Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Paulo César
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prado, Juliano
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10416
Resumo: A instigação de realizar instalações interativas com aparatos digitais que promovam as movimentações corporais livres de qualquer aparato material ou tecnológico tem sido desafios recorrentes para nós desde 2005. Porém, na ausência de dispositivos que respondessem aos anseios, bem como diante da necessidade de ações simultâneas e de expertises estruturais, parcerias tecnológicas em equipes multidisciplinares tem dado a tônica de nossas realizações. No processo realização da escultura sensorial interativa “Pontos-G – Chakras Invertidos” não foi diferente. Entretanto, de modo diverso ao de todas as obras realizadas por nós até então, lançamo-nos em um desafio de produzir uma estrutura autônoma, do ponto de vista operacional, ainda que a manter a “completude final” da obra a partir dos movimentos do público interator. Este manuscrito nos traz o conjunto de pensamentos e ações que desencadearam a realização desta obra a partir de sua história, seus conceitos-chave, suas logísticas e ações de produção e, por fim, as poéticas sistêmicas nela propostas e contidas.
id RCAP_996c204478b8e3fb637fb81820dcdec5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológicaArte tecnológicaHíper-sensorialInstalação artísticaMulti-sensoresPontos-gShakras invertidosA instigação de realizar instalações interativas com aparatos digitais que promovam as movimentações corporais livres de qualquer aparato material ou tecnológico tem sido desafios recorrentes para nós desde 2005. Porém, na ausência de dispositivos que respondessem aos anseios, bem como diante da necessidade de ações simultâneas e de expertises estruturais, parcerias tecnológicas em equipes multidisciplinares tem dado a tônica de nossas realizações. No processo realização da escultura sensorial interativa “Pontos-G – Chakras Invertidos” não foi diferente. Entretanto, de modo diverso ao de todas as obras realizadas por nós até então, lançamo-nos em um desafio de produzir uma estrutura autônoma, do ponto de vista operacional, ainda que a manter a “completude final” da obra a partir dos movimentos do público interator. Este manuscrito nos traz o conjunto de pensamentos e ações que desencadearam a realização desta obra a partir de sua história, seus conceitos-chave, suas logísticas e ações de produção e, por fim, as poéticas sistêmicas nela propostas e contidas.Artech-International; Universidade Aberta; CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Direção Geral das Artes (projeto INVITRO-Gerador)Artech-International in collaboration with Aberta UniversityMarcos, AdéritoRepositório AbertoTeles, Paulo CésarPrado, Juliano2021-01-18T14:07:20Z2018-112018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10416porTeles, P.C., Prado, J. (2018). "Pontos G: Shakras Invertidos. Uma saga híper-sensorial em arte tecnológica", Monografia, Fernandes-Marcos, Adérito (Editor). Editions Artech-International in collaboration with Aberta University, Lisbon, Portugal, 2018. pp. 52. ISBN: ISBN: 978-989-99370-9-3.978-989-99370-9-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:35:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:00.239057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológica
title Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológica
spellingShingle Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológica
Teles, Paulo César
Arte tecnológica
Híper-sensorial
Instalação artística
Multi-sensores
Pontos-g
Shakras invertidos
title_short Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológica
title_full Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológica
title_fullStr Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológica
title_full_unstemmed Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológica
title_sort Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológica
author Teles, Paulo César
author_facet Teles, Paulo César
Prado, Juliano
author_role author
author2 Prado, Juliano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos, Adérito
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Paulo César
Prado, Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Arte tecnológica
Híper-sensorial
Instalação artística
Multi-sensores
Pontos-g
Shakras invertidos
topic Arte tecnológica
Híper-sensorial
Instalação artística
Multi-sensores
Pontos-g
Shakras invertidos
description A instigação de realizar instalações interativas com aparatos digitais que promovam as movimentações corporais livres de qualquer aparato material ou tecnológico tem sido desafios recorrentes para nós desde 2005. Porém, na ausência de dispositivos que respondessem aos anseios, bem como diante da necessidade de ações simultâneas e de expertises estruturais, parcerias tecnológicas em equipes multidisciplinares tem dado a tônica de nossas realizações. No processo realização da escultura sensorial interativa “Pontos-G – Chakras Invertidos” não foi diferente. Entretanto, de modo diverso ao de todas as obras realizadas por nós até então, lançamo-nos em um desafio de produzir uma estrutura autônoma, do ponto de vista operacional, ainda que a manter a “completude final” da obra a partir dos movimentos do público interator. Este manuscrito nos traz o conjunto de pensamentos e ações que desencadearam a realização desta obra a partir de sua história, seus conceitos-chave, suas logísticas e ações de produção e, por fim, as poéticas sistêmicas nela propostas e contidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11
2018-11-01T00:00:00Z
2021-01-18T14:07:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10416
url http://hdl.handle.net/10400.2/10416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teles, P.C., Prado, J. (2018). "Pontos G: Shakras Invertidos. Uma saga híper-sensorial em arte tecnológica", Monografia, Fernandes-Marcos, Adérito (Editor). Editions Artech-International in collaboration with Aberta University, Lisbon, Portugal, 2018. pp. 52. ISBN: ISBN: 978-989-99370-9-3.
978-989-99370-9-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Artech-International in collaboration with Aberta University
publisher.none.fl_str_mv Artech-International in collaboration with Aberta University
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135086938947584