Perceções dos enfermeiros gestores das atividades com mais representatividade no seu quotidiano durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palheira, Telma Joana Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50043
Resumo: Introdução: A pandemia SARS-CoV-2, declarada pela Organização Mundial de Saúde, aumentou o contacto com situações clínicas complexas e o desgaste emocional dos profissionais de saúde. Neste contexto, o enfermeiro gestor (EG) teve necessidade de estabelecer medidas e um plano de ação imediato para garantir a segurança e qualidade dos cuidados. Objetivos: Identificar as atividades maior representatividade no quotidiano dos EG’s; analisar a relação entre as atividades mais frequentes e as variáveis sociodemográficas e profissionais; identificar as atividades com maior representatividade na vida profissional e pessoal dos EG’s; analisar a relação entre a formação/orientações institucionais e as atividades mais frequentes dos EG’s; compreender a perceção da vivência dos EG’s, durante a pandemia. Método: Estudo misto, descritivo transversal. Amostra aleatória de 79 EG’s portugueses. O instrumento de recolha de dados foi um questionário online, com os itens da escala de perceção do trabalho do enfermeiro gestor de Martins et al, 2021. Os dados foram sujeitos à análise estatística descritiva e inferencial. Foram cumpridos os procedimentos ético legais. Resultados: A amostra do estudo foi maioritariamente feminina, com média de idade de 50 anos e especialistas em enfermagem de reabilitação. Possuíam cerca de 27 anos de experiência profissional, tendo em média de 12,6 anos em funções de gestão, na unidade onde se encontravam. Nas unidades da área de atuação, verificou-se que a maioria dos participantes estava alocada a unidades hospitalares, nas diversas especialidades. Todas as atividades desenvolvidas no âmbito da prática profissional, ética e legal, gestão de cuidados, gestão de recursos humanos, intervenção política e assessoria e desenvolvimento profissional foram expressas. A gestão de cuidados foi a atividade mais frequente, seguida da prática profissional, ética e legal. Existiu uma relação estatisticamente significativa entre a idade, os anos de exercício profissional e a intervenção política e assessoria. Todas as unidades tiveram necessidade de formação contínua. Não se verificou relação estatisticamente significativa entre a formação/orientações institucionais e as atividades mais frequentes, pelo facto de a amostra ser reduzida e existir homogeneidade de respostas. Da vivência da pandemia emergiram as esferas individual, familiar, social e profissional que se interligaram entre si. Conclusão: Os EG’s enfrentaram desafios complexos e dinâmicos, exigindo habilidades de gestão adaptativas e uma abordagem centrada nos clientes e profissionais de saúde.
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spelling Perceções dos enfermeiros gestores das atividades com mais representatividade no seu quotidiano durante a pandemiaPerception of nurses managing activities with more representativeness in their daily life during the pandemicsGestão em saúdeEnfermagemEnfermeiro gestorCompetência profissionalPandemiaEnfermagemIntrodução: A pandemia SARS-CoV-2, declarada pela Organização Mundial de Saúde, aumentou o contacto com situações clínicas complexas e o desgaste emocional dos profissionais de saúde. Neste contexto, o enfermeiro gestor (EG) teve necessidade de estabelecer medidas e um plano de ação imediato para garantir a segurança e qualidade dos cuidados. Objetivos: Identificar as atividades maior representatividade no quotidiano dos EG’s; analisar a relação entre as atividades mais frequentes e as variáveis sociodemográficas e profissionais; identificar as atividades com maior representatividade na vida profissional e pessoal dos EG’s; analisar a relação entre a formação/orientações institucionais e as atividades mais frequentes dos EG’s; compreender a perceção da vivência dos EG’s, durante a pandemia. Método: Estudo misto, descritivo transversal. Amostra aleatória de 79 EG’s portugueses. O instrumento de recolha de dados foi um questionário online, com os itens da escala de perceção do trabalho do enfermeiro gestor de Martins et al, 2021. Os dados foram sujeitos à análise estatística descritiva e inferencial. Foram cumpridos os procedimentos ético legais. Resultados: A amostra do estudo foi maioritariamente feminina, com média de idade de 50 anos e especialistas em enfermagem de reabilitação. Possuíam cerca de 27 anos de experiência profissional, tendo em média de 12,6 anos em funções de gestão, na unidade onde se encontravam. Nas unidades da área de atuação, verificou-se que a maioria dos participantes estava alocada a unidades hospitalares, nas diversas especialidades. Todas as atividades desenvolvidas no âmbito da prática profissional, ética e legal, gestão de cuidados, gestão de recursos humanos, intervenção política e assessoria e desenvolvimento profissional foram expressas. A gestão de cuidados foi a atividade mais frequente, seguida da prática profissional, ética e legal. Existiu uma relação estatisticamente significativa entre a idade, os anos de exercício profissional e a intervenção política e assessoria. Todas as unidades tiveram necessidade de formação contínua. Não se verificou relação estatisticamente significativa entre a formação/orientações institucionais e as atividades mais frequentes, pelo facto de a amostra ser reduzida e existir homogeneidade de respostas. Da vivência da pandemia emergiram as esferas individual, familiar, social e profissional que se interligaram entre si. Conclusão: Os EG’s enfrentaram desafios complexos e dinâmicos, exigindo habilidades de gestão adaptativas e uma abordagem centrada nos clientes e profissionais de saúde.The SARS-CoV-2 pandemic, declared by the World Health Organization, has increased contact with complex clinical situations and the emotional exhaustion of health professionals. In this context, the nurse manager (NM) needed to establish measures and an immediate action plan to ensure the safety and quality of care. Objectives: To identify the activities that are most representative in the daily life of NM's; identify the relationship between the most frequent activities and sociodemographic and professional variables; analyze the activities with greater representativeness in the professional and personal lives of NM's; analyze the relationship between institutional training/orientations and the most frequent activities of NM's; understand the perception of the experience of NM's during the pandemic. Method: This is a quantitative, descriptive cross-sectional study. Random sample of 79 Portuguese NM's. The data collection instrument was an online questionnaire, with the items of the Nurse Manager's Work Perception Scale by Martins et al, 2021. The data were subjected to descriptive and inferential statistical analysis. Ethical and legal procedures were complied with. Results: The study sample was mostly female, with a mean age of 50 years and specialists in rehabilitation nursing. They had about 27 years of professional experience, with an average of 12.6 years in management positions in the unit where they were located. In the units of the area of operation, it was found that most of the participants were allocated to hospital units, in the various specialties. All activities developed within the scope of professional, ethical and legal practice, care management, human resource management, political intervention and advice and professional development were expressed. Care management was the most frequent activity, followed by professional, ethical, and legal practice. There was a statistically significant relationship between age, years of professional practice and policy intervention and advice. All units needed formal and informal training. There was no statistically significant relationship between institutional training/orientation and the most frequent activities, because the sample was small and there was homogeneity of responses. From the experience of the pandemic, individual, family, social and professional spheres emerged and became interconnected. Conclusion: EG's faced complex and dynamic challenges, requiring adaptive management skills and a client- and professional-centered approach.Fernandes, Henriqueta Ilda Verganista MartinsRepositório ComumPalheira, Telma Joana Sousa2024-02-26T15:45:02Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50043TID:203531876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:09:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:39.124693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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