Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dotras Bravo, Alexia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Ana I., Mata, Maria Augusta, Costa, Cláudia S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/28436
Resumo: O presente artigo aborda o conflito e mediação nas instituições de ensino superior. Desenvolveu-se um estudo descritivo de corte transversal aplicando um questionário na plataforma Google Forms com os objetivos de conhecer a opinião dos estudantes acerca da existência de conflitos ‒e a forma como estes podem ser resolvidos‒ numa instituição de ensino superior do norte de Portugal, de descrever a tipologia de conflito mais prevalente e de identificar as estratégias de resolução de conflitos mais utilizadas. Uma amostra de 185 estudantes identificou os conflitos entre estudantes e entre estudantes e professores como os mais prevalentes. Os conflitos foram resolvidos maioritariamente com a ajuda de amigos ou não foram resolvidos.
id RCAP_994f556d5f1f2212295d79a45969748b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso portuguêsConflict and mediation in higher education: a portuguese caseConflitoMediaçãoEducação superiorAgrupamento de dadosO presente artigo aborda o conflito e mediação nas instituições de ensino superior. Desenvolveu-se um estudo descritivo de corte transversal aplicando um questionário na plataforma Google Forms com os objetivos de conhecer a opinião dos estudantes acerca da existência de conflitos ‒e a forma como estes podem ser resolvidos‒ numa instituição de ensino superior do norte de Portugal, de descrever a tipologia de conflito mais prevalente e de identificar as estratégias de resolução de conflitos mais utilizadas. Uma amostra de 185 estudantes identificou os conflitos entre estudantes e entre estudantes e professores como os mais prevalentes. Os conflitos foram resolvidos maioritariamente com a ajuda de amigos ou não foram resolvidos.This article addresses conflict and mediation in higher education institutions. A crosssectional descriptive study was developed by applying a questionnaire on the Google Forms platform aiming to find out the students' opinions about the existence of conflicts and how they can be resolved in a higher education institution in the north of Portugal, to describe the most prevalent conflict typology and to identify the most used conflict resolution strategies. A sample of 185 students identified conflicts between students and between students and teachers as the most prevalent. Conflicts were mostly solved with the help of friends or were not solved at all.Biblioteca Digital do IPBDotras Bravo, AlexiaPereira, Ana I.Mata, Maria AugustaCosta, Cláudia S.2023-06-15T09:01:27Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28436porBravo, Alexia Dotras; Pereira, Ana Isabel; Mata, Maria Augusta Pereira da; Costa, Cláudia S. (2023). Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português. Revista de Estudos Interculturais. ISSN 2182-6439. 11, p. 1-252182-6439info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:02:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:19.955128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português
Conflict and mediation in higher education: a portuguese case
title Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português
spellingShingle Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português
Dotras Bravo, Alexia
Conflito
Mediação
Educação superior
Agrupamento de dados
title_short Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português
title_full Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português
title_fullStr Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português
title_full_unstemmed Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português
title_sort Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português
author Dotras Bravo, Alexia
author_facet Dotras Bravo, Alexia
Pereira, Ana I.
Mata, Maria Augusta
Costa, Cláudia S.
author_role author
author2 Pereira, Ana I.
Mata, Maria Augusta
Costa, Cláudia S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Dotras Bravo, Alexia
Pereira, Ana I.
Mata, Maria Augusta
Costa, Cláudia S.
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
Mediação
Educação superior
Agrupamento de dados
topic Conflito
Mediação
Educação superior
Agrupamento de dados
description O presente artigo aborda o conflito e mediação nas instituições de ensino superior. Desenvolveu-se um estudo descritivo de corte transversal aplicando um questionário na plataforma Google Forms com os objetivos de conhecer a opinião dos estudantes acerca da existência de conflitos ‒e a forma como estes podem ser resolvidos‒ numa instituição de ensino superior do norte de Portugal, de descrever a tipologia de conflito mais prevalente e de identificar as estratégias de resolução de conflitos mais utilizadas. Uma amostra de 185 estudantes identificou os conflitos entre estudantes e entre estudantes e professores como os mais prevalentes. Os conflitos foram resolvidos maioritariamente com a ajuda de amigos ou não foram resolvidos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15T09:01:27Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/28436
url http://hdl.handle.net/10198/28436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bravo, Alexia Dotras; Pereira, Ana Isabel; Mata, Maria Augusta Pereira da; Costa, Cláudia S. (2023). Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português. Revista de Estudos Interculturais. ISSN 2182-6439. 11, p. 1-25
2182-6439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135478078767104