Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4708
Resumo: A presente proposta de projecto intenta alertar para a necessidade dos órgãos da A.P. desenvolverem uma estratégia de enfoque no cidadão, mediante o recurso e integração eficaz e eficiente dos sistemas de informação e comunicação. A forma de comunicar tem evoluído, e a AP, face à emergência de um novo tipo de gestão pública – Gestão do Valor Público ou Governação. A importância crescente da comunicação e do marketing na reorganização dos serviços públicos tem adquirido especial importância no sector público, com particular incidência, no Poder Local, devido à proximidade física das autarquias face aos cidadãos. A criação de Gabinetes de Comunicação e Relações Públicas nos órgãos públicos, em especial nas autarquias, poderão ser uma solução para as crescentes competências imputadas às Câmaras Municipais, implicando eficácia na gestão de relacionamentos com os vários públicos-alvo das autarquias. Desta forma, urge planear e criar uma estratégia de Marketing e comunicação que corresponda às expectativas e necessidades dos munícipes.
id RCAP_991f031b0d35ac8d1c17976364c0a349
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de VagosGestão públicaPoder local: Vagos (Portugal)Serviços públicosComunicação da informaçãoMarketing de serviçosRelações públicasA presente proposta de projecto intenta alertar para a necessidade dos órgãos da A.P. desenvolverem uma estratégia de enfoque no cidadão, mediante o recurso e integração eficaz e eficiente dos sistemas de informação e comunicação. A forma de comunicar tem evoluído, e a AP, face à emergência de um novo tipo de gestão pública – Gestão do Valor Público ou Governação. A importância crescente da comunicação e do marketing na reorganização dos serviços públicos tem adquirido especial importância no sector público, com particular incidência, no Poder Local, devido à proximidade física das autarquias face aos cidadãos. A criação de Gabinetes de Comunicação e Relações Públicas nos órgãos públicos, em especial nas autarquias, poderão ser uma solução para as crescentes competências imputadas às Câmaras Municipais, implicando eficácia na gestão de relacionamentos com os vários públicos-alvo das autarquias. Desta forma, urge planear e criar uma estratégia de Marketing e comunicação que corresponda às expectativas e necessidades dos munícipes.The main purpose of this work is to bring out the attention to the need of developing a strategy focus on the citizen in Public Administration services. This strategy should include effective and efficient information systems, technology and marketing management and communication tools. The way we communicate has evolved, and the Public Administration services’ way of communicating and working should be updated, especially regarding the emergence of a new type of public management - Governance. The growing importance of communication and marketing in the reorganization of public services has acquired special importance in the public sector, with particular focus on Local Government, due to the physical proximity of local authorities towards the citizens. A possible solution in finding a balance between the particularities of the Local Government services and the need to communicate may be the creation of offices and teams specialized in managing Communication and Public Relations processes. A marketing and communication strategy can also be efficient tools in creating bounds with local citizens.Universidade de Aveiro2011-12-22T11:20:26Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4708porRocha, Vera Lúcia Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:39Zoai:ria.ua.pt:10773/4708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:35.803061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
title Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
spellingShingle Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da
Gestão pública
Poder local: Vagos (Portugal)
Serviços públicos
Comunicação da informação
Marketing de serviços
Relações públicas
title_short Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
title_full Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
title_fullStr Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
title_full_unstemmed Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
title_sort Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
author Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da
author_facet Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Poder local: Vagos (Portugal)
Serviços públicos
Comunicação da informação
Marketing de serviços
Relações públicas
topic Gestão pública
Poder local: Vagos (Portugal)
Serviços públicos
Comunicação da informação
Marketing de serviços
Relações públicas
description A presente proposta de projecto intenta alertar para a necessidade dos órgãos da A.P. desenvolverem uma estratégia de enfoque no cidadão, mediante o recurso e integração eficaz e eficiente dos sistemas de informação e comunicação. A forma de comunicar tem evoluído, e a AP, face à emergência de um novo tipo de gestão pública – Gestão do Valor Público ou Governação. A importância crescente da comunicação e do marketing na reorganização dos serviços públicos tem adquirido especial importância no sector público, com particular incidência, no Poder Local, devido à proximidade física das autarquias face aos cidadãos. A criação de Gabinetes de Comunicação e Relações Públicas nos órgãos públicos, em especial nas autarquias, poderão ser uma solução para as crescentes competências imputadas às Câmaras Municipais, implicando eficácia na gestão de relacionamentos com os vários públicos-alvo das autarquias. Desta forma, urge planear e criar uma estratégia de Marketing e comunicação que corresponda às expectativas e necessidades dos munícipes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-22T11:20:26Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4708
url http://hdl.handle.net/10773/4708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137474563276800