Gestão do Valor Público ou Governação. A importância crescente da comunicação e do marketing na reorganização dos serviços públicos tem adquirido especial importância no sector público, com particular incidência, no Poder Local, devido à proximidade física das autarquias face aos cidadãos. A criação de Gabinetes de Comunicação e Relações Públicas nos órgãos públicos, em especial nas autarquias, poderão ser uma solução para as crescentes competências imputadas às Câmaras Municipais, implicando eficácia na gestão de relacionamentos com os vários públicos-alvo das autarquias. Desta forma, urge planear e criar uma estratégia de Marketing e comunicação que corresponda às expectativas e necessidades dos munícipes. |
id |
RCAP_991f031b0d35ac8d1c17976364c0a349 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4708 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de VagosGestão públicaPoder local: Vagos (Portugal)Serviços públicosComunicação da informaçãoMarketing de serviçosRelações públicasA presente proposta de projecto intenta alertar para a necessidade dos órgãos da A.P. desenvolverem uma estratégia de enfoque no cidadão, mediante o recurso e integração eficaz e eficiente dos sistemas de informação e comunicação. A forma de comunicar tem evoluído, e a AP, face à emergência de um novo tipo de gestão pública – Gestão do Valor Público ou Governação. A importância crescente da comunicação e do marketing na reorganização dos serviços públicos tem adquirido especial importância no sector público, com particular incidência, no Poder Local, devido à proximidade física das autarquias face aos cidadãos. A criação de Gabinetes de Comunicação e Relações Públicas nos órgãos públicos, em especial nas autarquias, poderão ser uma solução para as crescentes competências imputadas às Câmaras Municipais, implicando eficácia na gestão de relacionamentos com os vários públicos-alvo das autarquias. Desta forma, urge planear e criar uma estratégia de Marketing e comunicação que corresponda às expectativas e necessidades dos munícipes.The main purpose of this work is to bring out the attention to the need of developing a strategy focus on the citizen in Public Administration services. This strategy should include effective and efficient information systems, technology and marketing management and communication tools. The way we communicate has evolved, and the Public Administration services’ way of communicating and working should be updated, especially regarding the emergence of a new type of public management - Governance. The growing importance of communication and marketing in the reorganization of public services has acquired special importance in the public sector, with particular focus on Local Government, due to the physical proximity of local authorities towards the citizens. A possible solution in finding a balance between the particularities of the Local Government services and the need to communicate may be the creation of offices and teams specialized in managing Communication and Public Relations processes. A marketing and communication strategy can also be efficient tools in creating bounds with local citizens.Universidade de Aveiro2011-12-22T11:20:26Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4708porRocha, Vera Lúcia Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:39Zoai:ria.ua.pt:10773/4708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:35.803061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos |
title |
Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos |
spellingShingle |
Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da Gestão pública Poder local: Vagos (Portugal) Serviços públicos Comunicação da informação Marketing de serviços Relações públicas |
title_short |
Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos |
title_full |
Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos |
title_fullStr |
Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos |
title_full_unstemmed |
Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos |
title_sort |
Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos |
author |
Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da |
author_facet |
Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão pública Poder local: Vagos (Portugal) Serviços públicos Comunicação da informação Marketing de serviços Relações públicas |
topic |
Gestão pública Poder local: Vagos (Portugal) Serviços públicos Comunicação da informação Marketing de serviços Relações públicas |
description |
A presente proposta de projecto intenta alertar para a necessidade dos órgãos da A.P. desenvolverem uma estratégia de enfoque no cidadão, mediante o recurso e integração eficaz e eficiente dos sistemas de informação e comunicação. A forma de comunicar tem evoluído, e a AP, face à emergência de um novo tipo de gestão pública – Gestão do Valor Público ou Governação. A importância crescente da comunicação e do marketing na reorganização dos serviços públicos tem adquirido especial importância no sector público, com particular incidência, no Poder Local, devido à proximidade física das autarquias face aos cidadãos. A criação de Gabinetes de Comunicação e Relações Públicas nos órgãos públicos, em especial nas autarquias, poderão ser uma solução para as crescentes competências imputadas às Câmaras Municipais, implicando eficácia na gestão de relacionamentos com os vários públicos-alvo das autarquias. Desta forma, urge planear e criar uma estratégia de Marketing e comunicação que corresponda às expectativas e necessidades dos munícipes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-22T11:20:26Z 2011-01-01T00:00:00Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4708 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137474563276800 |