Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar Correia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fábio Moita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27377
Resumo: O estágio é um período bastante importante na formação de um docente, pois é o primeiro contacto que este tem com a realidade no ensino, é onde pode pela primeira vez colocar em prática os seus conhecimentos adquiridos previamente, sem que exista o receio de errar. Este é o período ideal para explorar novas coisas e cometer erros, refletindo sobre os mesmos juntamente com os orientadores e colegas do Núcleo de Estágio. Este relatório tem como principal objetivo analisar e refletir sobre todo o processo de formação desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, no ano letivo 2020/2021. Tal como este ano foi marcado pela pandemia da COVID-19, também este relatório o foi, pois foi um acontecimento que afetou a forma como encarámos o estágio. Foi um ano de constante mudança, com sucessivas necessidades de alterar a forma como abordamos o ensino e deste se adaptar às constantes mudanças de realidade. Ao longo deste relatório faço um resumo detalhado de todo o ano de estágio, onde abordo os desafios colocados pela pandemia, quais foram as minhas vivências, dificuldades pessoais e como procurei superá-las, ficando assim mais preparado para desempenhar o papel de professor.
id RCAP_99629fc8f8491b1ff27d7ccd1deadf18
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar CorreiaEducação FísicaProfessorPlaneamentoAdaptaçãoReflexãoCovid-19PandemiaPandemicPhysical EducationTeacherPlanningAdaptationReflectionPandemicDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio é um período bastante importante na formação de um docente, pois é o primeiro contacto que este tem com a realidade no ensino, é onde pode pela primeira vez colocar em prática os seus conhecimentos adquiridos previamente, sem que exista o receio de errar. Este é o período ideal para explorar novas coisas e cometer erros, refletindo sobre os mesmos juntamente com os orientadores e colegas do Núcleo de Estágio. Este relatório tem como principal objetivo analisar e refletir sobre todo o processo de formação desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, no ano letivo 2020/2021. Tal como este ano foi marcado pela pandemia da COVID-19, também este relatório o foi, pois foi um acontecimento que afetou a forma como encarámos o estágio. Foi um ano de constante mudança, com sucessivas necessidades de alterar a forma como abordamos o ensino e deste se adaptar às constantes mudanças de realidade. Ao longo deste relatório faço um resumo detalhado de todo o ano de estágio, onde abordo os desafios colocados pela pandemia, quais foram as minhas vivências, dificuldades pessoais e como procurei superá-las, ficando assim mais preparado para desempenhar o papel de professor.The internship is a very important period in the training of a teacher, as it is the first contact he has with realities of teaching, and where he can put his previously acquired knowledge into practice for the first time, without the fear of making mistakes. This is the ideal time to explore new things, and make mistakes while reflecting on them together with the supervisors and colleagues from the Internship Group. The main objective of this report is to analyze and reflect on the entire training process developed within the scope of the pedagogical internship conducted at Escola Básica 2.3 Gaspar Correia, in the academic year 2020/2021. Just as that year was marked by the COVID-19 pandemic, so is this report, as it was an event that heavily affected the way we approached the internship. It became a year of constant change, with successive needs to shift the way we approached teaching and to adapt to the constant changes in our reality. Throughout this report I make a detailed summary of the entire internship year, where I address the challenges posed by the pandemic, what my experiences were, personal difficulties and how I tried to overcome them, thus becoming more prepared to play the role of a teacher.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaAlves, Fábio Moita2023-03-02T16:16:59Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27377TID:203223446pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:51.393322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar Correia
title Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar Correia
spellingShingle Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar Correia
Alves, Fábio Moita
Educação Física
Professor
Planeamento
Adaptação
Reflexão
Covid-19
Pandemia
Pandemic
Physical Education
Teacher
Planning
Adaptation
Reflection
Pandemic
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar Correia
title_full Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar Correia
title_fullStr Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar Correia
title_full_unstemmed Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar Correia
title_sort Relatório de Estágio realizado na EB 2, 3 Gaspar Correia
author Alves, Fábio Moita
author_facet Alves, Fábio Moita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, António José Mendes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Fábio Moita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Professor
Planeamento
Adaptação
Reflexão
Covid-19
Pandemia
Pandemic
Physical Education
Teacher
Planning
Adaptation
Reflection
Pandemic
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Professor
Planeamento
Adaptação
Reflexão
Covid-19
Pandemia
Pandemic
Physical Education
Teacher
Planning
Adaptation
Reflection
Pandemic
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio é um período bastante importante na formação de um docente, pois é o primeiro contacto que este tem com a realidade no ensino, é onde pode pela primeira vez colocar em prática os seus conhecimentos adquiridos previamente, sem que exista o receio de errar. Este é o período ideal para explorar novas coisas e cometer erros, refletindo sobre os mesmos juntamente com os orientadores e colegas do Núcleo de Estágio. Este relatório tem como principal objetivo analisar e refletir sobre todo o processo de formação desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, no ano letivo 2020/2021. Tal como este ano foi marcado pela pandemia da COVID-19, também este relatório o foi, pois foi um acontecimento que afetou a forma como encarámos o estágio. Foi um ano de constante mudança, com sucessivas necessidades de alterar a forma como abordamos o ensino e deste se adaptar às constantes mudanças de realidade. Ao longo deste relatório faço um resumo detalhado de todo o ano de estágio, onde abordo os desafios colocados pela pandemia, quais foram as minhas vivências, dificuldades pessoais e como procurei superá-las, ficando assim mais preparado para desempenhar o papel de professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-02T16:16:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27377
TID:203223446
url http://hdl.handle.net/10400.5/27377
identifier_str_mv TID:203223446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131205927436288