Estudiar historia desde la literatura : la batalla de Inglaterra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4765 |
Resumo: | A chamada «Batalha de Inglaterra» é um dos episódios-chave da II Guerra Mundial por ser a primeira vez que Hitler sofre um golpe importante nas suas ambições. A resistência de Churchill e, com ele, de toda a Inglaterra, supõe a primeira pedra num edifício de nações que se vão opor ao III Reich. Resulta, portanto, um tema de importância suficiente para levá-lo à sala de aula e estruturar estratégias de ensino que ajuda à sua compreensão. Nesse ponto a literatura demonstra ser um campo de ajuda exemplar à História. Devemos utilizá-la e temos a oportunidade de aproveitar textos literários de grande qualidade que analisam esses assuntos para ilustrar as explicações históricas. Isso é o que pretende este artigo, reflectir sobre a relação entre a História e a Literatura, explicar a Batalha de Inglaterra e ilustrá-la com textos literários que ajudem a entender as situações e acontecimentos que aqui se analisam. |
id |
RCAP_9957738299a9cfc82520143fbf0757dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4765 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudiar historia desde la literatura : la batalla de InglaterraA chamada «Batalha de Inglaterra» é um dos episódios-chave da II Guerra Mundial por ser a primeira vez que Hitler sofre um golpe importante nas suas ambições. A resistência de Churchill e, com ele, de toda a Inglaterra, supõe a primeira pedra num edifício de nações que se vão opor ao III Reich. Resulta, portanto, um tema de importância suficiente para levá-lo à sala de aula e estruturar estratégias de ensino que ajuda à sua compreensão. Nesse ponto a literatura demonstra ser um campo de ajuda exemplar à História. Devemos utilizá-la e temos a oportunidade de aproveitar textos literários de grande qualidade que analisam esses assuntos para ilustrar as explicações históricas. Isso é o que pretende este artigo, reflectir sobre a relação entre a História e a Literatura, explicar a Batalha de Inglaterra e ilustrá-la com textos literários que ajudem a entender as situações e acontecimentos que aqui se analisam.FLUP-CITCEM2018-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4765oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4765CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 6 (2015): CEM2182-1097reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4765https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4765/4451Direitos de Autor (c) 2018 CEM Cultura, Espaço & Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez Garrido, Juan Esteban2022-09-05T12:38:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:39.736259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudiar historia desde la literatura : la batalla de Inglaterra |
title |
Estudiar historia desde la literatura : la batalla de Inglaterra |
spellingShingle |
Estudiar historia desde la literatura : la batalla de Inglaterra Rodríguez Garrido, Juan Esteban |
title_short |
Estudiar historia desde la literatura : la batalla de Inglaterra |
title_full |
Estudiar historia desde la literatura : la batalla de Inglaterra |
title_fullStr |
Estudiar historia desde la literatura : la batalla de Inglaterra |
title_full_unstemmed |
Estudiar historia desde la literatura : la batalla de Inglaterra |
title_sort |
Estudiar historia desde la literatura : la batalla de Inglaterra |
author |
Rodríguez Garrido, Juan Esteban |
author_facet |
Rodríguez Garrido, Juan Esteban |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodríguez Garrido, Juan Esteban |
description |
A chamada «Batalha de Inglaterra» é um dos episódios-chave da II Guerra Mundial por ser a primeira vez que Hitler sofre um golpe importante nas suas ambições. A resistência de Churchill e, com ele, de toda a Inglaterra, supõe a primeira pedra num edifício de nações que se vão opor ao III Reich. Resulta, portanto, um tema de importância suficiente para levá-lo à sala de aula e estruturar estratégias de ensino que ajuda à sua compreensão. Nesse ponto a literatura demonstra ser um campo de ajuda exemplar à História. Devemos utilizá-la e temos a oportunidade de aproveitar textos literários de grande qualidade que analisam esses assuntos para ilustrar as explicações históricas. Isso é o que pretende este artigo, reflectir sobre a relação entre a História e a Literatura, explicar a Batalha de Inglaterra e ilustrá-la com textos literários que ajudem a entender as situações e acontecimentos que aqui se analisam. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4765 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4765 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4765 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4765 https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4765/4451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 CEM Cultura, Espaço & Memória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 CEM Cultura, Espaço & Memória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP-CITCEM |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP-CITCEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 6 (2015): CEM 2182-1097 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129877060780032 |