Aspetos da produção oral das vogais orais do português por hispanofalantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraústo, Maria Isabel Louro Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85414
Resumo: Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de Letras
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spelling Aspetos da produção oral das vogais orais do português por hispanofalantesAspects of oral production of oral vowels by Spanish speakersDesenvolvimento da fonologia de L2Produção oralAnálise fonéticaSistema vocálicoCorpus Oral de PL2Development of L2 phonologyOral productionPhonetic AnalisysVocal systemOral Corpus of PL2Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de LetrasA presente investigação tem como objetivo analisar o desenvolvimento do sistema fonológico vocálico por parte de aprendentes hispano-falantes de português língua não-materna (PL2). Para o efeito, foram analisadas produções orais de aprendentes tardios do português, inseridos em contexto intrucional, que frequentavam o Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros, o Curso de Férias de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros e o curso de Língua Portuguesa Erasmus, lecionados na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, combinando a sua aprendizagem formal com experiências de imersão/inserção. Estas produções orais foram extraídas do Corpus Oral de PL2, um projeto em desenvolvimento no âmbito do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC). Após uma fase de transcrição e análise dos vocábulos de interesse do nosso corpus oral, selecionaram-se aqueles que continham desvios fonéticos e fonológicos ao nível vocálico e procedeu-se à respetiva análise detalhada.A primeira parte da dissertação é constituída por um breve enquadramento teórico, onde é realizada uma análise do vocalismo do português europeu e do espanhol padrão. Em adição, ao longo do trabalho serão apresentadas algumas considerações relevantes sobre a aquisição e desenvolvimento de uma PL2. Após a formulação de algumas hipóteses e do seu esclarecimento, segue-se a segunda parte, onde são analisados os desvios, de acordo com alguns procedimentos estipulados previamente. Numa fase final, discutem-se os resultados obtidos, com o intuito de apresentar algumas considerações relevantes para o desenvolvimento de possíveis estratégias que permitirão colmatar a origem desses desvios.The present research studies target and non-target vowels produced by late learners of European Portuguese (PL2) who are native speakers of Spanish. For this purpose, samples of oral speech were analyzed. Subjects attended the Annual Course of Portuguese Language and Culture for Foreigners, the Portuguese Language and Culture for Foreigners Course and the Erasmus Portuguese Language course, at the University of Coimbra, combining formal instruction with an immersion experience. The samples were extracted from the Oral Corpus of PL2, a project under development at the Center for the Study of General and Applied Linguistics (CELGA-ILTEC). Having selected the data obtained through a picture naming test and a reading test, words of interest were phonetically transcribed, and then divided into two groups: those that were convergent with the target language and those contained non target vowels. The first part of the dissertation consists of a brief theoretical framework, based in an analysis of the vocalism of Standard European Portuguese and of Spanish Standard. In addition, during our work, some relevant considerations about the acquisition and development of L2 language are presented. In the second part the study’s hypotheses, are presented and non-target vowels are analyzed, according to their stressed unstressed status. In the final part of this study, results are discussed, with the prospect of the development of strategies that may contribute to help learners overcome the difficulties identified.2017-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85414http://hdl.handle.net/10316/85414TID:202043347porFraústo, Maria Isabel Louro Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-12-03T12:12:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:44.083805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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