Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/28436 |
Resumo: | O presente artigo aborda o conflito e mediação nas instituições de ensino superior. Desenvolveu-se um estudo descritivo de corte transversal aplicando um questionário na plataforma Google Forms com os objetivos de conhecer a opinião dos estudantes acerca da existência de conflitos ‒e a forma como estes podem ser resolvidos‒ numa instituição de ensino superior do norte de Portugal, de descrever a tipologia de conflito mais prevalente e de identificar as estratégias de resolução de conflitos mais utilizadas. Uma amostra de 185 estudantes identificou os conflitos entre estudantes e entre estudantes e professores como os mais prevalentes. Os conflitos foram resolvidos maioritariamente com a ajuda de amigos ou não foram resolvidos. |
id |
RCAP_994f556d5f1f2212295d79a45969748b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28436 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso portuguêsConflict and mediation in higher education: a portuguese caseConflitoMediaçãoEducação superiorAgrupamento de dadosO presente artigo aborda o conflito e mediação nas instituições de ensino superior. Desenvolveu-se um estudo descritivo de corte transversal aplicando um questionário na plataforma Google Forms com os objetivos de conhecer a opinião dos estudantes acerca da existência de conflitos ‒e a forma como estes podem ser resolvidos‒ numa instituição de ensino superior do norte de Portugal, de descrever a tipologia de conflito mais prevalente e de identificar as estratégias de resolução de conflitos mais utilizadas. Uma amostra de 185 estudantes identificou os conflitos entre estudantes e entre estudantes e professores como os mais prevalentes. Os conflitos foram resolvidos maioritariamente com a ajuda de amigos ou não foram resolvidos.This article addresses conflict and mediation in higher education institutions. A crosssectional descriptive study was developed by applying a questionnaire on the Google Forms platform aiming to find out the students' opinions about the existence of conflicts and how they can be resolved in a higher education institution in the north of Portugal, to describe the most prevalent conflict typology and to identify the most used conflict resolution strategies. A sample of 185 students identified conflicts between students and between students and teachers as the most prevalent. Conflicts were mostly solved with the help of friends or were not solved at all.Biblioteca Digital do IPBDotras Bravo, AlexiaPereira, Ana I.Mata, Maria AugustaCosta, Cláudia S.2023-06-15T09:01:27Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28436porBravo, Alexia Dotras; Pereira, Ana Isabel; Mata, Maria Augusta Pereira da; Costa, Cláudia S. (2023). Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português. Revista de Estudos Interculturais. ISSN 2182-6439. 11, p. 1-252182-6439info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:02:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:19.955128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português Conflict and mediation in higher education: a portuguese case |
title |
Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português |
spellingShingle |
Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português Dotras Bravo, Alexia Conflito Mediação Educação superior Agrupamento de dados |
title_short |
Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português |
title_full |
Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português |
title_fullStr |
Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português |
title_full_unstemmed |
Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português |
title_sort |
Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português |
author |
Dotras Bravo, Alexia |
author_facet |
Dotras Bravo, Alexia Pereira, Ana I. Mata, Maria Augusta Costa, Cláudia S. |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana I. Mata, Maria Augusta Costa, Cláudia S. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dotras Bravo, Alexia Pereira, Ana I. Mata, Maria Augusta Costa, Cláudia S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflito Mediação Educação superior Agrupamento de dados |
topic |
Conflito Mediação Educação superior Agrupamento de dados |
description |
O presente artigo aborda o conflito e mediação nas instituições de ensino superior. Desenvolveu-se um estudo descritivo de corte transversal aplicando um questionário na plataforma Google Forms com os objetivos de conhecer a opinião dos estudantes acerca da existência de conflitos ‒e a forma como estes podem ser resolvidos‒ numa instituição de ensino superior do norte de Portugal, de descrever a tipologia de conflito mais prevalente e de identificar as estratégias de resolução de conflitos mais utilizadas. Uma amostra de 185 estudantes identificou os conflitos entre estudantes e entre estudantes e professores como os mais prevalentes. Os conflitos foram resolvidos maioritariamente com a ajuda de amigos ou não foram resolvidos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-15T09:01:27Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/28436 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/28436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bravo, Alexia Dotras; Pereira, Ana Isabel; Mata, Maria Augusta Pereira da; Costa, Cláudia S. (2023). Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português. Revista de Estudos Interculturais. ISSN 2182-6439. 11, p. 1-25 2182-6439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135478078767104 |