O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Anabela Carvalho
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Moreira, Francisco, Sousa, Rui M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18278
Resumo: Este artigo relata a experiência de acompanhamento tutorial na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares (Project Led Education, PLE), em 4 edições semestrais ao longo de 3 anos lectivos consecutivos, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O acompanhamento tutorial foi realizado essencialmente por docentes, das unidades curriculares de apoio directo ao projecto, a grupos de alunos do 1º ano de Engenharia e Gestão Industrial. A existência da figura de tutor, na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares adoptada neste curso, fundamentou-se na necessidade de: (1) estabelecer uma maior proximidade com os respectivos grupos de projecto; (2) monitorizar o andamento dos projectos; (3) identificar problemas organizacionais do grupo; (4) veicular informação relevante ao grupo; e, (5) apoiar a equipa de coordenação PLE na avaliação individual dos membros do grupo. Este artigo inclui uma revisão bibliográfica sobre o papel do tutor na Aprendizagem Baseada em Projectos, apresentado-se uma súmula das diversas visões encontradas. Expõem-se igualmente resultados da avaliação desta experiência de três anos de acompanhamento tutorial e ainda uma análise crítica à luz das várias visões encontradas na revisão bibliográfica.
id RCAP_99569980dbd4d344e6f038f8a397bac5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do MinhoEste artigo relata a experiência de acompanhamento tutorial na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares (Project Led Education, PLE), em 4 edições semestrais ao longo de 3 anos lectivos consecutivos, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O acompanhamento tutorial foi realizado essencialmente por docentes, das unidades curriculares de apoio directo ao projecto, a grupos de alunos do 1º ano de Engenharia e Gestão Industrial. A existência da figura de tutor, na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares adoptada neste curso, fundamentou-se na necessidade de: (1) estabelecer uma maior proximidade com os respectivos grupos de projecto; (2) monitorizar o andamento dos projectos; (3) identificar problemas organizacionais do grupo; (4) veicular informação relevante ao grupo; e, (5) apoiar a equipa de coordenação PLE na avaliação individual dos membros do grupo. Este artigo inclui uma revisão bibliográfica sobre o papel do tutor na Aprendizagem Baseada em Projectos, apresentado-se uma súmula das diversas visões encontradas. Expõem-se igualmente resultados da avaliação desta experiência de três anos de acompanhamento tutorial e ainda uma análise crítica à luz das várias visões encontradas na revisão bibliográfica.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoAlves, Anabela CarvalhoMoreira, FranciscoSousa, Rui M.20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18278por1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:02.200356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
title O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
spellingShingle O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Alves, Anabela Carvalho
title_short O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
title_full O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
title_fullStr O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
title_full_unstemmed O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
title_sort O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho
author Alves, Anabela Carvalho
author_facet Alves, Anabela Carvalho
Moreira, Francisco
Sousa, Rui M.
author_role author
author2 Moreira, Francisco
Sousa, Rui M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Anabela Carvalho
Moreira, Francisco
Sousa, Rui M.
description Este artigo relata a experiência de acompanhamento tutorial na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares (Project Led Education, PLE), em 4 edições semestrais ao longo de 3 anos lectivos consecutivos, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O acompanhamento tutorial foi realizado essencialmente por docentes, das unidades curriculares de apoio directo ao projecto, a grupos de alunos do 1º ano de Engenharia e Gestão Industrial. A existência da figura de tutor, na Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares adoptada neste curso, fundamentou-se na necessidade de: (1) estabelecer uma maior proximidade com os respectivos grupos de projecto; (2) monitorizar o andamento dos projectos; (3) identificar problemas organizacionais do grupo; (4) veicular informação relevante ao grupo; e, (5) apoiar a equipa de coordenação PLE na avaliação individual dos membros do grupo. Este artigo inclui uma revisão bibliográfica sobre o papel do tutor na Aprendizagem Baseada em Projectos, apresentado-se uma súmula das diversas visões encontradas. Expõem-se igualmente resultados da avaliação desta experiência de três anos de acompanhamento tutorial e ainda uma análise crítica à luz das várias visões encontradas na revisão bibliográfica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/18278
url http://hdl.handle.net/1822/18278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-1663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132661645574144