A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, António Manuel Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29156
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_9968cb818ecab84fbe74d5a617409c43
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundárioDocumentárioReportagemHistóriaGeografiaIdeias préviasAlunosDocumentaryTelevision reportHistoryGeographyPrior ideasStudents93:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário. O estudo foi realizado em duas turmas distintas do 9.º ano de escolaridade, numa escola do núcleo urbano da cidade de Braga. Este estudo teve como principal objetivo saber se o documentário e a reportagem televisivos são artefactos válidos na construção do conhecimento histórico e geográfico. Nele foi discutida a aprendizagem de temáticas específicas, respetivamente, a agricultura biológica na aula de Geografia, e a 2ª Guerra Mundial na aula de História. Foi também abordada a relevância e a validade do uso de artefactos mediáticos no quotidiano escolar, alertando-se para a necessidade de os selecionar e explorar de uma forma crítica e ativa, tendo presente as suas intenções políticas e educacionais. Discutiu-se, assim, o seu uso como fonte e recurso didático como alternativa e ou complemento aos discursos do manual escolar e do professor. Os dados foram recolhidos através de fichas de trabalho cujo objetivo foi fazer a confrontação das ideias prévias, recolhidas oralmente em diálogo com os alunos, com o conhecimento histórico e geográfico aprendido através dos recursos mediáticos referidos. A análise das respostas foi feita através do uso de perfis que tinham por objetivo diferenciar as respostas dos alunos mediante a sua complexidade, tendo sido expressa em tabelas que ilustram a frequência com que as mesmas ocorriam em cada uma das perguntas das respetivas fichas. O objetivo desta análise de dados era compreender qual o impacto que a reportagem ou o documentário, conforme a disciplina, teria na construção do conhecimento dos alunos e qual a sua evolução.This report falls under the Professional Stage of the Master in Teaching History and Geography in third Cycle of Basic and Secondary Education. The study was conducted in two distinct groups of ninth grade school in the urban core of the city of Braga. This study aimed to know if the documentary and reportage television are valid artefacts in the construction of historical and geographical knowledge. In it was discussed learning specific subjects, respectively, organic farming in Geography class, and the Second World War in history class. It was also discussed the relevance and validity of the use of media artefacts in everyday school, alerting to the need for exploring and selecting a in critical and active way, referring to its political and educational intentions. It was argued, therefore, its use as a source and a teaching resource or as an alternative and complement to the speeches of the textbook and the teacher. Data were collected through worksheets aimed to make the comparison of previous ideas, taken orally in dialogue with the students, with historical and geographical knowledge learned through the media outlets reported. The analysis of the responses was done through the use of profiles that were intended to differentiate the responses of the students by its complexity, has been expressed in tables that illustrate the frequency with which they occurred in each of the questions of the respective chips. The purpose of this data analysis was to understand what impact the report or documentary, as the discipline, would have in the construction of knowledge of the students and what their evolution.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoCarvalho, António Manuel Gomes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29156por201406608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:52.188622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundário
title A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundário
spellingShingle A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundário
Carvalho, António Manuel Gomes
Documentário
Reportagem
História
Geografia
Ideias prévias
Alunos
Documentary
Television report
History
Geography
Prior ideas
Students
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
title_short A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundário
title_full A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundário
title_fullStr A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundário
title_full_unstemmed A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundário
title_sort A importância do documentário na aula de História e da reportagem na aula de Geografia no ensino básico e secundário
author Carvalho, António Manuel Gomes
author_facet Carvalho, António Manuel Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, António Manuel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário
Reportagem
História
Geografia
Ideias prévias
Alunos
Documentary
Television report
History
Geography
Prior ideas
Students
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
topic Documentário
Reportagem
História
Geografia
Ideias prévias
Alunos
Documentary
Television report
History
Geography
Prior ideas
Students
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29156
url http://hdl.handle.net/1822/29156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201406608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132367851356160