Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mónica da Silva e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27250
Resumo: O Turismo Cultural é visto, hoje, como um mercado crescente e o setor patrimonial, histórico e cultural ganhou posição a par de outros mercados turísticos. No presente caso, apresentamos a Cultura do Turismo pela Realidade Museológica Local, através do uso de aplicações móveis recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O posicionamento e a oferta dos produtos turísticos são desenvolvidos no campo digital e esta investigação tem como objetivo relatar a interação das TIC com o Turismo Cultural com o intuito de propor um aplicativo prototípico móvel para recriação histórica. Pretendemos romper com o conceito de visita tradicional, efetuada pelo guia e complementar a mesma com o uso das TIC, no caso, na vertente da interatividade virtureal móvel, no Museu dos Biscainhos (Braga). A oferta patrimonial, histórica e cultural nos centros urbanos permite ao consumidor adquirir um conhecimento eclético, especificamente em relação à cultura museológica que marca um período temporal e uma identidade única. O uso das TIC é cada vez mais uma aposta para futuro, ao colocar o consumidor-visitante-turista a experienciar memórias passadas, como se nelas estivesse incorporado. A gestão e o marketing digital têm hoje um papel relevante na promoção e divulgação dos produtos turísticos: promoção de espaços culturais e históricos, de eventos e de episódios de recriação histórica, singulares e únicos.
id RCAP_99526c4d198912da482f3e5faf9edf16
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípicaTurismo culturalTICMarketing culturalGestão interativaApps móveisCultural tourismICTCultural marketingInteractive managementMobile appsDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO Turismo Cultural é visto, hoje, como um mercado crescente e o setor patrimonial, histórico e cultural ganhou posição a par de outros mercados turísticos. No presente caso, apresentamos a Cultura do Turismo pela Realidade Museológica Local, através do uso de aplicações móveis recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O posicionamento e a oferta dos produtos turísticos são desenvolvidos no campo digital e esta investigação tem como objetivo relatar a interação das TIC com o Turismo Cultural com o intuito de propor um aplicativo prototípico móvel para recriação histórica. Pretendemos romper com o conceito de visita tradicional, efetuada pelo guia e complementar a mesma com o uso das TIC, no caso, na vertente da interatividade virtureal móvel, no Museu dos Biscainhos (Braga). A oferta patrimonial, histórica e cultural nos centros urbanos permite ao consumidor adquirir um conhecimento eclético, especificamente em relação à cultura museológica que marca um período temporal e uma identidade única. O uso das TIC é cada vez mais uma aposta para futuro, ao colocar o consumidor-visitante-turista a experienciar memórias passadas, como se nelas estivesse incorporado. A gestão e o marketing digital têm hoje um papel relevante na promoção e divulgação dos produtos turísticos: promoção de espaços culturais e históricos, de eventos e de episódios de recriação histórica, singulares e únicos.Cultural Tourism is seen today as a growing market and heritage, historical and cultural sector has gained position position alongside other tourism markets. In the present case, we present the Culture of Tourim through Local Museological Reality, by the use of mobile applications using Information and Communication Technologies (ICT). The positioning and offer of tourism products are developed in the digital field and this research aims to report the interaction of ICT with Cultural Tourism with the aim of proposing a mobile prototypical application for historical recreation. We intend to break with the concept of traditional visit, made by the guide and complement it with the use of ICT, in this case, with mobile virtureal interactivity, in the Biscainhos Museum (Braga). The patrimonial, historical and cultural offer in the urban centers alllows the consumer to acquire an ecletic knowledge, specifically in relation to the museological culture that marks a temporal period and a unique identity. The use of ICT is increasingly a bet for the future by placing the consumer-visitor-tourist to experience past memories as if they were embedded in them. Management and digital marketing have today a relevant role in the promotion and dissemination of tourism products: promotion of cultural and historical spaces, events and unique historical and recreation episodes.Cardoso, Carla Isabela de Moura PintoSá, Vítor Júlio da Silva eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Mónica da Silva e2019-04-03T14:31:57Z2017-12-1520172017-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27250TID:201785560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:48Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:49.406281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica
title Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica
spellingShingle Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica
Silva, Mónica da Silva e
Turismo cultural
TIC
Marketing cultural
Gestão interativa
Apps móveis
Cultural tourism
ICT
Cultural marketing
Interactive management
Mobile apps
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica
title_full Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica
title_fullStr Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica
title_full_unstemmed Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica
title_sort Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica
author Silva, Mónica da Silva e
author_facet Silva, Mónica da Silva e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Carla Isabela de Moura Pinto
Sá, Vítor Júlio da Silva e
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mónica da Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo cultural
TIC
Marketing cultural
Gestão interativa
Apps móveis
Cultural tourism
ICT
Cultural marketing
Interactive management
Mobile apps
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Turismo cultural
TIC
Marketing cultural
Gestão interativa
Apps móveis
Cultural tourism
ICT
Cultural marketing
Interactive management
Mobile apps
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O Turismo Cultural é visto, hoje, como um mercado crescente e o setor patrimonial, histórico e cultural ganhou posição a par de outros mercados turísticos. No presente caso, apresentamos a Cultura do Turismo pela Realidade Museológica Local, através do uso de aplicações móveis recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O posicionamento e a oferta dos produtos turísticos são desenvolvidos no campo digital e esta investigação tem como objetivo relatar a interação das TIC com o Turismo Cultural com o intuito de propor um aplicativo prototípico móvel para recriação histórica. Pretendemos romper com o conceito de visita tradicional, efetuada pelo guia e complementar a mesma com o uso das TIC, no caso, na vertente da interatividade virtureal móvel, no Museu dos Biscainhos (Braga). A oferta patrimonial, histórica e cultural nos centros urbanos permite ao consumidor adquirir um conhecimento eclético, especificamente em relação à cultura museológica que marca um período temporal e uma identidade única. O uso das TIC é cada vez mais uma aposta para futuro, ao colocar o consumidor-visitante-turista a experienciar memórias passadas, como se nelas estivesse incorporado. A gestão e o marketing digital têm hoje um papel relevante na promoção e divulgação dos produtos turísticos: promoção de espaços culturais e históricos, de eventos e de episódios de recriação histórica, singulares e únicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
2017
2017-12-15T00:00:00Z
2019-04-03T14:31:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27250
TID:201785560
url http://hdl.handle.net/10400.14/27250
identifier_str_mv TID:201785560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131920111501312