A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Luísa Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/42270
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_995fad613769385d439aacd6337cf78b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selvesRevisão sistemática de literatura sobre os temas e medidas utilizados no estudo dos possible selves académicosPossible selvesAcademicLate childhoodAdolescenceSystematic reviewAcadémicoInfância tardiaAdolescênciaRevisão sistemáticaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaPossible selves refer to images that individuals create about themselves in the future. They derive from representations of the self in the past and include representations of the self in future. At same time, they represent individually and specific hopes, fears and fantasies. Possible selves can be developed within any context of an individual´s life or domains. This systematic review aims to provide a compilation of the evidence on the themes and measures used to study possible selves in academic domain. Three databases were used (WebScience, PsycArticles, and Scopus) and only studies referring to, and evaluating, possible selves in academic domain were selected. The reporting and research of the results conforms to the Cochrane’s recommendation and PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) guidelines. Results showed that the main themes studied in relation to academic possible selves were: identity, self-regulation, academic, and gender. Additionally, the majority of the studies included in the present review used a Likert-like scale to evaluate the presence or absence of academic possible selves.Os possible selves referem-se a imagens que os indivíduos têm deles próprios no futuro. Eles derivam das representações do “eu” no passado e incluem representações do “eu” no futuro. Ao mesmo tempo representam os desejos, medos e fantasias que o indivíduo tem. Os possible selves podem ser desenvolvidos em qualquer contexto de vida ou domínio. A presente revisão sistemática tem como principal objetivo mostrar quais os temas e medidas utilizados para estudar os possible selves no domínio académico, ou seja, os possible selves académicos. A pesquisa dos artigos foi realizada em três bases de dados (WebScience, PsycArticles e Scopus). Foram apenas selecionados os estudos que referissem e avaliassem os possible selves académicos. A pesquisa e escrita dos resultados seguiu as recomendações da Cochrane e do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Os resultados mostram que os principais temas estudados juntamente com os possible selves académicos são: identidade, autorregulação, académico e o sexo. A maioria dos estudos incluídos na revisão sistemática utilizaram como método para avaliar os possible selves académicos um formato de respostas do tipo escala de Likert.Rosário, PedroCorreia, Paula Cristina Soares de Magalhães da SilvaUniversidade do MinhoOliveira, Ana Luísa Marques20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42270eng201211068info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:07.295207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves
Revisão sistemática de literatura sobre os temas e medidas utilizados no estudo dos possible selves académicos
title A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves
spellingShingle A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves
Oliveira, Ana Luísa Marques
Possible selves
Academic
Late childhood
Adolescence
Systematic review
Académico
Infância tardia
Adolescência
Revisão sistemática
Ciências Sociais::Psicologia
title_short A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves
title_full A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves
title_fullStr A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves
title_full_unstemmed A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves
title_sort A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves
author Oliveira, Ana Luísa Marques
author_facet Oliveira, Ana Luísa Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Correia, Paula Cristina Soares de Magalhães da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Luísa Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Possible selves
Academic
Late childhood
Adolescence
Systematic review
Académico
Infância tardia
Adolescência
Revisão sistemática
Ciências Sociais::Psicologia
topic Possible selves
Academic
Late childhood
Adolescence
Systematic review
Académico
Infância tardia
Adolescência
Revisão sistemática
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/42270
url http://hdl.handle.net/1822/42270
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 201211068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132516345446400