A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/42270 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_995fad613769385d439aacd6337cf78b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42270 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selvesRevisão sistemática de literatura sobre os temas e medidas utilizados no estudo dos possible selves académicosPossible selvesAcademicLate childhoodAdolescenceSystematic reviewAcadémicoInfância tardiaAdolescênciaRevisão sistemáticaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaPossible selves refer to images that individuals create about themselves in the future. They derive from representations of the self in the past and include representations of the self in future. At same time, they represent individually and specific hopes, fears and fantasies. Possible selves can be developed within any context of an individual´s life or domains. This systematic review aims to provide a compilation of the evidence on the themes and measures used to study possible selves in academic domain. Three databases were used (WebScience, PsycArticles, and Scopus) and only studies referring to, and evaluating, possible selves in academic domain were selected. The reporting and research of the results conforms to the Cochrane’s recommendation and PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) guidelines. Results showed that the main themes studied in relation to academic possible selves were: identity, self-regulation, academic, and gender. Additionally, the majority of the studies included in the present review used a Likert-like scale to evaluate the presence or absence of academic possible selves.Os possible selves referem-se a imagens que os indivíduos têm deles próprios no futuro. Eles derivam das representações do “eu” no passado e incluem representações do “eu” no futuro. Ao mesmo tempo representam os desejos, medos e fantasias que o indivíduo tem. Os possible selves podem ser desenvolvidos em qualquer contexto de vida ou domínio. A presente revisão sistemática tem como principal objetivo mostrar quais os temas e medidas utilizados para estudar os possible selves no domínio académico, ou seja, os possible selves académicos. A pesquisa dos artigos foi realizada em três bases de dados (WebScience, PsycArticles e Scopus). Foram apenas selecionados os estudos que referissem e avaliassem os possible selves académicos. A pesquisa e escrita dos resultados seguiu as recomendações da Cochrane e do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Os resultados mostram que os principais temas estudados juntamente com os possible selves académicos são: identidade, autorregulação, académico e o sexo. A maioria dos estudos incluídos na revisão sistemática utilizaram como método para avaliar os possible selves académicos um formato de respostas do tipo escala de Likert.Rosário, PedroCorreia, Paula Cristina Soares de Magalhães da SilvaUniversidade do MinhoOliveira, Ana Luísa Marques20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42270eng201211068info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:07.295207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves Revisão sistemática de literatura sobre os temas e medidas utilizados no estudo dos possible selves académicos |
title |
A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves |
spellingShingle |
A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves Oliveira, Ana Luísa Marques Possible selves Academic Late childhood Adolescence Systematic review Académico Infância tardia Adolescência Revisão sistemática Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves |
title_full |
A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves |
title_fullStr |
A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves |
title_full_unstemmed |
A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves |
title_sort |
A systematic literature review on the themes and measures used to study academic possible selves |
author |
Oliveira, Ana Luísa Marques |
author_facet |
Oliveira, Ana Luísa Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Correia, Paula Cristina Soares de Magalhães da Silva Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Luísa Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Possible selves Academic Late childhood Adolescence Systematic review Académico Infância tardia Adolescência Revisão sistemática Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Possible selves Academic Late childhood Adolescence Systematic review Académico Infância tardia Adolescência Revisão sistemática Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/42270 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/42270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201211068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132516345446400 |