Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Marcelo Luiz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12999
Resumo: No presente artigo procuramos detectar os matizes da ação e do pen samento libertário, observando os princípios anarquistas, dentre os quais o internacionalismo. Para tanto, são levantados os caminhos históricos percorridos pelo movimento operário brasileiro, detectando, assim, como alguns dos seus marcos, o Primeiro Congresso Brasilei ro, de 1906, os intentos da implantação de escolas operárias, livres ou racionalistas, em geral, desde o fim do século XIX e, em particular, no início do século XX. Trazemos, também, o contexto histórico da época do surgimento da Escola Moderna nº 1, criada pelos anarquistas como modelo e que teve à frente João Penteado, professor anarquista oriundo do interior paulista. A pedagogia libertária, que deitou suas raízes no socialismo e no anarquismo europeus, teve impactos políticos, culturais e o seu desenvolvimento histórico contou com a militância de brasileiros e a presença de imigrantes radicados no país. Palavras-chave: escola libertária; Escola Moderna de São Paulo; história da educação; João Pen teado.
id RCAP_9961124c71f6d3714b4d3ccf555dc764
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vestígios históricos da educação anarquista no BrasilEDUCAÇÃOMOVIMENTO OPERÁRIOBRASILHISTÓRIA DA EDUCAÇÃOEDUCATIONWORKING CLASS MOVEMENTHISTORY OF EDUCATIONBRAZILNo presente artigo procuramos detectar os matizes da ação e do pen samento libertário, observando os princípios anarquistas, dentre os quais o internacionalismo. Para tanto, são levantados os caminhos históricos percorridos pelo movimento operário brasileiro, detectando, assim, como alguns dos seus marcos, o Primeiro Congresso Brasilei ro, de 1906, os intentos da implantação de escolas operárias, livres ou racionalistas, em geral, desde o fim do século XIX e, em particular, no início do século XX. Trazemos, também, o contexto histórico da época do surgimento da Escola Moderna nº 1, criada pelos anarquistas como modelo e que teve à frente João Penteado, professor anarquista oriundo do interior paulista. A pedagogia libertária, que deitou suas raízes no socialismo e no anarquismo europeus, teve impactos políticos, culturais e o seu desenvolvimento histórico contou com a militância de brasileiros e a presença de imigrantes radicados no país. Palavras-chave: escola libertária; Escola Moderna de São Paulo; história da educação; João Pen teado.In this article, we try to detect the nuances of action and libertarian thought, observing the anarchist principles, among which internationalism. To this end, the historical paths taken by the Brazilian labor movement are surveyed, thus detecting, as well as some of its landmarks, the First Brazilian Congress, of 1906, the intentions to implement workers’ schools, free or rational, in general, since the end the 19th century and, in particular, the beginning of the 20th century. We also bring the historical context of the emergence of the Modern School nº 1, created by anarchists as a model and headed by João Penteado, an anarchist professor from the interior of São Paulo. The libertarian pedagogy, which had its roots in european socialism and anarchism, had political and cultural impacts and its historical development counted on the militancy of Brazilians and the presence of immigrants living in the country.Dans cet article, nous essayons de détecter les nuances de l’action et de la pensée libertaire, en respectant les principes anarchistes, parmi lesquels l’internationalisme. À cette fin, les chemins historiques empruntés par le mouvement ouvrier brésilien sont recensés, détectant ainsi, ainsi que certains de ses jalons, le Premier Congrès brésilien, de 1906, les intentions de mettre en œuvre des écoles ouvrières, libres ou rationnelles, en général, depuis la fin du XIX e siècle et, en particulier, le début du XX e siècle. Nous apportons également le contexte historique de l’émergence de l’école moderne n° 1, créée par des anarchistes comme modèle et dirigée par João Penteado, un professeur anarchiste de l’intérieur de São Paulo. La pédagogie libertaire, qui a ses racines dans le socialisme et l’anarchisme européens, a eu des impacts politiques et culturels et son développement historique a compté sur le militantisme des brésiliens et la présence d’immigrants vivant dans le pays.En este artículo intentamos detectar los matices de la acción y el pensamiento libertario, observando los principios anarquistas, entre los que destaca el internacionalismo. Para ello, se relevan los caminos históricos recorridos por el movimiento obrero brasileño, detectando así, además de algunos de sus hitos, el Primer Congreso Brasileño, de 1906, las intenciones de implementar escuelas obreras, libres o racionales, en general, desde finales del siglo XIX y, en particular, principios del siglo XX. También traemos el contexto histórico del surgimiento de la Escuela Moderna nº 1, creada por anarquistas como modelo y dirigida por João Penteado, profesor anarquista del interior de São Paulo. La pedagogía libertaria, que tenía sus raíces en el socialismo y el anarquismo europeos, tuvo impactos políticos y culturales y su desarrollo histórico contó con la militancia de los brasileños y la presencia de inmigrantes residentes en el país.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-12T09:16:14Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12999por1645-7250Bauer, CarlosCosta, Marcelo Luiz dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:27.820402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil
title Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil
spellingShingle Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil
Bauer, Carlos
EDUCAÇÃO
MOVIMENTO OPERÁRIO
BRASIL
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
WORKING CLASS MOVEMENT
HISTORY OF EDUCATION
BRAZIL
title_short Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil
title_full Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil
title_fullStr Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil
title_full_unstemmed Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil
title_sort Vestígios históricos da educação anarquista no Brasil
author Bauer, Carlos
author_facet Bauer, Carlos
Costa, Marcelo Luiz da
author_role author
author2 Costa, Marcelo Luiz da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Carlos
Costa, Marcelo Luiz da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MOVIMENTO OPERÁRIO
BRASIL
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
WORKING CLASS MOVEMENT
HISTORY OF EDUCATION
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
MOVIMENTO OPERÁRIO
BRASIL
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
WORKING CLASS MOVEMENT
HISTORY OF EDUCATION
BRAZIL
description No presente artigo procuramos detectar os matizes da ação e do pen samento libertário, observando os princípios anarquistas, dentre os quais o internacionalismo. Para tanto, são levantados os caminhos históricos percorridos pelo movimento operário brasileiro, detectando, assim, como alguns dos seus marcos, o Primeiro Congresso Brasilei ro, de 1906, os intentos da implantação de escolas operárias, livres ou racionalistas, em geral, desde o fim do século XIX e, em particular, no início do século XX. Trazemos, também, o contexto histórico da época do surgimento da Escola Moderna nº 1, criada pelos anarquistas como modelo e que teve à frente João Penteado, professor anarquista oriundo do interior paulista. A pedagogia libertária, que deitou suas raízes no socialismo e no anarquismo europeus, teve impactos políticos, culturais e o seu desenvolvimento histórico contou com a militância de brasileiros e a presença de imigrantes radicados no país. Palavras-chave: escola libertária; Escola Moderna de São Paulo; história da educação; João Pen teado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-07-12T09:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12999
url http://hdl.handle.net/10437/12999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131251656884224