Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27250 |
Resumo: | O Turismo Cultural é visto, hoje, como um mercado crescente e o setor patrimonial, histórico e cultural ganhou posição a par de outros mercados turísticos. No presente caso, apresentamos a Cultura do Turismo pela Realidade Museológica Local, através do uso de aplicações móveis recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O posicionamento e a oferta dos produtos turísticos são desenvolvidos no campo digital e esta investigação tem como objetivo relatar a interação das TIC com o Turismo Cultural com o intuito de propor um aplicativo prototípico móvel para recriação histórica. Pretendemos romper com o conceito de visita tradicional, efetuada pelo guia e complementar a mesma com o uso das TIC, no caso, na vertente da interatividade virtureal móvel, no Museu dos Biscainhos (Braga). A oferta patrimonial, histórica e cultural nos centros urbanos permite ao consumidor adquirir um conhecimento eclético, especificamente em relação à cultura museológica que marca um período temporal e uma identidade única. O uso das TIC é cada vez mais uma aposta para futuro, ao colocar o consumidor-visitante-turista a experienciar memórias passadas, como se nelas estivesse incorporado. A gestão e o marketing digital têm hoje um papel relevante na promoção e divulgação dos produtos turísticos: promoção de espaços culturais e históricos, de eventos e de episódios de recriação histórica, singulares e únicos. |
id |
RCAP_99526c4d198912da482f3e5faf9edf16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27250 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípicaTurismo culturalTICMarketing culturalGestão interativaApps móveisCultural tourismICTCultural marketingInteractive managementMobile appsDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO Turismo Cultural é visto, hoje, como um mercado crescente e o setor patrimonial, histórico e cultural ganhou posição a par de outros mercados turísticos. No presente caso, apresentamos a Cultura do Turismo pela Realidade Museológica Local, através do uso de aplicações móveis recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O posicionamento e a oferta dos produtos turísticos são desenvolvidos no campo digital e esta investigação tem como objetivo relatar a interação das TIC com o Turismo Cultural com o intuito de propor um aplicativo prototípico móvel para recriação histórica. Pretendemos romper com o conceito de visita tradicional, efetuada pelo guia e complementar a mesma com o uso das TIC, no caso, na vertente da interatividade virtureal móvel, no Museu dos Biscainhos (Braga). A oferta patrimonial, histórica e cultural nos centros urbanos permite ao consumidor adquirir um conhecimento eclético, especificamente em relação à cultura museológica que marca um período temporal e uma identidade única. O uso das TIC é cada vez mais uma aposta para futuro, ao colocar o consumidor-visitante-turista a experienciar memórias passadas, como se nelas estivesse incorporado. A gestão e o marketing digital têm hoje um papel relevante na promoção e divulgação dos produtos turísticos: promoção de espaços culturais e históricos, de eventos e de episódios de recriação histórica, singulares e únicos.Cultural Tourism is seen today as a growing market and heritage, historical and cultural sector has gained position position alongside other tourism markets. In the present case, we present the Culture of Tourim through Local Museological Reality, by the use of mobile applications using Information and Communication Technologies (ICT). The positioning and offer of tourism products are developed in the digital field and this research aims to report the interaction of ICT with Cultural Tourism with the aim of proposing a mobile prototypical application for historical recreation. We intend to break with the concept of traditional visit, made by the guide and complement it with the use of ICT, in this case, with mobile virtureal interactivity, in the Biscainhos Museum (Braga). The patrimonial, historical and cultural offer in the urban centers alllows the consumer to acquire an ecletic knowledge, specifically in relation to the museological culture that marks a temporal period and a unique identity. The use of ICT is increasingly a bet for the future by placing the consumer-visitor-tourist to experience past memories as if they were embedded in them. Management and digital marketing have today a relevant role in the promotion and dissemination of tourism products: promotion of cultural and historical spaces, events and unique historical and recreation episodes.Cardoso, Carla Isabela de Moura PintoSá, Vítor Júlio da Silva eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Mónica da Silva e2019-04-03T14:31:57Z2017-12-1520172017-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27250TID:201785560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:48Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:49.406281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica |
title |
Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica |
spellingShingle |
Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica Silva, Mónica da Silva e Turismo cultural TIC Marketing cultural Gestão interativa Apps móveis Cultural tourism ICT Cultural marketing Interactive management Mobile apps Domínio/Área Científica::Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica |
title_full |
Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica |
title_fullStr |
Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica |
title_full_unstemmed |
Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica |
title_sort |
Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica |
author |
Silva, Mónica da Silva e |
author_facet |
Silva, Mónica da Silva e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Carla Isabela de Moura Pinto Sá, Vítor Júlio da Silva e Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mónica da Silva e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo cultural TIC Marketing cultural Gestão interativa Apps móveis Cultural tourism ICT Cultural marketing Interactive management Mobile apps Domínio/Área Científica::Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Turismo cultural TIC Marketing cultural Gestão interativa Apps móveis Cultural tourism ICT Cultural marketing Interactive management Mobile apps Domínio/Área Científica::Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O Turismo Cultural é visto, hoje, como um mercado crescente e o setor patrimonial, histórico e cultural ganhou posição a par de outros mercados turísticos. No presente caso, apresentamos a Cultura do Turismo pela Realidade Museológica Local, através do uso de aplicações móveis recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O posicionamento e a oferta dos produtos turísticos são desenvolvidos no campo digital e esta investigação tem como objetivo relatar a interação das TIC com o Turismo Cultural com o intuito de propor um aplicativo prototípico móvel para recriação histórica. Pretendemos romper com o conceito de visita tradicional, efetuada pelo guia e complementar a mesma com o uso das TIC, no caso, na vertente da interatividade virtureal móvel, no Museu dos Biscainhos (Braga). A oferta patrimonial, histórica e cultural nos centros urbanos permite ao consumidor adquirir um conhecimento eclético, especificamente em relação à cultura museológica que marca um período temporal e uma identidade única. O uso das TIC é cada vez mais uma aposta para futuro, ao colocar o consumidor-visitante-turista a experienciar memórias passadas, como se nelas estivesse incorporado. A gestão e o marketing digital têm hoje um papel relevante na promoção e divulgação dos produtos turísticos: promoção de espaços culturais e históricos, de eventos e de episódios de recriação histórica, singulares e únicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 2017 2017-12-15T00:00:00Z 2019-04-03T14:31:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27250 TID:201785560 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27250 |
identifier_str_mv |
TID:201785560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131920111501312 |